2.14.2011

Preparando para engatinhar

Sabia que os movimentos de balançar e embalar são pré-requisitos  para a criança engatinhar?
Isso mesmo! Essas brincadeiras ajudam os bebês a aprenderem a se equilibrar - o que também é pré-requisito para andar.
Você pode balançar seu bebê de várias maneiras:

Nos seus braços:


Deitado de bruços sobre uma almofada, enquanto é balançado suavemente de um lado para outro:

 Ou então sentado no seu colo, deitado de bruços ou de costas em suas pernas. Escolha a(s)  maneira(s) que seu bebê preferir. E não esqueça de cantar uma linda musiquinha, enquanto o embala.
Faça as atividades diariamente, pelo menos 3 vezes por dia.
Nota 1:  não se trata de chacoalhar o bebê, mas de embalar.
Nota 2 : se o bebê não se sentir à vontade com algum dos exercícios, não insista.

10 comentários:

  1. Olá! passei aqui para dar uma bisbilhotada no seu blog que gosto de montão e me deparei com esse post fofo, que me estimula ainda mais a nnar meu filhotinho e cantar canções de ninar, coisas que pra mim são hiper prazerosas, acho que pra qualque mãe né?

    Beijos super carinhosos!!!

    ResponderExcluir
  2. E pra qualquer bebê também, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!!
    Marquei (v) Muito interessante porque não tem nenhuma caixinha acima.
    É claro que se criar mais classificações acima, por justiça será necessário criar caixinhas para críticas, hehehe.
    Parabéns pelo post tão inspirado; a nota 2 é uma preciosidade!

    ResponderExcluir
  4. Pois, é... o correto seria ter também as opções "ruim", "regular" e "desinteressante". O problema é que se eu reformular, perco as avaliações atuais que os leitores já deram. Pena, não é?

    Ah, e que bom que gostou do tema!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Júlia! Que informação preciosa. AMOOO ninar, e não nego colo por nada no mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sem querer encontrei seu blog e adorei! Parabéns!
    Vou acompanhar a partir de hj todas as suas postagens...
    Queria uma ajudinha, se possível...meu filhote tem 10 meses e não engatinha...ele só se arrasta. Tentei ensiná-lo, levanto a barriguinha dele, mas nada feito...ele até tenta, fica na posição, mas não levanta o bracinho para dar o primeiro passo e acaba grudando a barriga no chão. Ele já fica em pé apoiado no sofá e anda apoiado tb, mas não engatinha...o pediatra disse que alguns bebês não engatinham e andam direto, mas vi aqui que pular etapas não é bom, não é?
    Vc tem algum conselho? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Van! Seja bem-vinda!
    De fato, como disse seu pediatra, a ausência do engatinhar não prejudica o andar. Entretanto, engatinhar é uma etapa essencial do desenvolvimento motor. Para o bebê, representa um grande desafio, pois terá de lutar contra a força da gravidade, e equilibrar-se em quatro apoios (não mais na barriguinha).

    Tenha em mente que alguns bebês abreviam as etapas de que não gostam.
    Provavelmente, ele está achando divertido ficar em pé, e achando mais difícil engatinhar...

    Por favor, envie um email para ensineseubebe@gmail.com , para que eu possa melhor ajudá-la.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana, parabéeeeeeeeens pelo blog...
    Tipo, como estimular um bebe de 9 meses a engatinhar, entre outras coisas p/idade, quando o bebe tem a visão lesionada?
    Espero que possa me dar dicas...
    Bjãaaaaaao!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata

      Eu tenho algumas informações para te passar sobre o engatinhar e sobre como estimular um bebê com baixa visão. Por favor, mande um email para ensineseubebe@gmail.com

      Abraços

      Excluir
  9. Olá Ana

    Minha bebê está com 8m e está na fase arrastar e se apoiar para levantar. Acho engraçado que ela engatinha na cama certinho mas no chão não. Já tentei colocar joelheira mas nao teve efeito. Queria sua ajuda. Meu e-mail karin.ramiro@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails