Essa é uma preocupação que acomete muitos pais de crianças bilingues, ou então, de crianças multilingues. Entretanto, segundo Kendall King e Alison Mackey, autores do livro The Bilingual Edge, estudos comparativos entre crianças bilingues e crianças não-bilingues não apontaram diferenças significativas entre os dois grupos.
É bom lembrar, porém, que alguns pais relatam que seus filhos criados em situação de bilinguísmo, demoraram um pouco mais a falar.
Aqui em casa, desde o nascimento minhas filhas foram expostas a 3 idiomas, simultaneamente - inglês, francês e português (além de chinês, russo e italiano, com menor intensidade). Não é que eu quisesse que elas fossem multilingues, não. É que o meu hobby é estudar línguas estrangeiras, e foi inevitável a exposição de toda a família a essas línguas. Apesar disso, não demoraram nada a falar.
Tenho aprendido muito por aqui.. Beijos
ResponderExcluirProponho um “Desafio da blogueira”
Este desafio consiste em criar uma forma de discutirmos temas sobre a educação.
Vamos comentar uma citação, e criar um espaço para o debate sobre o nosso papel quanto educador - educando.
E só entrar que você encontrará vários posts, estou esperando a sua resposta
Http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/search/label/desafio%20da%20blogueira
晚上好!
ResponderExcluirBuona sera!
Nossa, é muita cultura! Estudou chinês? Hobby?
ResponderExcluirChinês e italiano, desde 2004.
ResponderExcluirMas não estou sozinho e, em verdade, fiquei pra trás, pois não investi no francês e tampouco no russo.
Alguem pode me dizer sites bons sobre isso. Eu sou Brasileira, o pai é Francês e moramos nos EUA. Estou super preocupada com a dificuldade que ele poderá ter em lidar com tanta lingua. Grata
ResponderExcluirOlá, querida
ResponderExcluirConheço ótimos livros sobre criar crianças bilíngues. Hoje mesmo vou escrever um post sobre o assunto.
Eu não conheço nenhum site a respeito, mas sei que existem ótimos sites americanos, e sei também
que nos EUA, o bilinguísmo é muito valorizado. Seu filho é uma criança privilegiada!
Bem, fique ligada, que o post sobre bilinguísmo sai ainda hoje (horário do Brasil).
Um abraço.
Vanègue,
ResponderExcluirLembrei agora de uma comunidade no Orkut, com membros muito atenciosos e ativos chamada "Como Ensinar Seu Bebê a Ler". Mesmo que você não tenha nenhuma intenção de ensinar seu bebê a ler, há muitas pessoas lá, na mesma situação que você, casadas com estrangeiros, morando no exterior. Entre lá, e exponha sua preocupação. Com certeza, há alguém que conhece ótimos sites, e que pode falar de sua própria experiência.
Entra lá, que vale a pena.
Também há um grupo no Yahoo com mães que falam inglês (e provavelmente são, a maioria delas, residentes nos EUA) chamado "Teach Your Baby To Read" (sigla TYBTR). O título pode parecer imperativo, mas o debate é muito enriquecedor e não há imposição de nada nem ninguém sobre os outros (apenas de se escrever em inglês / uma vez uma mãe começou um debate em espanhol e outras responderam, eu também entrei no debate, mas antes do 3º dia a moderadora interveio para que se voltasse a usar apenas o inglês). Esta semana este Yahoo!Group chegou a 2 mil membros!
ResponderExcluir