6.03.2011

Alfabetização Financeira (1)

 
Com que idade meu filho já pode receber mesada?
 Assim que ele entender quantidades de um a dez! E nem precisa conhecer o valor das cédulas , nem os símbolos numéricos.  Basta saber somar unidades (5+1; 6+1; 7+1), ou pelo menos saber contar até 10. Nesse caso, porém, a mesada da criança deverá ser composta apenas de moedas de 1 real, para facilitar. Assim, quando tiver de comprar algo no valor de 7 reais, bastará que entregue ao caixa  7 moedas ( e isso é muito fácil para qualquer criança de 4 anos).

Minha filha mais nova ganha um real por semana,  e hoje,  fez sua primeira compra: canetinhas, tinta e massa de modelar. O dono da papelaria tratou-a como se fosse gente grande: "são vinte reais, senhorita". E esperou com paciência monástica que ela contasse as vinte moedas. Filhinha era puro orgulho ( mamãe também).

A outra filha, que recebe  R$ 2,50 por semana, conseguiu economizar com  perseverança inabalável, R$ 58,00.
 Estava juntando para comprar uma boneca no valor de R$ 80,00, mas mudou de idéia, e comprou uma caixa de lápis de cor de 48 cores.

  Na véspera, eu havia  recusado  comprar os lápis, pois custavam R$ 47, 90, e em casa temos um monte de lápis sortidos, em ótimo estado. Mas a menina é determinada, enfim ... Encarou-me e anunciou: "Certo, mãe, vou comprar com a minha mesada, então." Contamos quanto dinheiro  tinha, e fomos à papelaria.
 Ao chegar em casa, ela quis conferir se realmente havia 48 lápis dentro da caixa. Depois, resolveu agrupá-los em dezenas, e também aproveitou para fazer cálculos de multiplicação.


 _ Mãe, sabe qual a melhor coisa de comprar com o nosso próprio dinheiro?

_ O quê, filha?

_ A gente não precisa agradecer a ninguém!

Entendeu, assim, uma lição fundamental : "quem ganha o próprio dinheiro, é dono do seu nariz!"

9 comentários:

  1. Eu estava conversando com meus alunos do 5º ano sobre mesada. Fiquei chocada quando um deles disse que recebe 100,00 reais! É muito dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. Amei, Júlia! Eu tinha muita dúvida sobre quando e quanto dar de mesada. Agora estou mais esclarecida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Júlia

    Educação financeira é um assunto muito importante. Nos países escandinavos, é matéria obrigatória nas escolas.

    ResponderExcluir
  4. Quanto aos meus filhos, também fiz como você: desde cedo procurei ensinar-lhes a lidar com o dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a idéia.

    Bjos

    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Pronto, hoje dei o rpimeiro real à minha filha de 4 anos! Valeu! Já até comprei um cofrinho...

    ResponderExcluir
  7. Opa, já tinah o cofrinho,m as nnca tinha estabelecido uma mesada. Agora vou atra´s demoedinahs de 1 real, hehehhehe
    AMEI esse post.

    ResponderExcluir
  8. Gostei tanto da idéia que vou começar a trabalhar a educação financeira com meu filhote. Ele tem quase quatro anos, e seguidamente mexe no cofrinho dele e fala minhas moedinhas, mas sem noção de valores...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails