7.04.2010

Como Ajudar Seu Filho a Desenvolver Talento para Desenho


Ao desenhar com crianças pequenas, sempre pense GRANDE. Use folhas de papel ENORMES. Pode ser cartolina, papel cartão, papel kraft, ou qualquer papel grande. Criancinhas fazem movimentos muito amplos, ao rabiscar. Papel A4 costuma ser pouco para elas. E mesmo com crianças que já saibam controlar a caneta, eu também recomendo papel grande, pois dá mais liberdade. Não se esqueça de usar canetas bem grossas, pois os pequenos ainda não têm a habilidade de pinçar desenvolvida, e será muito mais difícil segurar canetas finas.
Abaixo, usamos um quadro branco. Também é uma ótima opção. Comecei desenhando o boneco que está apontando. Imediatamente, minha filha (5), desenhou duas carinhas, olhando para ele. E continuou desenhando mais, sem minha interferência:




Minha filha desenvolveu um estilo de desenho semelhante a cartoon. Eu acho super divertido. E as fisionomias são cheias de vida e expressão.

Todos os desenhos acima foram feitos por ela, exceto o boneco apontando.
Se quer que seu filho desenvolva habilidade para desenhar, desenhe com ele e para ele. Uma criancinha pode desenvolver qualquer habilidade, inclusive o talento para desenhar. Basta que receba oportunidade para tal. Você não preceisa ser um profissional, para ensinar seu filho a desenhar. Acredite nisso, e valorize tudo o que ele fizer!

Desenhando Faces, de Ed emberley. Esse livro é sensacional para ajudá-lo a desenhar com seus filhos. Principalmente se você não leva muito jeito para a coisa. É possível aprender a fazer desenhinhos simples e super expressivos. Ao desenhar com e para seus filhos, você os ajudará a desenvolver habilidade para desenho. Você pode fazer os desenhos até mesmo para um bebê de 6 meses. Mesmo que ele ainda não tenha condições de desenhar, seu cérebro registrará informações importantes que facilitarão no futuro a aquisição da habilidade para desenhar. E lembre-se: não é necessário fazer modelos a serem copiados. Apenas desenhe para seu filho, mas deixe-o livre para criar. Se ele ficar com vontade de copiar seus desenhinhos, tudo bem. Se não estiver a fim, tudo bem, também!




14 comentários:

  1. Essa casa é mesmo repleta de gente talentosa!
    Que desenhos expressivos, lindos mesmo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e por compartilhar tantas coisas legais com a gente! Sou desenhista e digo que sua filha, pela idade, desenha muito muito bem! Essa menina vai longe! hehe

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Família Alves Lis! Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. A Julia, Desenhando faces foi outro livro que comprei por indicação sua e simplesmente amei (o outro foi 125 brincadeiras).
    Não sei quem se divertirá mais, eu ou Clarissa, minha filha!
    Obrigada pelas dicas maravilhosas e, mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Willian sou professor de artes especialista em educação especial, e venho pro este post te parabenizar pelos links oferecidos, são claros, práticos e de qualidade, são alternativas viaveis de pratica, contribuiu muito para meu trabalho e claro em casa com minha filha de 3 anos, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. William,

    Que legal ter essa opinião de um profissional das Artes. Não deixe de nos contar mais da sua experiência com sua filhinha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Danielle, quero te parabenizar pelo lindo blog e por vc compartilhar gratuitamente seus conhecimento conosco. Te desejo saúde e felicidades!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Danielle !

    Fiquei muito feliz por você ter gostado. Comentários assim me animam a prosseguir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa,seu blog é uma viagem pelo mundo infantil, amei desde que li a primeira linha.
    Meu queridão filho de 6 meses que se chama Kauã, agradece.
    vc esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiguinho(a)

    Que bom que gostou. Fico muito feliz.

    Abração e sucesso pro Kauã!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!
    Amo desenhar e pintar e quero muito passar esse amor pela arte para minha filha, que hoje tem 1 ano. Meu marido é professor de música e também não vê a hora de dividir seus conhecimentos com ela.
    Mais particularmente em relação ao desenho, você sabe dizer qual a idade ideal para começar?

    Parabéns pelo blog! Amei e estou seguindo!

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é fantastico!!! Parabens!!

    ResponderExcluir
  13. Oi querida Ana Júlia, tenho uma filha de 11 e ela adora desenhos...e cobra muito de mim que eu a ajude a ser desenhista e stilista.,mas eu não sei por onde começar. Como ajudá-lá.Parabéns pelas explicações acima ,vou fazer isso com minha outra pequena de 5.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails