4.24.2010

Braquiação


I. braquiando, aos 5 anos de idade

Quer que seu filho tenha facilidade nos esportes?

Até os 3 anos de idade uma criancinha pode desenvolver qualquer habilidade. Essa capacidade deve-se ao acelerado desenvolvimento cerebral . Isso significa uma oportunidade de ouro de formar conexões cerebrais, inclusive as conexões que permitirão mais tarde bom desempenho nos esportes.

Muitas pessoas têm uma verdadeira aversão a esportes. Normalmente, esse sentimento surge na infância, como resultado de um desempenho esportivo fraco , diante de situações competitivas.

Mas, se por um lado, a competitividade deve ser evitada, é imprescindível dar ampla oportunidade para que seu bebê ou criancinha desenvolva a excelência Física. Esses estímulos devem começar ainda em tenra idade, para que a criança tenha, mais tarde, facilidade nos esportes, isto é, para que desenvolva a inteligência esportiva ou corporal.

Segundo o cientista norte-americano Glenn Doman, de todas os estímulos que podemos oferecer a uma criança entre 0 e 6 anos, as atividades motoras são as que mais alavancam a inteligência. E sabe por quê? Porque são as que geram um maior número de sinapses no cérebro.
Mas para que essas conexões façam parte do circuito permanente do cérebro , os estímulos devem ser repetidos com uma frequência mínima. Isso tem uma relação direta com a inteligência, pois quanto mais conexões cerebrais, mais inteligente será o indivíduo.
Os benefícios da braquiação foram amplamente estudados e documentados por médicos e pesquisadores dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano, na Filadélfia. Destacamos os benefícios para a respiração e para a coordenação motora fina (principalmente habilidade para traçar letras e desenhar).
Existem no entanto, muitas outras atividades físicas importantíssimas, como correr, pular, andar, nadar. Escolha alguma dessas (ou todas!), mas não deixe seu filho ser um sedentário.

Para saber mais sobre braquiação e excelência Física na infância, sugerimos a leitura dos livros: "How to teach your Baby to Be Physically Superb" e "How Smart is Your Baby?", ambos de Glenn Doman.

ATENÇÃO : Jamais permita que seu filho se pendure de uma altura tão elevada quanto a mostrada nesse vídeo. Pode ser muito perigoso! A criança do vídeo tem muita experiência e muita força física. Mas ela começou de alturas bem baixas. 

 
A Júlia

Artigos Relacionados



6 comentários:

  1. Oi Ana,
    Parabens pelo blog e pelo comentario. As vezes achamos que nossas crianças podem fazer tudo, que se cairem é normal, pois é um brinquedo de criança, não é? Adorei! Beijos Renata de brasília

    ResponderExcluir
  2. Prefiro chamar de bracejamento (ao invés de braquiação). Sei que muita gente faz a tradução do inglês pelo som ("brachiation"), mas penso que devemos resgatar e valorizar nossas origens latinas e adaptar a palavra pelos radicais latinos (evitando, neste caso, o anglicismo, pois temos uma boa alternativa).
    Brachi-/Braqui- (do grego brachýs) significa curto, pequeno (como em braquicéfalo)
    Braç- (como em abraço, braçada) diz respeito aos membros superiores, os braços
    Já que a palavra inglesa "brachiation" é justamente o exercício de percorrer a escada horizontal usando os braços (aliás, um exercício maravilhoso!), nada melhor do que dizer bracejar.
    Sei que se o Instituto Véras usa o termo 'braquiação' e apesar de eu achar inadequado, não é a minha opinião que vai reverter a prática de um montão de gente, inclusive ao postarem vídeos no YouTube (tanto brasileiros quanto portugueses), mas fica o registro.
    E mais uma vez, parabéns pelo blogue!
    Marcelo, de Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Concordo por experiência própria, sempre pratiquei esportes e ando de patins desde os 4 anos!E olha que tenho foto para comprovar rsrsrsr.Trabalho com atividade física, pois sou professora de Educação Física e com certeza não há melhor forma de se desenvolver uma criança integralmente do que através de atividades física. Quando digo atividade física significa mexer mesmo o corpo, sair da inércia. Para uma criança qualquer lugar é um templo de brincadeiras, basta que deixemos elas se soltarem e pensarem com o corpo. Claro que um pouco de empurrão dos pais direcionando a brincadeira( não sempre) é muito bom, mas nada que uma boa àrea livre para correr não dê conta!
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    adorei o teu blog ! estou devorando !
    :)

    tenho uma duvida, como "treinar" a braquiaçao ou bracejamento como diz o colega acima, em bebês evitando a pronacao ?
    Tenho feito bastante atividades fisicas com a minha neném de 4 meses para desenvolver a inteligencia dela e ela adora ! é super animada !
    :)

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, colega

      Você poderia me enviar um email para ensineseubebe@gmail.com? Gostaria de te enviar algumas informações sobre este assunto. beijos

      Excluir
  5. Oi, colega

    Na braquiação, o antebraço não realiza movimento de pronação. Se quiseres, posso te enviar umas fotos detalhadas para você ver, quando eu regressar de viagem.

    Você poderia me enviar um email para ensineseubebe@gmail.com? Gostaria de te enviar algumas informações sobre braquiação. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails