5.23.2010

5 Receitas de Tintas "Comestíveis" Superfáceis para o Seu Bebê


I. e M. se divertem com toda a segurança, usando uma
receita de tinta de neve, com corantes alimentícios.


Queridas, aí vão 5 receitinhas superfáceis de tinta caseira comestível. ( Não sei como tive coragem de publicar a foto acima. Tá indecente... mas o dia estava super quente, e achei mais prático deixá-las assim, bem à vontade.)

Tinta de Neve

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de sal
  • 1 xícara de água

Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício (à venda em qualquer supermercado). Dica : divida a receita em seis potinhos , e use um corante diferente em cada .



Tinta de Chá ou Café


  • saquinho de chá ou café solúvel
  • áqua


Mergulhe um saquinho de chá em 1/4 de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons.



Tinta de Gelatina


  • pó para gelatina
  • água
Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência de uma tinta mais cremosa. Utilize para pintar com os dedos ou com um pincel sobre papel brilhante. É uma tinta ótima para esfregar e se lambuzar.



Tinta de Farinha


  • farinha de trigo
  • água
  • corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Acrescente qualquer corante. Essa tinta mantém a textura depois de seca.



Tinta Caseira de Maizena


  • amido de milho (maizena)
  • água
Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira caseira pode ser utilizada em superfícies secas ou úmidas.

34 comentários:

  1. Olá, adoro seu blog e tenho praticado muitas coisas aqui em casa. Adoro esse seu post e acho que poderia dividir com mais pessoas.

    Posso postar numa comunidade do orkut, dando crédito ao seu blog?

    Aguardo.

    Bjinhos,

    Tati

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tatiane! Que alegria saber que você tem posto em prática algumas idéias com seus filhos. Mães como você são muito especiais. Por favor, não deixe de compartilhar conosco sua experiência, o que deu certo, o que não deu...
    Sim, é claro que você pode postar essas receitas nas suas comunidades do orkut. Se acha que poderá ser útil a outros pais, passe adiante!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. coloquei um link para suas receitas no meu blog. tenho testado todas e a Anita está adorando.

    ResponderExcluir
  4. Olá, fiz a tinta de gelatina e a de farinha de trigo, só que as duas não tornaram-se consistentes. Como faço para que isso torne-se possível?

    ResponderExcluir
  5. Felipe,

    A tinta de farinha, a que vai ao fogo, faz muito tempo que eu não faço, e agora não lembro da consistência (eu tenho umas trinta receitas diferentes de tintas caseiras). Então, eu tenho de fazer de novo, para recordar. Já a receita de gelatina, tem de ficar cremosa, consistente. Experimente colocar bem pouquinha água, e vá acrescentando a gelatina aos poucos, até você conseguir a consistência desejada. Ás vezes, você vai precisar por muita gelatina e pouca água. Testa de novo, e depois me avisa se deu certo.
    Ah, a "tinta de neve" é muito fácil de fazer, e fica cremosa. Se quiser mais cremosa ainda, é só por mais trigo.

    Não deixe de me dar um feedback, OK?

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e o blogue em geral...é muito útil...Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal...
    Adorei o post que publiquei ele no meu blog. Espero que não se importe.

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  8. Vi no blog da Carol e achei demais!! Parabéns!!

    Bjos

    @look_bebe
    http://www.lookbebe.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se alguma dessas tintas serve para pinatr chocolate, pois gostaria de pintar um ovo de páscoa!
    muito obrigada
    carla

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla

    Olha, eu não entendo muito de chocolates (hehehe), mas sei que é melhor usar corantes alimentícios (principalmente em gel)que também são usados para tingir pasta americana (confeito de bolo). Algumas gotinhas bastam. Então, eu acredito que se você usar chocolate branco, não vai ter problema nenhum. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. AMEI esse Blog ! nao paro de vir aqui ler e reler as dicas e de recomendar para todas as mamaes que conheco
    :)
    Já comecei a treinar minha nenem (quase 4 meses) em algumas coisas ...

    Uma pergunta, vc tbm testou a "lavabilidade" dessas tintas ?
    corante alimenticio mancha bastante nao é mesmo ?

    beijos !

    ResponderExcluir
  12. Oi, querida

    Que bom que gostou do blog!

    Olha, eu uso sempre pouquinho corante, algumas gotinhas. Então a mistura nunca manchou aqui em casa. Agora o corante puro é uma desgraça, né? Tem de ter cuidado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, vamos fazer algumas e testar no próximo domingo... Passa lá no blog que conto se deu certo... Beijos, tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai tinta comestivel onde as criaças se divertem.

    ResponderExcluir
  15. faço ovos da páscoa, bombons e pirulitos de chocolates para vender, vendo muito, só que eu queria fazer coisas novas, tipo, pintar os desenhos dos pirulitos, só que nao sei o tipo de tinta para fazer isso.Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Oi..... Eu adorei o seu post, mas gostaria de saber se alguma dessas tintas mancham a roupa???? Queria fazer para os meus alunos, mas não posso manchar a roupa deles!!!! Obrigada... ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Elisy

      Eu acho que todas essas receitas podem manchar a roupa, sim.

      Na escola da minha filha, eles pediram uma blusa de adulto velha para cada criança usar nas atividades com tinta. Protege bem e é melhor do que o aventalzinho de plástico.

      Abraços

      Excluir
  17. na primeira tita precissa colocar no fogo ou outra coisa ?

    ResponderExcluir
  18. na primeira tita precissa colocar no fogo ou outra coisa ?

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. A tinta de sal ( tinta de neve) com certeza tem uma boa durabilidade, pois o sal é um conservante natural. Quanto às outras, não sei dizer, porque nunca armazenei: minhas filhas gastavam tudo de uma vez.

      Excluir
  20. Olá.
    As tintas comestíveis permanecem com o tempo nas telas?

    Queria fazer telas pintadas com esse tipo de tintas mas tenho a dúvida que permanecem com o passar do tempo.

    Se me puder tirar essa duvida agradeço.

    Obrigada

    Beijinhos
    Jessica Teixeira
    Mime o seu bebé
    http://www.facebook.com/Mimeoseubebe

    ResponderExcluir
  21. Na tinta de gelatina, depois de não solidifica? Fica sempre liquida? Agarra na tela?

    ResponderExcluir
  22. Na tinta de gelatina, depois de não solidifica? Fica sempre liquida? Agarra na tela?

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    As tintas comestíveis permanecem com o tempo nas telas?

    Queria fazer telas pintadas com esse tipo de tintas mas tenho a dúvida que permanecem com o passar do tempo.

    Se me puder tirar essa duvida agradeço.

    Obrigada

    Beijinhos
    Jessica Teixeira
    Mime o seu bebé
    http://www.facebook.com/Mimeoseubebe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica

      Nunca usei essas tintas em tela. Mas pela minha experiência, sei que elas não aderem tão bem. A tinta de "neve", por exemplo, é mais uma tinta para a criança se lambuzar sem maiores riscos.

      Abraços

      Excluir
    2. Horrível suja tudo mancha estou com os dedos manchados. Como vou ao colégio amanhã?

      Excluir
    3. Eu usei a tinta neve e amanhã zoarao comigo

      Excluir
  24. Foto indecente? Querida, são crianças e crianças não devem ser sensualizadas por estarem de fralda. São crianças e n tem nada indecente nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei o termo "indecente" para caracterizar a situação: tudo desleixado, sem glamour, sem preparo. Na minha terra, a gente usa o termo "indecente", para caracterizar algo sem muito esmero, de qualquer jeito. Por exemplo, quando um aluno entrega ao professor uma página toda rasurada ou suja, a gente diz que ele fez um trabalho indecente. Mas foi bom o seu alerta, pois eu não havia atentado para essa outra possibilidade.

      Excluir
  25. Adorei as receitas... tô pensando em usar no lugar do smash de cake que gostaria de fazer com a minha filha e como é alergica a leite estava receosa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails