6.10.2010

Matemática - Valores do Dinheiro




Antes de mais nada é preciso lembrar que seu filho só estará apto a compreender o valor das cédulas monetárias quando já tiver uma sólida compreensão das quantidades pelo menos até 100. Também recomendo que a criança já saiba trabalhar com dezenas. Assim, já saberá que 100 são 10 dezenas, 50 são 5 dezenas, e assim por diante.
As fotos abaixo exemplificam uma atividade ótima para reforçar na criança a compreensão dos valores das cédulas, e da equivalência das cédulas entre si.

Como Fazer:
Primeiramente, peça a seu filho para ordenar as cédulas de 1 a 100 em ordem crescente (ver foto). Eu recomendo usar dinheirinho de brincadeira, porque assim não tem estresse, caso seu filho dê uma lambida no dinheiro, ou  rasgue uma cédula de 50. Em seguida, dê à criança pequenos objetos iguais (bolinhas, quadradinhos, ou até mesmo feijões). Peça a ela que coloque abaixo de cada nota a quantidade equivalente em bolinhas ao valor da cédula.





Se seu filho já tem noção de frações (metades, terços e quartos, pelo menos) você pode ensiná-lo a representar a moeda de 50 centavos, como na figura abaixo, usando metade de um quadradinho:


Por que trabalhar assim?
Lembre-se de que a criança sempre necessita de referências concretas para os símbolos que utiliza. Não é muito eficaz usar somente lápis e papel, representando as quantidades por meio de desenhos... Devemos trabalhar com materiais que a criança possa manipular, agrupar, separar, distribuir, etc.




8 comentários:

  1. Com q idade se começa a trabalhar esse método?

    ResponderExcluir
  2. Na escola, esse assunto é abordado com crianças entre 6 e 7 anos. Antes de se trabalhar com dinheiro, a criança precisa entender muito bem as quantidades, e a representá-las por símbolos. Minha filha mais velha estava apta a trabalhar com dinheiro aos 3 anos e pouco. Com a filha mais nova (4) quero começar daqui a alguns meses.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Entendi. Não tem idade certa, o importante e que a criança entenda quantidades, mas quntidades até quanto? Até uns 100? Ou mais?

    ResponderExcluir
  4. Depende dos valores das cédulas que você quer ensinar. Se é só para ensinar a correspondência cédula-quantidade, basta que a criança reconheça as quantidades em questão. Agora, se é para a criança brincar de fazer compras, dar troco, etc., é importante primeiro que ela domine as operações de soma e subtração.

    ResponderExcluir
  5. que daora quero insianr meu subrinho matematica como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Esteer

      Bem, a abordagem depende da idade do seu sobrinho. Eu gosto do método Montessori, para ensinar quantidades, dezenas, centenas, etc.

      Dá uma olhadinha no menu da barra lateral aqui do blog, em "Como ensinar Matemática".

      Excluir
  6. Muito bonito o seu trabalho.Gostaria que saber se você pode me informar que brinquedo é este que foi utilizado junto com as cédulas nesta dinâmica? Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse brinquedo chama-se "material dourado" e também possui centenas e milhar. Pode ser encontrado em lojas de brinquedos educativos. Mas também dá para fazer em casa, olha aqui:
    http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2011/04/como-confeccionar-seu-proprio-material.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails