4.17.2011

Sobre bebês, mão direita e mão esquerda


 Sabia que é muito importante deixar o bebê segurar a colherzinha na hora das refeições?  E  também permitir  que ele escolha a mãozinha que vai usar? Mesmo que ainda não tenha condições de comer sem  ajuda, o bebê deve ter oportunidade de manusear a colherinha, enquanto a mamãe, com outra colher, alimenta-o. E se ele só usá-la para remexer a comidinha, e brincar, ainda assim,  seu cérebro se beneficiará muito.
Tá, mas o que isso tem a ver com  o desenvolvimento cerebral?  
 Ao permitir  que o bebê segure a colher, e aprenda a comer sozinho, o estará ajudando  a definir sua lateralidade, que é fundamental para a correta organização neurológica .
Quando a criança demonstra preferência por uma das mãozinhas, já é indício de que o cérebro está se organizando. A dominância de uma mão sobre a outra  é influenciada por fatores genéticos, químicos e ambientais ( SPRINGER, 2008).  Mas quem escolhe a mão preferida é o cérebro! Não é a mãe, nem a professora. 

Então, não tente induzir a criança a usar uma determinada mão, a direita, por exemplo. Na hora da papinha, é interessante que a colherinha seja deixada no meio (como nas fotos), nem à esquerda, e nem à direita:

 maneira correta

maneira correta.

E se meu filho não demonstrar preferência por uma das mãos, devo me preocupar?

Embora a maioria das crianças já tenha uma mão preferida até os dois anos, para H. Fitzgerald, da Michigan State University,    a  dominância  de  uma  das mãos sobre a outra  torna-se  mais clara até os 4 anos de idade. Se a criança não apresentar uma mão dominante até essa idade, portanto, é aconselhável que se procurem especialistas ( neurologista, fisioterapeuta pediátrico e  psicomotricista titulado), para que possa ser feita uma  reeducação psicomotora dessa criança.
Dar oportunidade, sempre!
 Lembre-se: é melhor tolerar um pouco de lambança, e promover uma boa dominância lateral, do que ter tudo sempre limpinho, e comprometer o desenvolvimento neurológico do bebê.

Referências Bibliográficas:
SPRINGER, S. e DEUTSCH, G. Left brain, Right Brain : perspectives from cognitive Neuroscience. New York. Worth Publishers, 2008.

VERAS, José Carlos Lobo. Lesão cerebral: o poder dos pais no tratamento dos filhos. Rio de Janeiro, Outras Letras, 2006.

FITZGERALD,  Hiran  E.  et  al.  Psicologia  do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Campus, 1983. 


18 comentários:

  1. Que post valioso! Da maior importância!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essas dicas são de grande valia para pais, mães e cuidadores.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acho que eu estou fazendo tudo errado... não permito que meu bebê tente comer sozinho, eu sou a única a desempenhar um papel ativo na hora da papinha. e eu também não deixo nem ele pegar a comida com a mão e levar à boca... e não gosto de lambança... mas vou repensar seriamente minhas atitudes. Ainda bem que li esse post a tempo...

    Obrigada, A Júlia!

    ResponderExcluir
  4. Minha filha com uns 6 meses ou até antes n me lembro exatamente... ela já tinha a preferência pela mão direita bem definida. Tanto q com menos de 1 ano, já sabia pinçar uma caneta ou lápis (acho q é esse o nome).
    Meu tio era canhoto e foi forçado pela mãe e pela professora a mudar p direita. Hj ele escreve com a direita, mas eu acho q isso n fez muito bem p ele.

    ResponderExcluir
  5. Certamente, sua filha teve oportunidades. Minha filha demonstrou preferência clara pela mão direita aos 8 meses. Quanto ao seu tio, é realmente péssimo forçar a barra, para que um canhoto escreva com a direita.

    ResponderExcluir
  6. Que legal! A minha pequena parece ter uma tendencia pela mãozinha esquerda. Estou deixando-a livre para escolher.
    Quanto à receita de tinta...a que eu uso é aqueça que vai ao fogo, só com agua e farinha e depois coloca o corante. Eu fiz todas, mas essa é minha preferida.
    Obrigada por colocar a receita de novo. Ainda não fiz, mas logo que fizer te conto.

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida!
    Quanto tempo, né? As coisas estão bemagitadas por aqui... mudandças e mudanças, nossa! ALém disso, como inverno chegaram também as viroses, alergias e otites, uma atrás da outra, tá uma loucura! Vou ver se esta semana recomeço a postar,estou com saudade, e de vir aqui também!
    Sobre o post, meu primeiro filho desde bempequeno já mostrava preferencia pela direita. Mas meu mais novo eu achava que seria canhoto até uns 10 meses... quando ele começou a usar a direita. Está demorando mais a se definir, mas eu deixo ele bemlivre para escolher. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nao vejo problemas em meu filho de 7 anos em realação a cordenação motora .. ele escreve com a esquerda bem caprichado e joga futebol com a direita com muita habilidade e também com a esquerda com um pouco menos de habilidade. Não forçamos nada tudo foi muito natural.

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus, não é mesmo? Em alguns indivíduos, a lateralidade indefinida não chega a ser um problema. POr isso escrevi que a indefinição "pode" acarretar problemas. "Pode" indica que há possibilidade, que é possível. Ou seja não necessariamente. Mas acredite-me, seu filho é uma exceção. Eu conheço uma garota de 10 anos que tem lateralidade indefinida e não tem problemas, mas já vi centenas de crianças mal lateralizadas, com dificuldades escolares.

    ResponderExcluir
  10. ola boa tarde,

    O meu menino de 5 anos tem lateraliadde cruzada, detectamos isso pelo facto de encontrar algumas dificuldades na identificação das letras e pouco mais, não alermamos a situação, fazemos simplesmente muitas actividades, jogar á bola, futebol, saltar, treinamos as letras, pinturas com várias cores, descobrir figuras atravez dos pontinhos etc... já começamos a sentir bons resultados nos d que trocava sempre por b e nas letras maiuculas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sônia. Continue a fazer as atividades. Se quiseres mais algumas idéias de atividades, envia-me um email : ensineseubebe@gmail.com

      Abraços

      Excluir
  11. Uma criança ambidestra tem problemas de lateralidade? É isso? Quais sãos os problemas decorrentes disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna

      Ótima pergunta. Até uma certa idade é normal uma criança ser ambidestra. O ideal, porém é que aos 4 anos, já tenha uma mão preferida. Algumas crianças ambidestras usam uma mão para tarefas que requerem destreza e habilidade fina (escrever, desenhar), e preferem a outra para atividades de força ou velocidade (arremessar, por ex.). Mas há casos em que o indivíduo usa indistintamente as duas mãos para qualquer atividade. Infelizmente, esta condição não é favorável ao desenvolvimento psicomotor geral.

      No entanto, existem exercícios que podem ajudar na lateralização da criança.

      Se tiver interesse, me escreva.

      Abraços.

      Excluir
  12. Ana, eu de novo! Socorro! Que eu faço? Onde devo procurar ajuda? Minha filha, 3 anos, usa as duas mãos pra tudo! Se está colorindo um desenho por exemplo, ela usa a mão direita e de repente parece se cansar e começa a usar a mão esquerda. A mesma coisa para comer e enfim...não tem lado definido. Como eu disse em outro post, ela não faz muita atividade em que movimenta o corpo. Ela só começou a comer de colherzinha aos 9 meses, porque antes disso era só o peito por causa das alergias alimentares. Mas sempre deixei a colher na mão dela. Estou perguntando a ela qual é a sua mão preferida e ela disse esquerda. Porém ela sempre usa as duas! Me ajude por favor!

    Obrigada!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Eu sou ambidestra com tendência destra, e minha irmã é ambidestra com tendência canhota, mas não entendi porque a plena ambidestria é tão ruim... Isso não quer dizer que a pessoa exercita os 2 hemisférios do cérebro? Tenho uma filha de 3 meses e gostaria de saber conduzí-la corretamente na evolução motora.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails