12.07.2010

Método de Piano para Crianças Pequenas

A idéia do método "Piano Rainbow Technique" é ajudar crianças pequenas a lerem partitura, associando cada nota a uma cor.

 As notas são  todas coloridas: o mi é azul, o sol, vermelho, e assim por diante. À medida que a criança vai avançando, as notas coloridas são gradativamente substituídas por notas pretas. A autora do método afirma que crianças de 3 anos são capazes de aprender piano, com essas técnicas, desde que as lições sejam associadas a historinhas.
 Aqui, os adesivos originais do método
 Clique aqui para baixar as tarjetas coloridas (color code) para colar no teclado, e algumas partituras.
Assista aqui a uma demonstração do método.

10 comentários:

  1. Olá!
    Seu blog me ajudou, incentivou e inspirou a fazer um blog também. Sei de outras pessoas a quem você está ajudando bastante com esse trabalho. Parabéns pela dedicação e amor visíveis em cada cantinho deste lugar. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, você também é adventista? Sério? kkkkkk então temos muitas figurinhas pra trocar mesmo. Eu achei seu blog por intermédio da comunidade "Como ensinar seu bebe a ler" do orkut. Lá estão sempre indicando posts do seu blog, e depois que eu vim me apaixonei por suas idéias, o modo como conduz a educação das meninas. Virei fã, hehehehe
    Estou enlouquecida aqui tentando arranjar tempo pra colocar as idéias no papel (ou no teclado), mas devagarzinho chego lá :-)

    ResponderExcluir
  3. Amei este método das cores para o piano. Irei tentar utilizar com minha filha de 3 anos. Depois, comentarei a experiência.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!

    Vim aqui por acaso e gostei muito do que li, pois senti-me compreendida.

    Já utilizo o método de associar cores às notas há 39 anos e ensinei muitas crianças pequenas e a minha filha foi uma delas.

    Onde se ensina por esse método das cores: http://academiademusica.blogs.sapo.pt/

    Alguns links importantes sobre o poder da música no desenvolvimento do ser humano, nomeadamente nas crianças: http://o_poder_da_musica.blogs.sapo.pt/502.html

    Mas o principal para tudo dar certo é o amor com que ensinamos as crianças.

    Desejo-lhes tudo de bom.

    Isabel Esteves

    ResponderExcluir
  5. Olá de novo!

    Esqueci-me de referir que utilizo as cores no piano há 39 anos mas não tem a ver com o método referenciado aqui (cheguei a esta conclusão depois de ver o vídeo disponibilizado).

    Pelo que estive a ver do método apresentado, as crianças aprendem por associação/imitação mas pouco se desenvolve nas áreas concretas da leitura musical com um aprendizado gradual e lógico de forma a fazer-se uma caminhada na área concreta da leitura musical.

    Pode ser que seja um bom método mas desconheço concretamente.

    Em relação ao que utilizo há 39 anos sei que dá certo e que já preparou alunos (desde 2 anos e meio/3 anos) para posteriormente entrarem no Conservatório, ou simplesmente tornarem-se bons pianistas por gozo ou para seguirem carreira profissional.

    Decerto, tal como estes métodos apresentados aqui são interessantes, existirão outros métodos interessantes e construtivos.

    A partilha dos métodos e conhecimentos é enriquecedora para todos nós.

    Bem hajam.

    Isabel Esteves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel. É possível dar a conhecer o método que desenvolve com crianças tão pequenas? Obrigada.

      Excluir
    2. Olá Isabel. É possível dar a conhecer o método que desenvolve com crianças tão pequenas? Obrigada.

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei muito do post, pois achei o que procurava!
    Parabéns! :D

    http://mclubmusic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal! Muito interessante. Me chamo Romulo e já havia chegado a essa conclusão sobre a associação com as cores. No entanto, alguém poderia me indicar um programa onde posso produzir as partituras coloridas. Digo, criar algumas e imprimi-las com as cores para trabalhar com as crianças? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails