9.14.2010

Material Dourado para Ensinar Matemática

O Material Dourado é usado no Método Montessori para ensinar à criança  soma, subtração, multiplicação, divisão e frações. É muito comum as crianças deduzirem o sistema decimal,  apenas brincando com esse jogo. Certa vez, ao manuseá-lo, minha filha concluiu sozinha que 100 = 10 x 10, que 1000= 10 x 100.
Você pode confeccionar seu próprio material dourado, usando contas e cola quente. 


As fileiras são as dezenas, as placas, as centenas, e o cubo representa o milhar.
O jogo abaixo é  um "material dourado virtual".
Para jogar, basta arrastar as dezenas centenas ou unidades, até formar a quantidade indicada. É possível ajustá-lo para unidades, dezenas ou centenas. Clique na imagem, para jogar.

22 comentários:

  1. Oi Julia, estou querendo começar ensinar minha Bebe a ler e gostaria de saber se vc tem o material do metodo Doman!!
    Meu e-mail é pritleal@hotmail.com!
    Priscilla.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu lembro que meus professores usavam esses cubos dourados no colégio.
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Peço licença para aproveitar as informações de seu blog e divulgá-lo. Gostei muito dele e agradeço pela sua sabedoria em aproveitamento educativo através das ferramentas virtuais.

    ResponderExcluir
  4. Ana
    Eu fui alfabetizada com este método!
    Amo montessori, consegui uma escola para as crianças que uso tudo isso, montessori, material dourada, fichas de leitura....
    Estamos muito contentes. Com o desenvolvimento deles.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Fantástico o jogo virtual que você criou. Muito legal e criativo. Gostaria de deixar uma sugestão: porque você não cria outros jogos com o material dourado, mas para serem utilizados na realização de somas, multiplicações, etc? Fica a dica.
    Um abraço,

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiguinha, mas esse jogo virtual não foi criação minha, não. Eu criei aluguns no powerpoint, mesmo, para ensinar multiplicação. Se quiser, deixa teu email, que eu envio.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá adorei a ideia, eu gostaria de receber seus jogos no email, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, gostaria de receber esses jogos por email para usá-los em sala. Muito bacana.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Julia !Gostei do seu post seráque vc podeme enviar osjogos em powerpoint, para mim ????meu email é Josineiabetimcorinto@hotmail.com
    grata josineia

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana Julia !Gostei do seu post seráque vc podeme enviar osjogos em powerpoint, para mim ????meu email é Josineiabetimcorinto@hotmail.com
    grata josineia

    ResponderExcluir
  10. Se puder enviar para mim tb.. yannun@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Seria possível me enviar este jogos por e-mail também? Desde já agradeço. marciagusmao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite,
    Eu tambem quero. danielacyriaco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!!!! Gostaria de receber o material em Power Point tb... Meu email é fermcruz@yahoo.com.br... Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana, parabéns pelo seu blog, vc é muito criativa. Vc postou que criou alguns jogos no powerpoint para ensinar multiplicação. Eu tenho um filho de 09 anos que está aprendendo multiplicação, seria possível vc me enviar estes jogos para eu trabalhar com ele, acho que fica mais fácil dele memorizar a tabuada.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana Júlia amei o blog. Meu bebê tem quase 3 anos, e vivo fuçando coisas pela net que me auxiliem no seu desenvolvimento. Maravilhoso seu blog.
    Gostaria de receber seus materiais por e-mail também!!!!! ;) Desde já grata!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi boa tarde,eu tbm gostaria de receber esses jogos no power point. Muito obrigada! Meu e-mail é: jzizetems@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi boa tarde,eu tbm gostaria de receber esses jogos no power point. Muito obrigada! Meu e-mail é: jzizetems@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi boa tarde,eu tbm gostaria de receber esses jogos no power point. Muito obrigada! Meu e-mail é elainebarbosa67@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails