9.21.2010

Método Suzuki: Como Funciona?

I. confere a afinação do violino, enquanto  M.
se diverte explorando novos sons

O método Suzuki de Música é muito mais que um método. É uma filosofia. Tem a ver até com a maneira como os pais motivam seus filhos a serem indivíduos éticos, amáveis e felizes. Vejamos alguns pontos interessantes do Método:

1) Todas as criancinhas têm talento para aprender música, assim como têm talento para aprender seu próprio idioma, não importa quão difícil seja. 

2) Nunca se pressiona a criança a aprender ou a praticar;

3) Nunca se fazem críticas ou comentários desanimadores na frente da criança. Críticas matam o desejo de aprender;

4) As mães aprendem o básico do violino (ou outro instrumento), para que possam motivar o filho e praticar com ele as lições em casa;

5) Pais e professores devem sempre ensinar com entusiasmo, fazendo das lições algo divertido e prazeroso.

6) Os pais nunca sugerem ou escolhem o instrumento que a criança deverá aprender. Na verdade, o papai pode aparecer em casa com um violino, e dizer que vai ter aulas. Naturalmente, o filho vai ficar louco para assistir às tais aulas .  O papai o levará, então, à classe de violino. O professor faz de conta que a aula é mesmo para o pai. A criancinha fica totalmente fascinada. No outro dia,  é levada a uma classe, onde tem a oportunidade de ver outras crianças tocando violino. A partir do momento em que o filho manifesta o desejo de aprender o instrumento, estará pronto para suas primeiras lições.

4 comentários:

  1. Adoraria saber mais sobre sua experiência com o Suzuki. Estou para começar um instrumento com meu pequeno e é minha área (musicalização); mas por aqui não conheço nenhum trabalho específico. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Qual é o instrumento, você já sabe?

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais eu leio seu blog mais fico fascinada, ele é increivelmente mais útil que estes sites de bebês por aí, que Deus abençõe muito você e parabéns por suas atitudes e dedicação ao blog. Tenho uma filha de 01 ano e 02 meses, a Ana Luiza, eu gostaria muito de saber estas coisas já que dedico boa parte do dia à ela. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pricilia

    Obrigada pelas lindas palavras Elas me dão forças para continuar na minha luta!

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails