1.10.2011

Crianças Explosivas


Imagine a seguinte situação:
A família acaba de sair de um parque de diversões. Já a caminho do estacionamento, o filho mais novo, de seis anos,  pede:
 _ Pai, quero algodão-doce. 
_ Sinto muito, Jorginho, já saímos do parque, não podemos mais entrar e comprar o algodão-doce.
_ Mas eu quero!!!! - responde o menino, já com a voz alterada.
_ Filho, teríamos de pagar um ingresso para entrar novamente. Não vai dar .

O menino faz um escândalo, se joga no chão, grita, e luta contra os pais, que tentam carregá-lo até o carro.
Depois, prossegue chorando, reclamando e insultando em todo o trajeto de volta para casa. Com medo de provocar um acidente, o pai para o carro.
_ Olha, filho, não vai ter jeito, não vamos encontrar nenhum vendedor de algodão-doce a essa hora. Que tal comprarmos uma pizza?
_  NÃÃÃÃO!!! Eu já disse que eu quero ALGODÃO DOCE !!!!

Segue-se então um violento acesso de raiva, que deixa os pais sem ação. Quanto mais tentam ponderar com o filho, mais ele grita, e dá murros no banco do motorista.

No livro "A Criança Explosiva", o Dr. Ross Greene propõe uma abordagem realmente nova para lidar com o problema. Mas afinal, quem são as crianças explosivas? São aquelas que reagem com extrema inflexibilidade e baixíssima tolerância à frustração: ou fazem as coisas do jeito delas ou então não fazem de jeito nenhum.
Essas crianças têm sido incompreendidas, e confundidas com crianças mimadas, mal-educadas, sem limites. Entretanto, pesquisas sobre o cérebro infantil têm demonstrado que algumas delas não possuem a capacidade de lidar com a frustração, devido à falta de determinadas conexões cerebrais, o que desencadeia acessos de raiva. O  autor propõe, então, que os pais atuem por algum tempo, como o lobo frontal da criança, até que esta aprenda a lidar com a frustração. Mas, para isso,  deverão traçar os planos de ação descritos na obra.

9 comentários:

  1. Estou quase comprando este livro.
    Porém, será muito mais útil pra minha irmã, que mora no Rio de Janeiro; já passei a dica pra ela.

    Mudando de assunto, o blog tinha a indicação "de 0 a 6 anos" e mudou pra "de 0 a 8 anos". É isso mesmo ou me enganei? Se mudou, por que a ampliação? Nos livros do método Doman fala em até 6 anos, mas imagino que o escopo do blog seja maior (método Suzuki, ginástica, artes).

    ResponderExcluir
  2. Querida, o CD chegou! Obrigadão!
    Por aqui venho driblando as birras usando o método de ignorá-las (negociar ao invés de argumentar, e só depois que ele já estiver calmo) e tentar desviar a atenção. Quase sempre dá certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Comprei o "Método Kazdin" e estou lendo. O que me atraiu neste livro foi o índice, que menciona as técnicas de: reforço positivo, extinção e modelagem. Estou pagando pra ver se o conteúdo corresponde ao sumário (do Método Kazdin). Mais tarde exploro o livro indicado no post (A Criança Explosiva).

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se o livro é bom mesmo, alguém poderia me dizer? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu acho bom, por isso recomendei. Mas cada pessoa tem uma percepção diferente. É algo muito subjetivo. Não sei dizer se outras pessoas irão considera-lo bom também...

      Excluir
  5. Onde encontro o livro Crianças explosivas e método Kazdin?? Já procurei em toda internet! Alguém tem pra vender?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails