7.26.2010

Ensinando Quantidades a Crianças Pequenas



Quando crianças pequenas estão aprendendo a somar, subtrair ou dividir, é essencial que elas tenham muitas experiências com materiais concretos, como blocos, bolinhas, botões, para que possam realmente entender a diferença entre 3 (O O O) e 5 (O O O O O).

Por que trabalhar matemática concreta?
Muitas crianças pequenas conseguem contar até 10 ou 20, mas não conseguem entregar a você 10 objetos com segurança. Se você disser a ela: "dê-me 4 bonecas, ela provavelmente vai lhe entregar todas as que conseguir carregar... Portanto, saber contar é muito diferente de entender as quantidades. A maioria das crianças pequenas sabe contar até 10, mas não entendem o que significa "10", "6", "4".

Qual a Idade da Criança?
É variável. Muitas crianças de 2 anos se saem bem nessa atividade. E não é raro ver crianças de 1 ano e meio que conseguem fazer pelo menos até 5, 6 quantidades. Principalmente em se tratando de crianças que tiveram uma iniciação com o método Doman. Mas em geral, é uma atividade recomendada para crianças a partir dos 4 anos.
ADVERTÊNCIA : Ao trabalhar com crianças abaixo de 3 anos, tenha o cuidado de usar objetos grandes, que não possam ser engolidos.
 

Como Fazer
  • Pegue umas 5 folhas de papel e faça quatro círculos em cada uma. Os círculos devem ser mais ou menos do tamanho de uma moeda de um real.

  • Mostre a seu filho o cartão. diga "aqui tem 4". Peça a seu filho, que ponha 4 objetos em cima dos círculos (deve dizer "1,2,3,4"- à medida que os põe em cada círculo).
  • Pratique com essas folhas por alguns dias. Então, peça a seu filho que coloque 4 objetos (feijões, botões, adesivos) em folhas em branco.
  • Quando seu filho estiver seguro nessa atividade, passe a trabalhar com 5 objetos. E assim por diante, até chegar ao 10.
  • A repetição e concentração em um número de cada vez, ajuda a criança a construir mais rápido o senso de realidade numérica.
Não se esqueça de inovar sempre com crianças pequenas. varie o formato e cores dos papéis e dos objetos:

Invente, tente: faça diferente!
Quando se inventa uma historinha para ensinar conceitos matemáticos, tudo adquire um grande sentido para os pequeninos. Em vez de simplesmente pedir a seu filho que ponha 5 objetos num papel, crie uma situação. Exemplo: Havia uma família com 6 filhos (representados pelos bonecos). A mãe (representada pela criança) precisa dar 5 jujubas (botões) para cada.

Inventei muitas histórias para ensinar matemática às minhas filhas. Um dia talvez, consiga reproduzí-las aqui no Blog...

10 comentários:

  1. Oi flor!!! Adoreiiii seu blog!!! Ainda vou ler tudo mas já passei rapidinho nos posts e tem muita coisa que vou usar com meu pequeno!!! Vc já está nos meus links!! AMEIIII....

    Sobre a opção ser mãe, hehe... tb não delego a educação do Léo a ninguém... concordo plenamente contigo... Eu me dedico mesmoooo, amo ser mãe em tempo integral...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas, de como trabalhar a matematica com crianças de zero a trez anos, me ajudaram bastante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia!

    Super legal teu blog.
    Adorei as dicas, muito consistes e ajudam com certeza no nosso dia a dia de mãe.
    Tenho dois pequenos de 7 e 5 anos. Imagina o trabalho e o corre- corre rsrs.

    To seguindo tuas dicas!

    Bj
    Michelle
    elegalepoetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, serviu como fonte de pesquisa para um trabalho da faculdade. Fiz em casa o da folha de papel com minha filha de 3 anos e sete meses e ela adorou.

    ResponderExcluir
  5. Querido anônimo,

    Fiquei feliz de saber. Volte sempre, e não esqueça de relatar os progressos de sua filha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. inventei esta historia trabahando a quantidade havia uma rua não muito grande com dez casas a casa de numero 0 a casa de numero 1,a casa de numero 2 ,a casa de numero 3...a casa de numero zero estava abandonada não havia nenhum morador somente a casa zero, a casa de numero um morava o vovô Zé sozinho mas da janela de sua casa ele sempre conversava com os moradores da casa de numero dois o senhor João e a Maria eles vivem juntos a muitos anos somente os dois na casa, ao lado na casa moram três pessoas a mamãe o papai e a filhinha eles vivem sempre sorrindo, a filha gosta sempre de ficar na janela observando a casa 4 por que lá moram 4 pessoas a mamãe o papai a filhinha e o irmão, mal sabendo ela, que na casa 5 não muito distante da sua mas ao lado da 4 moram a mamãe o papai a filhinha bolota o irmão bolão e o vovô bola, indo mas adiante encontraremos a casa seis com seis moradores estranhos o ungildo a dogilda a tresgilda quadrogildo cincogildo e a seisgilda, que sempre observam a casa sete só por que lá vivem sete pessoas diferentes embora legais, que não é o caso da casa oito onde vivem oito pessoas emburradas que não gostam de conversar com os vizinhos da casa nove onde vivem nove pessoas felizes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails