5.28.2011

Bebês: de como uma coisa puxa a outra

Sabia que  uma excelente  visão,  ajuda o bebê a  falar mais cedo? É verdade.  Então você se pergunta: " Mas o que a visão tem a ver com a articulação das palavras?"
Lembre-se de que quando o assunto é desenvolvimento neurológico, uma coisa "puxa" a outra. Assim, é de suma importância prestar atenção ao desenvolvimento visual do bebê, porque, para ter vontade de se mover, ele precisa de motivação, e a principal fonte de motivação vem dos estímulos visuais.
Para a Dra. Tara Liddle, do Lenox Hill Hospital ," além de ajudar a desenvolver a coordenação motora, o estímulo visual favorece a comunicação entre [os pais e o filho]". (LIDDLE, 2007)

Tá, mas e daí?

Certo, vamos entender a  lógica  disso tudo, ou melhor, a  neurológica:
Segundo  Glenn Doman, um bebê  que enxerga bem pode ver todas as coisas interessantes que o cercam. Assim, a sua necessidade de se mover ( para se aproximar dos objetos, por exemplo), é incrivelmente estimulada. Como resultado, ele tenta com incansável perseverança deslocar-se. Ao movimentar-se (arrastar, rolar), seu peito e pulmões acabam por desenvolver-se , o que melhora muito a respiração. Finalmente, com uma ótima respiração, o bebê torna-se hábil a produzir os sons da fala (DOMAN, 2005).
Uma coisa  puxa outra, que puxa outra, que puxa outra...

7 comentários:

  1. Então, tá explicado, porque meu filho mais novo falou tão cedo! Ele sempre teve uma visão excelente! A pediatra ficava admirada.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! É um verdadeiro efeito dominó!

    ResponderExcluir
  3. Querida Ana Júlia,

    Muito importante esse post. Quando os pais estimulam os filhos, por mais que seja um simples gesto como mostrar figuras, os benefícios para a criança são imensuráveis.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Importantíssimo levarmos em conta essa "neurológica". Muitas dificuldades de aprendizagem poderiam ser assim evitadas

    ResponderExcluir
  5. Olá, A Julia

    E o mais inquietante de tudo é pensar que há bebês com uma excelente visão, mas estão sempre no cercadinho ou no andador, e mal podem obter todos os benefícios descritos no post: teríamos , então, o efeito dominó, só que ao contrário: um problema puxando o outro, uma dificuldade levando á outra.

    ResponderExcluir
  6. Menina, isso pra mim é simples assim: comecei Doman mais cedo com meu filho mais novo,meu filho mais novo falou mais cedo. Com 1a e 2m já fala o triplo de palavras que o mais velho na mesma idade, e olha que o mais velho já falava bastante :-)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails