2.20.2011

Par ou Ímpar? - Como Ensinar


Material: 
  • 1 caixa de ovos  (vazia)
  • bolas coloridas (pode ser bolinha de gude, contas grandes, como as da foto, ou ovos - se você tiver coragem!)

    Como fazer?
    Um dos significados da palavra "ímpar" é "que não tem par".  Assim, peça a seu filho que deposite 5 bolas  na caixa de ovos. Vão se formar 2 pares. O que sobra, ou seja, não tem par, é o ovo ímpar:

     Prossiga com outras quantidades (6, 9, 1, de forma aleatória). Explique a seu filho que as quantidades que deixam sobra são chamadas de números ímpares, e as que não o deixam , são os números pares. Seu filho vai entender rapidinho esses conceitos. Depois, faça perguntas: "o número 7 é par ou ímpar"? Para obter a resposta, basta  a criança depositar os "ovos" na caixa, e verificar se há sobra, ou não.

    7 comentários:

    1. Gostei muito da sugestão, vou usar com meu filhote e com minha turminha na creche.....obrigada!!!

      Marta
      http://eucraftemuitomais.blogspot.com

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    2. MUITO BOA ESSA DICA, E É MUITO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS MAS A MAIORIA NÃO SE INTERESSA NÃO É MESMO? SOU PROFESSORA DE MATEMÁTICA E SE TODAS MÃES FOSSEM COMO VOCÊ!!! BEIJOCAS ÓTIMA SEMANA...

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    3. Flávia,

      É verdade, a maioria dos pais delegam o ensino dos filhos totalmente à escola. Infelizmente, eles só começam a se preocupar quando percebem que o filho só tira notas baixas em Matemática, e já é quase tarde demais ...

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    4. Fantástica essa idéia!!! Desse jeito faz muito sentido para os pequenos.

      Beijos

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    5. Legal! Com ovinhos de cordona cozido deve ser bem legal também! Depois ele come hehehe ( omeu aqui dá uma trabalhão pra comer)

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    7. Muito boa essa ideia ,vai me ajudar pois meu filho esta c dificuldades p entender,obrigada

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