5.30.2010

Musicalização para Bebês - Parte 1

Exercícios de Ritmo (9 a 24 meses)

Quase todas as mães são loucas para participar de aulinhas de musicalização para bebês. Chegando lá todos formam uma roda, e mamães e bebês participam juntos, cantando, batendo palmas, explorando instrumentos musicais, dançando, etc.

Mas se não há nenhum curso do tipo perto da sua casa, ou se os poucos que existem estão super lotados, e a fila de espera é enorme (quando chegar a sua vez seu filho já terá 4 anos!), não desanime. Qualquer pai e mãe podem fazer em casa mesmo os exercícios de Musicalização!

Veja exemplo de um exercício muito comum em aulas de musicalização de bebês:

RITMOS LENTOS E RÁPIDOS

Versão 1 ( 9 a 18 meses
)
  • Dê algumas colheres de pau ou baquetas para seu bebê.
  • Pegue colheres de pau para você também.
  1. Cante uma música e acompanhe o ritmo com as colheres.
  2. Incentive o bebê a usar suas colheres também.
  3. Cante a música num ritmo mais lento e bata as colheres mais devagar.
  4. Depois, cante a música num ritmo mais rápido e bata as colheres mais depressa.
Seu bebê vai gostar de ver você bater as collheres mais devagar e mais depressa, e vai começar a entender o que é rápido e devagar.


Versão 2 - (18 a 24 meses)

Tudo igual à versão 1, com os seguintes acréscimos:
  1. Depois que seu filho aprender a controlar a colher de pau (desta vez use apenas uma), dê intruções e veja se ele consegue seguí-las:
  • "Bata depressa"
  • "Bata devagar"
O QUE DIZ A PESQUISA CEREBRAL: As experiências com Música na primeira infância facilitam e melhoram a percepção espaço-temporal e o aprendizado de conceitos matemáticos.

4 comentários:

  1. Adorei, a matéria sobre musicalização, vc nunca pensou em montar um espaço pra ensinar crianças na introdução a música??? Sinto falta disso ak, e os lugares q conheço ak são caros demais!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Ramona. Eu também sinto falta de estabelecimentos que ensinem música para crianças bem pequenas. Aqui em uberlândia, nos conservatórios, as crianças só começam a aprender um instrumento musical lá pelos 7, 8 anos, o que já é muito tarde... Então, como eu não posso abrir uma escolinha de música,a solução é publicar aqui no Blog algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em casa mesmo, pelos pais.

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    isso é um serviço de utilidade pública, mulher... Que blog maravilhoso!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails