10.15.2010

Acelerando o Método Doman de Leitura

Foto meramente ilustrativa:não 
representa os pares mínimos

 Estratégia 1: pares mínimos
Dependendo da frequencia e do número de sessões, ensinar uma criança a ler pelo método Doman pode levar anos. Quando digo "ler", quero dizer ser capaz de ler  palavras inéditas. Tenho percebido que a maioria dos pais que obtiveram sucesso com o método, complementaram com método fonético ou silábico. Isso é recomendável, principalmente se você estiver ensinando uma criança de 5 anos a ler.
Entretanto  também é possível agilizar o processo usando exclusivamente o Método Doman. Vamos à primeira estratégia:
  1. De vez em quando, mostrar pares mínimos de palavras. Pares mínimos são palavras que se diferenciam apenas por um único fonema (som). Ex. GATO e PATO são exatamente iguais exceto pelo som inicial,/g/ e /p/, respectivamente. A criança percebe  essa  diferença, e fica mais fácil depreender os fonemas, e reconhecê-los em outras palavras, associando-os aos símbolos (letras). Glenn Doman desaconselha essa técnica, principalmente para bebês. Entretanto, em seu livro "Como Ensinar seu Bebê a Ler", na pág. 75 (ed. 6),  reconhece o caso de sucesso de um bebê que aprendeu a ler usando o recurso dos pares mínimos. O método Brill Baby também adota essa estratégia.  É aconselhável chamar a atenção do seu filho para a semelhança entre algumas palavras, principalmente se ele já tem mais de 4 anos. Mas, por favor, não é para abusar desse recurso. Use o bom senso e a criatividade.
OBS: dizemos "pares", mas na realidade, podemos trabalhar com um grupo de 3 ou 4 palavras, como: pão, cão , mão.
    Em breve, estratégia 2: Monossílabos

              15 comentários:

              1. Olá Ana Julia! Faz uns 4 meses que conheci o método através do seu blog. Comprei o livro, porém estou numa dúvida. Comecei agora ensiná-la pares de palavras. Ex. cavalo cinza,cachorro pequeno etc. Estou usando alguns materiais já prontos, porém me veio uma dúvida. Vou ter que ensiná-la o feminino também,não? Vou ter q fazer duas tarjetas para o feminino e masculino. Ex. feio,feia, escuro(a), claro(a).Ah... não sei se outras crianças são assim. chega na 4ª ou 5ª feira, acho q ela cansa das palavras, antes que mostre e leio, ela fala "nãooo". É assim mesmo? As bolinhas vermelhas de matemática, tive q parar porque ela estava ficando entendiada. Notei que começou a falar mais, faço somente 2 grupos de palavras por semana. Está pouco??? O que vc acha? Ela está com 1 ano e 5 meses... e 3 meses fazendo as seções. Aguardo anciosa sua resposta. Um abraço!

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                1. Olá, não é para ser assim , não. Mas passei pela mesma experiência sua: minha filha de dois anos virava o rosto. Foi aí que percebi que minha abordagem tava super chata. A coisa tem que ser divertida. Inove, faça livrinhos com pares e palavras isoladas, ponha figuras no verso das palavras. Deixe que sua filha possa atuar,em vez de ficar apenas em atitude passiva, como sugere o livro.

                  Mas agora, eu sugiro que você dê um tempo de umas 3 semanas, para sua filha desenfastiar. E nesse intervalo, nada de palavrinhas. Depois retome o programa com uma abordagem inteiramente nova. Por exemplo, cole algumas ilustrações na parede, e entregue as palavras uma a uma para sua filha legendar as figuras (previamente vc já terá preparado os cartões de palavras com fita crepe no verso). Daí mostra a ela e diz: "Boneca", e dá para ela colar.

                  Olha, amiguinha, não deixe de visitar a comunidade COMO ENSINAR SEU BEBÊ A LER, no Orkut. Lá tem muitas idéias.

                  Ah, qual é a idade de sua filha?

                  Se quiser, me manda um email (ensineseubebe@gmail.com) , que quero te mandar o depoimento de uma mãe. Beijo.

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                2. OI Ana Julia! Primeiramente obrigada por responder. Ela está com 1 ano e 5 meses. Comprei o quadro para fazer as palavras magnéticas, estou preparando o material, ms já fiz algumas seções. Então, já faço no livro com figuras, no quadro magnético e no pawerpoint com figuras. Essas são as 3 maneiras que eu apresento as palavras à ela. Não é todo dia, mas tem dias ela não quer. O que vc acha das palavras femininas? Vou ter q fazer tb, né? Tanto masculino como feminino, porque não tem jeito de falar ex: mamãe magro, vovó baixo e etc... Um abraço e parabéns por seu cantinho tão rico em informações. Mandei tb o email p vc quero ler o depoimento da mãe que vc citou. ok????

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                3. Ola Sirmiguel, voce comprou o livro recentemente, parabéns, com certeza foi dificil porque eu tentei aki em Curitiba em varios lugares no entanto nao consegui. Se onde vc comprou ainda tive um exemplar, por favor, me diga onde comprou. Obrigado e sucesso com sua filha no método GD.

