8.12.2010

Matemática Concreta: Multiplicação no Power Point

Podemos introduzir a multiplicação de diversas maneiras. Mas é bom sempre partir de situações que façam algum sentido para a criança, e também situações que a levem a sentir a necessidade de multiplicar. No exemplo acima, usei uma apresentação em Power Point para contar uma historinha (Mary e o Castelo). Na página em questão, foi abordada a multiplicação por 3. Posteriormente, apresentei atividades interativas , em que a criança pudesse aplicar seus novos conhecimentos.
Acima, os gatos estão agrupados de 3 em 3. Isso faz com que a criança pense ou some de 3 em 3. Pedi à minha filha que colocasse (arrastando com o mouse) 9 gatos no sofá, pois eles são muito folgados e passam o dia deitados... A criança entende claramente, e dificilmente se esquece de que 3x3 são nove, pois está "vendo" a Matemática concreta (para obter nove gatos, tem que arrastar 3 gatos 3 vezes), que é totalmente diferente de se ensinar Matemática só por meio de símbolos:

3 x 3 = 9


Para a criança, faz mais sentido:


Lembre-se:  crianças pequenas sempre precisam de um referencial concreto para entender os símbolos que utilizam.
Além do Power Point ofereça também experiências palpáveis aos pequenos, em que possam tocar, agrupar, desagrupar. O computador é apenas um dos muitos recursos que podemos usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails