8.22.2010

Geografia : faça em casa um brinquedo Montessori


Este é  um brinquedo muito usado nas escolas Montessorianas. É todo confeccionado em madeira, com bandeirinhas que encaixam nos buraquinhos dos"países". Permite uma série de variações de brincadeiras. Infelizmente, brinquedos desse tipo são difíceis de se achar aqui no Brasil, além de custarem uma fortuna.
Aqui em casa, eu improvisei. Usei um mapa mundi comum, bem grande, e imprimi as bandeirinhas da internet. Colei-as em canudinhos, e fixei-os em bolas feitas de massinha de modelar. Ficou mais ou menos assim:

A brincadeira consistia numa versão baby do jogo War, em que os jogadores tentavam conquistar o maior número de países. Nesse jogo usamos dados gigantes, e os peões
eram soldadinhos (ver figura abaixo).



Além de ensinar geografia, a brincadeira também exercitava a Matemática, pois a criança tinha de somar as quantidades dos dois dados. Quem obtivesse o maior resultado, escolhia o país que queria conquistar primeiro. Quanto maior o país conquistado, mais pontos o jogador ganhava.  A disputa era pela expansão territorial, não pelo numero de países. 

Essa é, sem dúvida, uma maneira marcante e divertida de se aprender geografia!

5 comentários:

  1. Gostei da idéia!! Parabéns, já amei jogar WAR

    ResponderExcluir
  2. So uma pergunta, com quantos anos se comeca a brincar com esse jogo?
    Etienne nunes
    claramber@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Etienne

    Normalmente, aos 2 anos as crianças adoram localizar os países no mapa, e sentem grande facilidade em fazê-lo, pois t~em uma memória visual privilegiada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Você sabe onde poderia encontrar um desses no Brasil?
    Obrigada
    Brenda

    ResponderExcluir
  5. A Julia,
    Gostaria de saber quanto tempo você dispensa `as suas criancas diariamente, para que elas tenham este desenvolvimento tao expressivo como podemos ver nos videos e fotos?
    Adoro seu blog e agradeço a solidariedade de repartir conosco seu conhecimento e suas experiencias.
    Abç

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails