3.29.2010

Como Tornar Seu Bebê Fisicamente Superior ( Método Doman)

Imagem: How to Teach Your baby to Be Physically Superb DVD

Tornar seu filho fisicamente superior, não significa torná-lo superior aos filhos dos outros, mas superior ao que seria se não recebesse oportunidade de exercitar-se e de desenvolver todo o seu potencial físico. Trata-se de desenvolver a habilidade esportiva (uma das sete inteligências), alcançando excelência física, e consequentemente um melhor desempenho cerebral.
Dentre todos os estímulos que você pode proporcionar a seus filhos, os estímulos motores são os mais importantes, pois são os que mais alavancam a inteligência. E por quê? Porque as atividades motoras (arrastar-se, engatinhar, correr, pular, dar cambalhota, rolar, pendurar-se) geram um número enorme de sinapses. Muito mais que qualquer outra atividade.
Obviamente, estamos falando de crianças entre 0 e 6 anos. Se você oferecer o mesmo tipo de experiência a um garoto de 10 anos, não trará o mesmo impacto para o cérebro. Diferentemente, nos primeiros três anos o crescimento cerebral é muito intenso e dramático. Nessa fase a ausência de estímulos motores pode comprometer certas funções cerebrais.
Abaixo segue uma sugestão de atividades, baseadas nas pesquisas de Glenn Doman ("How to teach your Baby to Be Phisically Superb")


Programa de Mobilidade

1) ARRASTAR - Tão cedo quanto possível, dar oportunidade para que seu bebê fique no chão de bruços. Se não tiver um chão adaptado, pode por num colchão de casal, colchonete, o que tiver disponível. O bebê tentará arrastar. Pode ficar assim desde as primeiras semanas de vida. 


2) ENGATINHAR - dar o máximo de oportunidade para que o bebê engatinhe. Nada de forçar seu filho a andar antes do tempo. É muito prejudicial queimar etapas. Veja aqui por quê.

3) ANDAR - uns 12 metros sem pausa, 20 vezes ao dia. (mas vc não precisa se preocupar em ser tão rígido). Faça o que der. O importante é dar bastante oportunidade para que seu filho ande.

4) BRAQUIAR - dar oportunidade para que seu filho se pendure em barras, e passe de uma barra para outra, feito um macaquinho. (com a devida segurança). Este tópico requer uma certa orientação. Clique aqui para ver o vídeo da minha filha braquiando aos 5 anos.

5) CORRER - quando seu filho começar a correr, corra bastante com ele. Não me lembro quantas milhas diárias o livro recomenda, mas coooorra!!

Mas lembre-se: todo movimento novo tem de ser repetido muitas vezes, para fortalecer o circuito nervoso.

Há também o programa de equilíbrio e de competência manual. Falaremos mais sobre o assunto num outro artigo.

Artigos Relacionados:


2 comentários:

  1. Júlia,
    considerando que eu não consigo ler em inglês, qual literatura me recomenda sobre estímulos motores - preferencialmente algo que fale sobre braquiação/bracejamento?
    Estou lendo "Coordenação Motora", da Tara Losquadro Liddle, e achando maravilhoso...
    O livro de Glenn que trata do "fisicamente superior" não é traduzido, né?
    Que tal você publicá-lo em português? Ou elaborar algo seu? Há sedentos do outro lado da linha... rsrsrs
    Aqui em casa, o bebê está com 7 meses. Já são habilidades adquiridas: ficar de bruço, rolar, arrastar, engatinhar, sentar, ajoelhar, ficar em pé com apoio e caminhar de lado segurando em algo.
    Proporcionamos o ambiente e a iniciativa para tais movimentos é toda dele. Até "seguramos" um pouco o levantar para que ele engatinhasse mais, estimulando a movimentação dessa forma.
    Mas, voltando ao assunto braquiação/bracejamento, não sei qual o melhor momento para iniciar. Poderia me ajudar?
    Grata! Tudo de bom! Bia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bia!

    Realmente, é lamentável a escassez de publicações sobre o tema, em nossa língua. O livro que eu te indicaria, é este que tu já estás lendo. Os outros livros que eu conheço são todos técnicos, voltados para a clínica psicomotora. Não sei se acharias interessante. Mesmo assim, nenhum deles trata o tema braquiação.

    Olha, se tu quiseres me telefonar, qualquer dia destes, podemos conversar sobre braquiação e afins. Também pode ser via Skype.
    Mas, olha, tu não precisas de livro pra ensinar teu filho a braquiar. Eu te dou umas dicas.
    Me manda um email pra gente combinar.

    Meu email: ensineseubebe@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails