6.22.2010

Cuidado com os Brinquedos Desafinados!


Aqui vai um alerta: ao comprar brinquedos musicais, evite os desafinados, e aqueles com som "embassado", repetitivo, irritante ou forte demais. Ofereça preferencialmente brinquedos de alta qualidade sonora. E por quê? Porque os seis primeiros anos de vida são o período critico para a formação de um ouvido musical. Ao oferecer brinquedos desafinados a seu bebê, você estará "contribuindo" para que ele internalize um padrão tonal desafinado. É mais ou menos como se ele registrasse a escala (do re mi fa sol la si, por exemplo) de forma desafinada. Uma vez que isso acontece, é muito difícil para o indivíduo, ao tornar-se adolescente ou adulto, perceber a própria desafinação (e a desafinação alheia também!). Ele cantará desafinado, mesmo que esteja sendo acompanhado por um piano rigorosamente afinado. Já percebeu, por exemplo naquele programa, o " Ídolos", como algumas pessoas entram fora do tom em relação ao "play-back"? E elas simplesmente não conseguem perceber. (É por isso que tantos desafinados se inscrevem no programa!). Os jurados, porém, têm um ouvido treinado, uma ótima percepção musical, e imediatamente detectam o mínimo deslize...

Como Reconhecer os Brinquedos de Boa Qualidade?

Há dois tipos de brinquedos musicais - os que funcionam a pilha e os manuais. Normalmente os de qualidade não funcionam a pilha. Entretanto, é possível encontrar brinquedos eletrônicos de boa qualidade. Já encontrei uma caixa que tocava trechos diferentes de obras de Mozart. E a qualidade da gravação era muito boa. Infelizmente, brinquedos desse tipo geralmente são importados e custam uma nota!
Então, minha sugestão é comprar instrumentos musicais semi-profissionais, ou artesanais, como pau de chuva, maracás. Uma marimba ou um xilofone afinadinho também são uma ótima opção.
Passe longe dos camelódromos e lojas de 1,99. Os brinquedos de boa qualidade não estão lá!

Os Brinquedos sonoros de má qualidade apresentam uma das características abaixo, ou todas elas:
  • têm um som irritante
  • a melodia é repetitiva
  • são desafinados
  • o volume é muito alto
  • a qualidade da gravação é ruim, embotada

Então, da próxima vez que for comprar um brinquedo musical , dê preferência àqueles de boa qualidade.

2 comentários:

  1. Pra nós, quando as meninas eram pequenas, considerávamos danosos todo tipo de brinquedo musical, tanto porque o som era MUITO alto, quanto porque a melodia é repetitiva, repetitiva, repetitiva.
    Por 2 vezes, quando os brinquedos foram presentes de pessoas próximas, eu desmontei o brinquedo (lembro bem de um carro de bombeiros, imaginem a zoeira!), recheei a saída do 'falante' com papelão+plástico+fita adesiva, montei novamente o brinquedo, a fim de abafar o som ao mínimo. Era assim, um brinquedo com um som suave e luzes coloridas piscando: ficava um mix bem equilibrado, que que só interessava as pequenas por um ou 2 dias.
    Contudo, nossa 1ª decisão era não comprar aparelhos a pilha com melodias repetitivas.
    Hoje em dia, recusar brinquedos a pilha é mais pertinente ainda, pela questão ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, achei genial a idéia de abafar o som do brinquedo.
    É verdade, quando se trata de brinquedos musicais, o melhor é preferir os manuais, como marimbas, pandeiros, e outros que não sejam movidos a pilha.
    Parabéns pela consciência ecológica!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails