1.27.2011

Motivando crianças em Matemática

Imagine que chatice para uma criança de cinco anos receber uma folha com  somas, desse jeito:

20+1=

20+15=

10+5=


Obviamente, não podemos esperar que ela fique supermotivada, louquinha para resolvê-las . E com certeza,  não terá vontade de "brincar" de equações todos os dias. Pelo menos não desse jeito. O problema é que se seu filho não se exercitar com muita frequência, ele provavelmente, não terá facilidade em Matemática. Não há mágica: para ser fera , tem de treinar todos os dias. Para ser bom , tem de treinar pelo menos 3 vezes na semana. De fato, há estudos comprovando que a repetição e a memorização, são a base para o bom desempenho na matéria. O método Kumon, por exemplo, usa ad nauseam esse princípio. Sua eficácia é inquestionável.
Mas, o que você pode fazer para motivar seu filho?
Talvez um livro colorido:


No exemplo das fotos, a criança tinha  de resolver as somas. Se precisasse, poderia recorrer ao material dourado (que nesse caso era adesivo). Então, acima, a criança colou 2 dezenas, e depois, 1 dezena e 5 unidades ( o 15).  Assim, rapidamente, visualizou o resultado, que é 35. Na verdade, as crianças ensinadas pelo método Montessori, aos 4 anos já têm condições de somar, não apenas dezenas, como também centenas e milhares. Porque visualizam o material dourado mentalmente, e assim fica muito fácil chegar ao resultado. Mas mesmo fazendo a conta de cabeça, elas "gooooooostam" de manipular as peças. Se forem  adesivas, então...


Resumindo, nesse exemplo, usamos 3 estratégias para motivar a criança : cores vivas, personagem preferido (Barbie), e adesivos. Qual a criança que não adora colar adesivos, num livrinho?

2 comentários:

  1. Gostei muito, pois tenho pensado muito em como aplicar a matemática no dia a dia da Jú, mas as vezes a gente não tem muita idéia, ou simplesmente não consegue pensar que materiais usar. A Jú só sabe contar até 20 e identifica pelo até 6 em quantidade, mas ela ainda encontra dificuldades em reconhecer os números. Ela sabe o q é 1, quanto é 1, mas as vezes não consegue reconhecer o símbolo q repesenta o numeral um, que é 1. Não sei se deu p entender. Eu acho que se eu começar a aplicar esse tipo de representação matemática, não só ela vai reconhecer melhor os números, como vou conseguir avançar nas quantidades com ela.

    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog, essa pastagem me ajudou muito! Sou Fonoaudióloga e atuo dificuldades de aprendizagem e me ajudou com uma paciente com muuuuita dificuldade em matemática!
    Parabéns!!
    Meu blog de fono passa lá: fonomichellefernandes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails