10.17.2010

Acelerando o Método Doman de Leitura (2)

 Imagem: "How to Teach Your Baby To Read" DVD
Estratégia 2: Monossílabos
  1. Acrescente palavras monossílabas (de uma só sílaba) com frequencia - Ex: pó, pá, vá, sol, pé, má, lá, tu, fé, vem, só, ai (interjeição), oi (som da ovelhinha), mu (som da vaquinha), etc.
          No meu caso, a estratégia dos monossílabos mostrou-se bastante eficaz. Aos 3 anos e meio, com poucas semanas de método Doman, minha filha mais velha concluiu : Olha, mãe! "Bonita" tem "tá". "anão" tem "não". Essa dedução foi possível, porque ela conhecia bem os monossílabos "não" e "tá", e podia identificá-los dentro de qualquer palavra.
A técnica dos monosílabos sem dúvida ajuda a criança a depreender mais rápido a correspondência letra-som, em nossa língua. E é justamente a aquisição desse conhecimento que vai permitir à criança ler palavras inéditas.

      2 comentários:

      1. oioioi ja faz quase dois meses q aplico o metodo com meu filho de 2 anos e 9 meses, ele aprende muito rapido , mas demoro mas de uma semana com as mesmas 15 palavras
        e ja forma pares de palavras ..
        tbm ensino minha vizinha e minha sobrinha, ambas de 2 anos e 5 meses, mas ainda tenho muitas duvidas por não ter encontrado o livro.
        Devo começar a ensinar a escrever tambem?
        Eles vão estudar na escola no proximo ano devo falar com os professores sobre o aprendizado dele, ja q ele reconhece as palavras escritas no caderno bem menores q no cartão e de cores diferentes ?
        se puder me responder por imail agradeço...
        walhitha_cardoso@hotmail.com
        gostaria de poder te mandar fotos e videos deles lendo..

        ResponderExcluir
      2. Olá, Airon

        Que legal isso de você ensinar mais duas crianças além do seu filho. Elas estão gostando?

        Olha, o livro não trata da escrita, mas é recomendável que você faça com seus filhos alguns exercícios de pré-escrita, sim.

        Mande um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu te envio alguns exemplos de atividades.

        No blog da Luciana você vai encontrar muita informação sobre como complementar o método Doman com a escrita. Além disso, há muitos artigos detalhados sobre o assunto. Aí vai o link:

        http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/search/label/DOMAN


        No blog do Elthon, você também vai achar muita inspiração :

        www.bebegenio.com.br

        Ah, e eu gostaria muito de ver as fotos e vídeos das crianças lendo, sim.

        Vamos manter contato.

        Abraços

        ResponderExcluir

      Related Posts with Thumbnails