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                4. Oi Josue. Comprei o unico exemplar que tinha num sebo virtual (estantevirtual@com.br). Dei foi sorte te ter achado, tem outros exemplares lá, só que é antigos. Esse era o único. O que comprei foi 1996. Tava praticamente novo, sem rabiscos etc. Parece q esses de ediçaõ antiga não é muito bom. Tá pesquisada lá.. ok!? Abraço!

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                5. Josué, neste link dá para baixar os 3 capítulos mais importantes do livro:

                  http://www.4shared.com/rar/1_C-JQau/Como_ensinar_seu_beb_a_ler_-_G.html

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              2. Querida Ana Julia, desulpe te incomodar... deve estar muito corrido p vc. Mas quando puder responda, por favor, meu comentário acima. Estou meio confusa. Um abraço e obrigada por sua atenção!

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              3. Oi, amiguinha, vai ter de reescrever os adjetivos no feminino, sim. Mas só o faça quando for necessário. Por exemplo: vc já ensinou o adjetivo "fofo". Então quando precisar mostrar a expressão "macaca fofa",não precisa mostrar a palavra "fofa" separadamante. Já pode introduzir direto no par de palavra. Beijos.

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              4. Apesar da minha filha (2 anos e 5 meses amanhã) ter interesse por aprender ler e já ter aprendido algumas letras e repetir o alfabeto em ordem por causa dessa curiosidade eu não acredito que possa ajudar ela com aulinhas de alfabetização, prefiro dar informações e vivências com conhecimentos gerais para que quando ela for alfabetização ela possa ler e ter a melhor compreensão possível do que está lendo por ter uma carga de informações grande. Não sei até qnd vou segurar, mas vou tentando. Meu objetivo é que ela seja alfabetizada na escola com 6 anos.

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                1. Olá, Andrea

                  Existe um grupo no Face chamado "Como Ensinar Seu Bebê a Ler", caso tenha interesse, é só solicitar participação. Não trata só de leitura, mas de estimulação infantil em geral. Outro grupo bárbaro no Face é o "Montessori para Mamães". Vale muito a pena!

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              5. Olá Ana Júlia, tive uma notícia incrível que vou ser pai mais uma vez. Infelizmente por não saber do método GD antes meus dois primeiros não tiveram essa oportunidade. Que não vou perder agora. Então vi que algumas coisas estão sendo bem feitas pelo Helton no Face, vou assinar um programa que ele criou também. Mas quero saber se há outros livros que ainda não foram traduzidos para o Português e se valem a pena serem lidos. Quero obter o máximo de conhecimento que poder para poder aproveitar dessa vez que com certeza é a última para mim como pai.Obrigado pela sua atenção e dê notícias de como estão suas filhas. Eu li bastante sobre o método aqui no blog e sonhava um dia ter mais uma chance como pai para ensinar um filho e esse grande DIA CHEGOU.Abraços

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              6. Oi, Ana Júlia! Comprei o livro "Como ensinar seu bebê a ler", já li todo mas ainda tenho algumas dúvidas. Ao começar o método com a criança muito novinha (recém nascida), nós vamos chegar na etapa 1 com a criança bem nova também. Em relação as cores, eles recomendam que façamos um quadrado com a cor descrita no verso do cartão e mostre à criança em seguida da palavra. E com outras palavras que não sejam cores? Não seria ideal que também colocássemos gravuras que representassem aquela palavra, como a foto de uma banana, por exemplo? Na etapa de sentenças o livro recomenda que façamos isso na confecção dos livros, colocando imagens que podem ser, inclusive, fotos da criança. Mas e antes dessa etapa? Como a criança vai saber que cabeça é cabeça, por exemplo? O livro não fala nada que devemos, por exemplo, pegar na cabeça enquanto mostramos a palavra. Devemos fazer isso ou não? Na parte dos animais, imagino que palavras como tigres, elefantes, são difíceis da criança saber o que é se não tiver uma representação daquilo, já que não faz parte da rotina. Tem uma parte do livro em que ele fala para escolher palavras que sejam adjetivos como grande, pequeno pra fazerem parte das sentenças. Ele fala em mostrar pra criança, e nessa parte ele até diz que a criança que tem irmãos, por exemplo, tem uma noção do que é grande ou pequeno. Mas se começarmos desde recém nascido, quando chegarmos na parte das sentenças a criança ainda não tem idade suficiente para entender o que é grande ou pequeno. Enfim...ainda estou bem confusa. A primeira coisa que pensei e comecei a fazer foi uma planilha para o planejamento do método mas acabei me perdendo. Fico sem saber quantas palavras mais ou menos devem fazer parte da etapa 1, quando deve terminar esta etapa. Ainda tenho outras dúvidas mas que só vou me lembrar se eu ler o livro novamente. Kkkkkk. Se você puder me ajudar nos esclarecimentos eu ficaria muito gradecida! Parabéns pelo blog e pela iniciativa em ajudar pessoas que também querem mergulhar nesse método, como você fez.

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              7. O método recomenda que os cartões tenham a medida de 0,6 x 0,1m. No caso de querermos fazer um livro com as gravuras representando as palavras, como ficam essas medidas? E as gravuras devem ficar no verso da palavra ou na página ao lado?

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