8.10.2010

Método Doman no Power Point:Funciona?


Sim, funciona. Mas dependerá muito das preferências da criança, e do quão interessante você torna as apresentações. É algo muito subjetivo. Conheço mães que usaram apresentação em Power point para mostrar cartões com pontos, equações e tiveram sucesso. Uma delas inclusive chegou a níveis avançados com sua filha, de modo que quando aparecia um slide inédito mostrando


5+ x= 6

a menina, que tinha apenas 3 anos imediatamente respondia que x valia 1.

Honestamente, eu acho que devemos usar variados recursos e materiais para ensinar um determinado assunto. Só Power Point, ou só cartóes com bolinhas vermelhas cansam. Já falei aqui que o método Doman de matemática tal qual foi concebido, funciona melhor com bebês. Com crianças de 1 ano e meio, por exemplo, é melhor diversificar as ilustrações . Ex: nas quantidades de 1 a 10, mostram-se bonequinhos, de 11 a 15, borboletinhas, de 16 a 20, carrinhos ou homens-aranha... Também podemos mostrar as figuras (quantidades) como no método Kumon. ( Se você não tem idéia de como é, basta visitar uma unidade Kumon, e pedir para ver o livrinho que eles usam para crianças da pré-escola). Já com crianças a partir dos 3 anos, acho que o Método Montessori é bem mais divertido.

Exemplo de uma apresentação em Power point para treinar
multiplicação (Matemática Concreta)

Até porque, nele, a criança tem uma atitude ativa no processo de aprendizado. Pode manipular, construir, desconstruir... é um aprendiz actante. Já no método Doman de Matemática o aprendiz tem uma postura quase que totalmente passiva (por isso mesmo mais adequado a bebês bem novinhos). Lembremos que o próprio Glenn Doman é grande admirador da metodologia Montessori, o que sempre fica evidente em seus livros.
Com minhas filhas, usei Power Point para aplicar Método Doman, Montessori e Matemática Concreta em geral, principalmente multiplicação (ver fig. acima). Foi um sucesso. E também inventei historinhas para contextualizar os conceitos matemáticos, como por exemplo, "A herança do Rei"(multiplicação com centenas) e "O tesouro dos Piratas" (multiplicando por mil).
Clique aqui para baixar uma apresentação em Power Point com as quantidades de 1 a 100 (método Doman).

10 comentários:

  1. Júlia,

    E o método de leitura funcionaria?

    ResponderExcluir
  2. Bem, no caso da minha filha não funcionou. Eu notava que ela não aprendia as palavras, quando mostradas no monitor. Já quando mostrava nos cartões, os resultados eram visíveis.

    ResponderExcluir
  3. olá! Julia!
    seu blog é maravilhoso!!parabens!eu sempre venho aqui tirar duvidas de como ensinar minha filhota de ano e meses!comprei olivro como ensinar o bebe a ler,fiz os cartões e ela odiou !quando chamava pra ler ela dizia não!então fiz no power point e gravei som pra cada palavra e ela está gostando!mas em um dia não d´pra ver nem grupos de palavras ,por que no livro fala pra esperar meia hora ,ela dorme etc.. então estava pensando que neste intervalo de meia hora se eu posso ensinar matematica(numeros) ou não pode mostrar nada neste intervalo das letras?tenho que mostra o } grupo vezes seguidas ou posso intercalar com outros grupos? sem seguir uma ordem?se puder me respondere serei eternamente grata,pois ainda estou muito perdida apesar de terlido o livro todo!bjoss

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostaria de lhe dizer o seguinte: ensine da maneira como você quiser. Não se prenda ao método. Mais vale seguir a sua intuição. Se sua filha estiver gostando, isso que importa. Ah, experimente mostrar figuras junto com as palavras. Pode também colar figuras na parede, e dar as palavrinhas para sua filha legendar as figuras.

    Quero te indicar algumas fontes maravilhosas:

    1) Comunidade "Como Ensinar seu Bebê a Ler", no Orkut.

    2)Blog "Estimulando Meus Filhos" (mais de 30 postagens sobre método Doman):

    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/

    3) Blog Bebê Gênio

    http://www.bebegenio.com.br/

    ResponderExcluir
  5. ola, tenho uma bebe de 7 meses e fiquei muito entusiasmada com o metodo doman, porem quando eu cliquei la acima (para baixar uma apresentação em Power Point com as quantidades de 1 a 100 (método Doman)) fiquei em duvida, la diz q ha crianças q desenvolveram dislexia e problemas cerebrais,e q esse metodo nao é cientificamente reconhecido, que a criança na verdade nao vai conseguir ler qualquer coisa e somente aquelas palavras q foram mostradas anteriormente e que elas nao desenvolvem a capacidade de rciocinio, ficam robotizadas e limitadas intelectualmente...enfim, fiquei assustada e queria saber se você sabe alguma coisa a respeito? desde ja agradeço, kelly

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kelly

    Superimportante a sua dúvida.
    Eu já li os textos do site mencionado. Bem, eles são em grande parte, motivados pelo rancor de uma mãe, cujo filho não atendeu às suas expectativas.
    Perceba que os "estudos" citados pela autora, não são trabalhos científicos, além de serem super antigos - o da dislexia é de vinte anos atrás, bastante vago e não-conclusivo.

    Nunca vi na literatura psicomotora NADA associando visualização de palavras á dislexia.

    Se quiseres, posso te enviar testemunhos de adultos alfabetizados pelo método Doman, e de pais que ensinaram os filhos a ler pelo método Doman. Interessa? Em caso afirmativo, envie um email para ensineseubebe@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi! Gostaria de saber como fica a questão do tamanho das bolinhas qdo for imprimir os slides pq o livro especifica o diâmetro das bolinhas, né?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. O tamanho impresso fica adequado, sim. De qualquer modo, a recomendação do livro é só uma diretriz, porque quando chegar à quantidade 100 haverá muitas bolinhas no mesmo cartão, e se as fizer maiores, daí não vai caber tudo. Mas não é algo rígido. Não há problema nenhum em fazer as bolinhas maiores ou um pouco menores.

      Abraços

      Excluir
  8. olá Ana Júlia, to super interessada no seu blog e ja praticando muitas coisas com meu filho. Infelizmente ainda nao conseguir a ler o livro e to meio perdida com essa parte de matematica como faço pra mostrar os cartoes ? vou substituindo como? tira que quantidade e coloca que quantidade ? quanto tempo fico mostrando a mesma coisa? muito obrigada por nos beneficiar com tanta informação preciosa!
    Grata, Pollianna!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana Júlia! Tudo bem?
    Então,... eu lí o livro do método Doman.
    puxa, estou com dúvida nas frequencias. Dá mesmo tempo de fazer (mostrar) à criança todas as 25 palavras por dia 3x ao dia? com intervalo de 30 minutos... e ainda com o bebê de bom humor? rs rs meu bebê tem 3 meses completos agora. iniciei com a etapa zero.... para dar tempo de montar as placas e palavras... mas fiquei na dúvida se dá tempo de tanta coisa. rs rs me ajuda?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails