6.13.2011

Da importância de se pendurar

O vídeo abaixo mostra  minha filha mais nova (4) braquiando*



Toda criança adora se pendurar, seja na porta da geladeira, no corrimão da escada, numa corda, num trapézio, e até no braço do papai, se este o permitir. Pendurar-se é uma necessidade inerente às crianças pequenas, assim como correr, pular, escalar, lançar objetos. Não à toa : trata-se de uma atividade da maior importância para o desenvolvimento psicomotor.

Pendurando-se de galho em galho...

Dentre as brincadeiras de se pendurar,  o must da sofisticação é   braquiar (passar de uma barra para outra, como mostrado  no vídeo). Para o Dr. Glenn Doman, dos Institutos da Filadélfia, a braquiação "é uma atividade muito importante, porque faz o peito e os pulmões se desenvolverem, melhorando a respiração. Uma respiração madura oferece resistência contra infecções respiratórias, o que, por sua vez, torna a criança mais saudável, e melhora o seu desempenho físico  geral".

Moral da História

Sempre que possível, permita que seu filho se pendure. Mesmo que ele não consiga passar de uma barra para outra, o simples exercício de se pendurar ajuda a desenvolver o equilíbrio e a força física.

* braquiar é um verbo regular, por isso escrevi braquiando, em vez de braqueiando.

ATENÇÃO : Jamais permita que seu filho se pendure sozinho de uma altura tão elevada quanto a mostrada nesse vídeo. Pode ser muito perigoso! A criança do vídeo tem muita experiência e  muitos meses de treino.

16 comentários:

  1. Eu sempre fui medrosa! Nunca consegui 'braquiar' chic aprender essa palavra... Rs

    Michelle Passos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que força que essa menininha tem!!! Estou impressionada. Muito lindinha.

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Demais! Oportunidade é tudo mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Vou experimentar com meus sobrinhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana Júlia

    Tudo de bom esse post! Agora entendo porque meu pequeno vive se pendurando nas maçanetas das portas! Tenho de levá-lo mais ao parquinho...

    ResponderExcluir
  6. Se tratando de se pendurar, nem preciso colocar Jú pra fazer. Qd a gente leva ela no parquinho, ela adora se pendurar naquele brinquedo q são várias barras entranhadas uma na outra(N SEI O NOME)e a gente tem q ficar colocando a mão em baixo com medo dela cair (pq ela só tem 2 anos), mas ela n cai, é uma macaquinha.kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Júlia, seguindo seu outro post sobre braquiação, pus meus 4 filhos para braquiarem, e o mais velho e os gêmeos já estão braquiando com desenvoltura; o caçulinha por enquanto ainda está ganhando força... É realmente uma atividade maravilhosa para desenvolver o equilíbrio: meus filhos aprenderam a andar de bicicleta e patins rapidinho.
    Esse seu blog é realmente muito útil aos pais que desejam estimular seus filhos. Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Julia!!
    Que blog bacana!!! Meu filho está fazendo um trabalho de psicomotricidade - coisa que descobri há pouco tempo e adorei!!! Fiz até um post sobre isso, se puder e quiser passa no meu blog.
    um beijo e Parabéns pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir
  9. Julia!!!
    Obrigada pelo recadinho lá no blog!! Fico feliz mesmo de compartilhar algo tão importante e, infelizmente, pouco conhecido, né??
    Estarei de olho no seu blog sempre.
    beijo e obrigada
    Bianca

    ResponderExcluir
  10. Oi querida

    Quero saber se você gostaria de participar do blog com uma entrevista... compartilhando lá no blog sua história,blogueira, e o mais importante MÂE!!!
    Queria mandar este convite por e-mail mas não achei...sorry.
    Espero que vc tenha gostado do convite e aceite com carinho.
    Você pode responder pelo E-mail blogmundinhodobebe@gmail.com ou pelo blog.
    bjinhos!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nada como uma pessoa que estimula as atividades físicas no parquinho, ao invés de achar que a criança vai sempre cair...

    ResponderExcluir
  13. Ana Júlia, mas com quantos anos vc acha que a criança consegue branquiar desse jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina

      A criança mais nova que eu já vi braquiando tinha 2 anos e meio. Mas no caso das minhas filhas, só começaram a treinar com uns 3 anos e meio pra quatro. Elas levaram de 3 a 4 meses para conseguirem braquiar assim. Mandei fazer um braquiador aqui em casa e pus na sacada. Daí, elas viviam se pendurando espontaneamente, quando queriam.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails