8.12.2011

Quarto sem berço - uma proposta Montessori

Situação hipotética : se tivesse de escolher um dos quartos abaixo para o seu bebê , qual seria?

Quarto 1

Quarto 2

Agora considere:

Quarto 1

 É realmente encantador, mas do ponto de vista dos estímulos sensório-motores é um ambiente pobre. O bebê fica o tempo todo encarcerado no berço, e tem sua visão encoberta por protetores acolchoados. Além disso, os brinquedos e quadros não estão ao seu alcance.
O que o pobrezinho consegue ver quando está no berço? Apenas o teto e a roupa de cama, que ainda por cima, traz tons pastéis

Quarto 2 

  Trata-se de  uma proposta ousada: um quarto de acordo com os princípios do método Montessori, para criar um ambiente rico e estimulante.  Tudo é concebido para o benefício do bebê, não para a conveniência dos adultos. Por isso, as cores são vibrantes; o chão é forrado com tatame e o berço foi substituído por uma cama de chão.

Revista Casa Cláudia Bebê


              Outras idéias, para se inspirar:





            Como preparar um cantinho Montessori                  

É muito fácil. Basta providenciar para que o quarto tenha os seguintes atributos:

  •  espaço seguro para o bebê se mover e explorar;
  •  cama de chão ( floor bed) - pode ser um colchão mesmo;
  •  móbile acima da cama;
  • espelho horizontal próximo à cama;
  • quadros e gravuras  afixados numa altura baixa, ao alcance dos olhos do bebê
  • prateleiras baixas
  • mobiliário infantil
  • dispositivo de engate, para manter a porta do quarto sempre aberta.
  •  tapete, para proporcionar ao bebê uma agradável ( e importante) experiência sensorial

 Agora, responda rápida e sinceramente: qual destes dois quartos você escolheria, se fosse um bebê? Opção A ou opção B?

Opção A
Opção B

117 comentários:

  1. Ah, e claro, se não der para fazer um quarto Montessori, escolha um cantinho da casa, e crie um ambiente estimulante para o bebê.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Júlia

    Que originais esses quartinhos! Lindos mesmo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que super novidade!
    Eu nunca tinha ouvido falar nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá marcelo. Maria Montessori ficou muito conhecida como educadora, ao desenvolver e a questão da interdisciplinaridade entre faixas etárias das crianças no processo de aprendizagem. Vale a pena dar uma pesquisada. Abraço, Reginaldo Lins - Cruz Alta - RS.

      Excluir
  4. Ah, se eu tivesse tido essa idéia antes... não teria comprado 3 berços!

    ResponderExcluir
  5. Se eu fosse o bebê, com certeza escolheria a opção A!!!!

    ResponderExcluir
  6. OK, Júlia, você me convenceu! Vou fazer um cantinho Montessori para meu filhote!

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Faz, que tu não vais te arrepender...

    ResponderExcluir
  8. Montessori é tudo de bom!!
    Sou uma apaixonada pelo método.
    Estou procurando sugestões de mobiles 'montessoris', alguem tem algo? Só acho matérias em inglês ou francês.. queria muito confeccionar uns móbiles montessorianos para estimular minha baby que está a caminho...

    ResponderExcluir
  9. Luiza,

    Nossa, que legal você já estar se preparando para a chegada de sua baby!
    Infelizmente, aqui no Brasil não se encontra uma única publicação sobre método Montessori (pelo menos, eu nunca achei). Enquanto que nos EUA, superabundam obras sobre o tema.
    Então, no caso do móbile montessoriano, o jeito é se inspirar nas fotos dos sites estrangeiros mesmo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas!! Meu filho tem um ano e meio e ainda dorme no berço! rs.
    nunca tinha pensando nestas dicas!!
    Quero montar um quarto com caminha, será q ja pode?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Larissa!

    Já pode dormir na caminha, sim!

    O ideal seria uma cama baixa, e com grade de proteção.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Realmente o quarto é muito legal, infelizmente, aqui em casa não daria certo. Minha cachorra ía fazer xixi na cama da minha filha, hahaha.. qd dou mole e deixo o quarto aberto, ela faz xixi no tapete dela. Mas, acho q qd n dá o importante e deixar a criança solta pela casa, sem ter medo da sujeira, pois afinal de contas como diz uma amiga minha, n tem remédio melhor do que pó, poeira, sujeira.... brincadeirinha... mas a criança precisa entrar em contato com essas coisas (claro q só a sujeirinha básica do dia a dia)pra ficar imune.
    Júlia quase n ficava no berço, o negócio dela era sair rastejando pela casa, por isso suas roupas n duravam muito, mas valeu muito a pena.

    ResponderExcluir
  13. Nanda

    hahaha, assim tu me matas de rir, hahaha.

    ResponderExcluir
  14. Fantástica essa proposta do quarto sem berço!!! Sem falar que também é muito econômica...

    ResponderExcluir
  15. Aqui em casa é cama compartilhada até dois anos e depois caminha. Meus dois filhotes com um ano já conseguiam sair da cama sozinhos,então, sem bronca! Acho a proposta Montessori (não só essa, mas o método todo) uma coisa maravilhosa, e tenho adaptado muitos cantinhos pra eles. O principal é oc antinho dos livros. Naestante eles tem acesso a todos os livros, classificados por textura: pano, plastico (de banho), cartonado e de papel. É uma festa! Meu menor prefere esse cantinho à caixa de brinquedos. Qualquer hora posto as fotos. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Luciana, posta as fotos do cantinho. Estou louca pra ver!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Emilia, tdo bem? como fica a questao dos insetos no chão???

      Excluir
    2. Oi, Natália

      Muitas mamães usam mosquiteiros. É uma questão de saber avaliar o real perigo das pragas rasteiras. Apesar de que elas também sobem nos berços, é bom lembrar. Então faça uma avaliação: se os insetos rasteiros forem perigosos, creio que a segurança vem em primeiro lugar.

      Excluir
    3. Olha fiquei sabendo de uma amiga , que quando chegou no quarto, estava uma barata bem na cama dela, em um berço é muito mais dificil, fica ai aquilo que tenh medo, e tambem, quanto as cadeiras e vel(mosquiteiro), essa criança pode muito bem se pendurar em algum objeto ou movel perigoso

      Excluir
    4. Olha fiquei sabendo de uma amiga , que quando chegou no quarto, estava uma barata bem na cama dela, em um berço é muito mais dificil, fica ai aquilo que tenh medo, e tambem, quanto as cadeiras e vel(mosquiteiro), essa criança pode muito bem se pendurar em algum objeto ou movel perigoso

      Excluir
    5. Por isso que os quartinhos montessorianos não possuem móveis. E vale lembrar que muitos bebês caem do berço, ao tentarem sair/ escalar. É um tipo de acidente muito frequente que às vezes, acaba em tragédia, como podem confirmar médicos de pronto-socorro. Então tem de avaliar o custo benefício de manter ou excluir o berço.

      Excluir
  18. Puxa, Emília, que legal!!!
    Eu posso publicar a foto do quarto da sua filha?
    É muito importante os leitores verem que essas propostas realmente funcionam na prática, que não é coisa só de americano...
    Aguardo contato. Meu email: ensineseubebe@gmail.com

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  19. A Julia, claro!
    Vou fazer os registros e te mandarei em breve.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Emilia,

    Cheguei aqui por indicação de amiga-virtual querida-blogueira! Adorei o seu post e ha algum tempo escrevi sobre a aplicação da pedagogia montessoriana em casa, especialmente no quarto, neste link aqui

    http://journalbebe.blogspot.com/2011/04/um-outro-conceito-sobre-quartos-de.html

    Seu post esta incrivel e aproveitei para compartilha-lho no FB!
    Estou te linkando para ler com mais calma o seu cantinho (adoravel!).

    Bisous : )

    ResponderExcluir
  21. Ops, saiu como anônimo, pois não fez o link com o meu blog... Sou Ana Paula, mãe da Béatrice!

    ResponderExcluir
  22. Oi Julia, cheguei aqui através da indicaçao da Ana da França. Amei o post. Estou me mudando final do mes, mostrei p meu marido e ele tb adorou a ideia. Vamos implantar isso la no quartito do nosso filho.
    So uma dùvida. Eles nao rolam e caem do colchao? Meu filho se mexe mt no berço, muda p 90°, 180 e 360°, fiquei pensando como seria isso no colchao..Alguma sugestao?

    bjo!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Daniela!

    Respondendo à sua dúvida, eles rolam, sim! A solução é fazer um "degradé" de travesseiros. Por exemplo, você põe um travesseiro entre o colchão e o tapete. Assim, o bebê passa de uma camada a outra. Veja bem, ele não cai, só passa, pois o desnível entre colchão e travesseiro e entre travesseiro e tapete é sutil. Deu pra entender?
    Algumas mães optam por unir dois colchões, e outras forram todo o piso do quarto com espuma e napa. Aí, o quarto todo vira uma cama gigante.
    Engraçado, não é?
    Em breve vou postar fotos de quartos sem berço, feitos por amigas minhas, e elas vão contar como é a experiência de um quarto sem berço. Não perca, porque vai ser muito esclarecedor!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. amei esses quartos, evitariamos os problemas que estamos tendo agora:
    1-o berço ja foi pro meu quarto
    2-sarah ta cada dia mais arredia pra ficar no berço
    3-sinto que falta liberdade pra minha filha

    Amei!Preciso convencer meu marido!rsss

    ResponderExcluir
  25. Amiga eu ia postar um aasunto falando sobre a minha opnião de um "quartinho perfeito" para o bebê (tipo o que você postou) mas não tinha ideia e nunca ouvir falar de que já havia uma proposta Montessori (nem sabia sobre este tema) amei todo o post e aprendi muito aqui, e quando tiver meu primeiro filinho imagina como será seu quartinho? rsrs. Julia você é demais :) amo você!
    Agora vou estudar mais sobre a proposta montessori e juntar com o post que já estava bolando e aí você vai ver um blog falando sobre este assunto aqui no Brasil rsrr

    ResponderExcluir
  26. Julia seu blog virou minha bíblia. Meu nome é Gisele tenho 26 anos e tenho minha Angélica de 01 e 1 mês. Já li seu blog de trás pra frente e o que consigo fazer vou adaptando a nossa realidade. Minha filha tem um quartinho só dela e estou aplicando aos poucos o método, e vejo que ela está adorando as novidades. Quero começar o da leitura também, mas não acho o livro em lugar nenhum. Será que alguém pode me enviar uma cópia? Meu email é gimendes22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, Gisele

    Que bom que você, ainda tão jovem, compreende a importância de estimular seu bebê. Que bom que gostou do blog. Ele é feito pensando em mães e pais como você.

    Infelizmente o livro que você mencionou está esgotado, mas é possível baixar uma versão em espanhol aqui:

    http://www.4shared.com/document/xZ8dZDlB/Cmo_Ensear_A_Leer_A_Su_Beb.html

    Espero ter ajudado

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Meninas, criamos um grupo no FB...lá estamos dando dicas e colocando fotos dos nossos quartos, queremos dicas e compartilhar ideias, pensamentos!

    Participem!

    https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

    O nome do grupo é "Montessori para mamães"

    ResponderExcluir
  29. Olá Julia!
    Gostaria de saber se vc teria alguma sugestão para a mamãe aqui que está esperando o segundo bebê. Quando o Francisco nascer a Manuela terá 1 ano e 10 meses e ela dorme em um berço convencional atualmente. Eu adorei essas ideias,mas tenho receio pela diferença de idade entre eles.
    Obrigada Renata

    ResponderExcluir
  30. Olá, Renata

    Eu não sei se entendi bem a sua pergunta. Os irmãos ficarão no mesmo quarto? Você quer por a sua filha no colchão, e deixar o bebê no bercinho? Ou quer colocar os dois irmãos no mesmo quarto, um em cada colchão? É isso?

    Aguardo sua resposta

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. É isso Júlia! Quero colocar os dois irmãos no mesmo quarto,um em cada colchão. Mas tenho medo de que a minha filha mais velha machuque o bebê, então eu não sei como fazer com os dois de idade diferente dividindo o mesmo espaço montessori de maneira segura.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Renata

    O grande perigo é sua filha carregar o bebê, que além de totalmente indefeso, estará acessível demais a ela. Nesse caso, o berço seria uma proteção.

    Se o bebê ficar no colchão, a maninha terá de dormir em outro cômodo.

    Mas se ela não dispõe de um quarto só para si, então é melhor deixar o bebê no berço e a maninha numa caminha. Nesse, caso você faria um cantinho montessori para o bebê usufruir durante o dia. Seria igualmente benéfico.

    Se puder mande um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu lhe enviarei algumas fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi, Ana. Muito legal seu blog e suas dicas. Elas me fizeram repensar muito as brincadeiras que tenho com minha filha de 2 anos, e com certeza vou redecorar o quarto dela. Uma pergunta: você tem alguma dica de site ou loja onde podemos encontrar brinquedos educativos? Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Fernanda!

    Eu conheço a loja Pirlimpimpim. Nunca comprei por lá, mas tenho uma amiga que já comprou. Aqui vai o link:

    http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Meu filho já não é mais um bebê, está com 4 anos, e tem um quartinho assim com seus brinquedos. Acredito que mesmo as crianças mais crescidinhas se beneficiam bastante com esta proposta.

    ResponderExcluir
  36. Oi Ana Julia, tudo bem?
    Como seria a proposta de um quarto a la Montessori para bebês de 0 a 6 meses? se puder, me envie fotos...Tenho uma filha de 2 anos e ela já tem os cantinhos dela, e para o quarto do caçula ainda estou perdida. O berço ta aqui encostado , com estrado quebrado, vamos ver se vale a pena consertar!
    beijos
    priscillajf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá, Priscila

    Para bebês de 0 a 6 meses o quarto Montessori é exatamente como descrevi nesse post.

    Fique ligada por aqui, que em breve vou escrver mais um post sobre sobre o assunto, respondendo às dúvidas mais frequentes dos leitores.

    Beijão

    ResponderExcluir
  38. então ao inves de consertar o berço vou comprar um espelho e o tapete !!
    brigada querida, fico aguardando ansiosa o novo post!
    beijos

    ResponderExcluir
  39. Adorei a proposta Montessori! Minha filha está com 1 ano e 1 mês,e está começando a querer sair do berço qdo acorda pela manhã. O berço dela vira caminha,mas ela ainda se mexe muito ao dormir,talvez seja uma solução por enquanto deixá-la dormir em um colchão no chão(acho que ela vai adorar!)
    Gostaria de parabenizá-la pelo blog. Excelente.

    ResponderExcluir
  40. Oi, amiguinha
    Também acho que sua filha vai adorar dormir no colchão. Vai ajudar a fazer a transição do berço para a caminha.

    Depois volte aqui e conte as novidades pra gente!

    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Olá,
    Conheci hoje seu blog e depois de ler o post queria deixar aqui minha experiência. Tenho uma filha de 10 meses que nunca teve berço - dorme num futon no chão desde que nasceu. Fizemos instintivamente um quarto Montessori, pois sempre me incomodei com aquela ideia de quarto tradicional, na qual o bebê fica preso no berço. E até aqui a experiência tem sido ótima: ela entra e sai da cama quando quer, fica brincando sozinha pelo quarto quando acorda e é um bebê super independente. Posso deitar na cama com ela para amamentar ou ler historinhas quando quiser. Super recomendo! Se quiserem posso mandar uma foto do quartinho dela. beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou pensando em fazer um quarto assim para meu bebê, você poderia me mandar a foto? reborduam@gmail.com. obrigada

      Excluir
  42. Nossa, Júlia, que legal!

    Claro que quero ver a foto do quarto da sua filha! E também queria que você nos contasse um pouco mais da sua experiência. Aceita?

    Meu email : ensineseubebe@gmail.com

    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  43. sinceramente parece um acampamento esses colchões no chão.. Dessas opções a menos pior é o com flores.. Parece que a pessoa acabou de se mudar e jogou um colchão no chão pra criança dormir.. Pra mim ficou uma bagunça.. talvez um quarto assim seria melhor para uma criança de 4 anos em diante qdo realmente sabe brincar e juntar seus brinquedos..

    ResponderExcluir
  44. Olá, Anônima

    É realmente preocupante o conceito que você tem de bagunça. Dá a impressão de que olhou somente as fotos, mas não leu nada do texto...

    Sabe, nós aqui estamos mais preocupados com o desenvolvimento neurológico de nossos bebês do que com a decoração, entende?

    ResponderExcluir
  45. Cecília, concordo!

    Imagina se a anônima vir o que fiz com minha sala! Vai ficar horrorizada, hahaha.

    Minha dica para quem tem padrões muito rígidos com a arrumação é que relaxe e curta a vida! É tão bom! Eu quero mais é rolar no chão com minhas filhas, dormir em quarto com jeito de acampamento. Quero é VIVER a vida, aproveitar a infância das minhas filhas. Depois que elas crescerem vou ter toda uma vida com quartos impecavelmente arrumados.

    Ah, e discordo veementemente de que os quartos acima sejam bagunçados!

    Carpe diem, minha gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Julia,
      Tem foto da sua sala no site? Sou nojvata aqui e estou amando. Ja encomendei o livro do Doman e estou pensando em mudar o quarto. Meu filhote tem 1 ano, mas rola demais. Tenho cameras que filman o quarto e o berco dele e cada vem que o vejo esta numa posicao diferente. Tenho medo de ele sair do colchao e acordar de vez durante a noite. Pois se ele chora no berco de madrugada, meu esposo acompanha na camera o que esta acontece do, deixamos chorar um pouco e ele volta a dormir rapidinho.

      Waleska

      Excluir
    2. Oi, amiguinha, tem fotos sim:

      http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/09/loucuras-que-uma-mae-faz_12.html

      e aqui também :

      http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2011/07/minha-sala-ta-avacalhada.html


      Beijinhos

      Excluir
  46. Muito legal! sem saber eu montei um quarto montessoriano prá minha filha. =) Bjus, Estef.

    ResponderExcluir
  47. Muito legal! sem saber eu montei um quarto montessoriano prá minha filha. =) Bjus, Estef.

    ResponderExcluir
  48. muito legal a ideia do quarto.Acho que o quarto da criança deve atender às necessidades dela e nao dos pais,a maioria dos pais sonham em quartos como eles projetam sem levar em consideração a necessidade da criança, principalmente com relação à aprendizagem muitos não percebem essas questões como a psicomotricidade,um ambiente lúdico e colorido por exemplo.

    ResponderExcluir
  49. A Julia, bom dia, tenho uma dúvida, a partir de que idade posso deixar meu filho em um quarto feito nesses moldes, o nosso (a) ainda não nasceu, pensamos em deixar conosco no quarto nos primeiros três meses mais ou menos, e depois já passar para o quartinho dele(a) será que já "rola" ficar em um quarto montessoriano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sim, o quarto Montessori está perfeitamente adequado a bebês de 3 meses (e até menos). Afinal, "nas primeiras semanas de vida, a maioria dos bebês se move mais durante o sono do que durante as horas de vigília. Esse precioso tempo ficará perdido, se criarmos um ambiente no qual o bebê não pode se mover" (Glenn Doman, 2006).

      Abraços

      Excluir
  50. olá! adorei a a ideia... só queria saber: o colchão vai direto no chão??? ou uso o lastro do berço?? e pr não cair qdo dormir acho que teria que colocar umas almofadas né... meu bebê tem um ano e sete meses e se mexe mto dormindo.
    Se puderes me dar umas dicas!!

    Valeu mesmo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  51. Olá, Simone!

    Muitas mães colocam o colchão sobre um tatame, outras, sobre um estrado, varia muito. Mas a maioria põe diretamente sobre o chão. vai depender muito da temperatura do quarto.

    Outra opção seria usar uma caminha bem baixa. Veja a proposta montessoriana para criancinhas:

    http://journalbebe.blogspot.com.br/2011/04/um-outro-conceito-sobre-quartos-de.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  52. Oi Ana Julia,

    Estou grávida do meu segundo filho. O primeiro teve cama no chão e nenhum berço. Adorei a experiência e estou querendo fazer isso com o segundo mas estou sem saber como. São 7 anos de diferença e vão dividir o quarto. O que me preocupa é que o quarto de meninos de 7 anos tem brinquedos "perigosos" para um bebezinho explorar, não?
    Pode me dar alguma luz?
    Obrigada,
    Dandara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiguinha,

      Parabéns pelo bebê que está a caminho.
      Quanto à experiência de dividir o quarto com o irmão, gostaria de te enviar uma foto, e trocar algumas idéias com você. Por favor, envie um email para

      ensineseubebe@gmail.com

      Vou aguardar. Beijos.

      Excluir
  53. Olha, sinceramente? Não quero jogar confetes, mas seu blog é, simplesmente, sen-sa-cio-nal!!! Parabéns! Que Deus continue te dando pic pra escrever...hehe.
    Eu entrei hoje na internet pra pesquisar sobre como alfabetizar um adulto e me deparei com o seu blog sem querer...rs. Acabei percebendo que minha filhinha também precisa de mim. Vou fazer as palavras magnéticas pra colar na geladeira, ela adora ficar lá mexendo nos imas de aniversários. E também vou me aventurar num quarto novo. Ela acabou de fazer 1 aninho e realmente tenho notado que o berço se transformou numa prisão, ela não suporta ficar lá.
    Bom, procurei dicas suas sobre um tema importante no momento para mim: fraldas.
    Vc tem alguma dica legal pra eu tirar a fralda da Gabi?
    Muuuuuuuuuuuuito obrigada!
    Bjs,
    Aleteia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiguinha!

      Puxa, adorei essa chuva de confete. Tava precisando de uma injeção de ânimo. Valeu, mesmo.
      Olha, quanto ao desfralde, a primeira coisa que deve ser observada, é se sua filha ainda molha a fralda durante a noite. Fazer xixi de noite é um sinal de que os esfíncteres ainda estão imaturos. Normalmente a criança só começa a ter um controle da bixiga em torno de 1 ano e meio, no mínimo. Ou seja, tua filha ainda está muito novinha. Mas se tu já quiseres ir pensando sobre o assunto, eu tenho, sim, dicas interessantes. Manda um email para ensineseubebe@gmail.com , para trocarmos mais uma idéia sobre o assunto. Bjs.

      Excluir
  54. XIII....ela ainda faz muuuuito xixi a noite....vou escrever pra vc! E amanha começarei com os cartões. Bjs

    ResponderExcluir
  55. Oi! Não há risco de a criança rolar da floor bed e acabar se machucando?

    ResponderExcluir
  56. Oi, Bárbara

    A solução é fazer um "degradé" de travesseiros. Por exemplo, você põe um travesseiro entre o colchão e o tapete. Assim, o bebê passa de uma camada a outra. Veja bem, ele não cai, só passa, pois o desnível entre colchão e travesseiro e entre travesseiro e tapete é sutil. Deu pra entender?
    Algumas mães optam por unir dois colchões, e outras forram todo o piso do quarto com espuma e napa. Aí, o quarto todo vira uma cama gigante.
    Engraçado, não é?

    E é sempre bom lembrarmos que os bebês se machucam muito mais nas grades do berço, onde dão cabeçadas e prendem os braços frequentemente.

    Visite o grupo MONTESSORI PARA MAMÃES, no Facebook, você vai adorar!
    O link é este:

    https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

    Beijos

    ResponderExcluir
  57. essa proposta não pode ser para crianças maiores de 8 anos? tenho um menino de 10 anos e um de 10 mêses,gostaria de fazer algo assim,estou reformando a casa e procurando uma alternativa para tirar o bêbe do meu quarto,mas ele não gosta muito do berço! será que ficaria ruim para o mais velho,ou perigoso para o mais novo..gostei muito da idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode por o mais velho num colchão sobre um tatame de madeira (tipo cama japonesa). Fica um charme! E o bebê fica do jeitinho Montessori. Não acho que teria prejuízo pro mais velho, não. A não ser que ele não goste da idéia, pois já tem a sua cama, o seu espaço...
      Se o irmão mais velho tem bom comportamento e maturidade, não acho perigoso os dois juntos, não.

      Beijos

      Excluir
    2. legal! estou analisando aqui com o mais velho..ele é bastante cuidadoso com o irmão,acho até mais seguro do que colocar na cama,o dificil agora é convêncer o pai que não sei porque acho que tem medo de bichos sei lá não está gostando da idéia,mas no final quem manda mesmo somos nos né! as mulheres.
      obrigada! bjs

      Excluir
  58. Adorei! Como é bom aprender, quebrar paradigmas... Ainda bem que nem comecei a decoração do quarto do meu filho (ainda na minha barriga). Bjs

    ResponderExcluir
  59. Eu não tenho filhos, nem estou grávida, mas estou rodeada de grávidas e recém-mamães, então é o assunto em pauta.
    Qual seria a solução para ter um quarto assim e um cachorro curioso. Delicadíssimo, calma, manhoso, mas muito curioso? Apoooosto que os dois dormiriam juntos na cama. Será que há solução?
    Não sou das mais nojentas, mas será que não teria muito pelo dele (sim, ele solta bastante pêlo) e isso poderia prejudicar a saúde de um recém-nascido?

    ")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Clara.

      Bem, a recomendação é pôr um protetor de porta, daqueles que as pessoas usam na porta da cozinha, ou nas escadas, para proteger as crianças. O adulto entra facilmente, mas o cachorro, não.

      Excluir
    2. É, pode ser. E para o cachorro não acordar o bebê (mais ainda) durante a noite, é só fechar a porta do quarto, rs.

      ")

      Excluir
  60. Parabéns Ana Júlia, realmente seu blog é muito interessante e instrutivo, estou me esbaldando e lendo todos os seus posts, meus dois filhos mais velhos que agora tem 19 anos (minha filha) e 16 anos (meu filho) foram alfabetizados no método Montessori e posso dizer que fiquei muito satisfeita com a percepção da organização, inteligência, estímulo, motricidade e muito mais que o método oferece, as proprietárias da Escola que estudaram são apaixonadas pelo método, e agora depois de 16 anos estou eu com mais um baby, de 9 meses, rsrs...e estou aqui babando e tentando aproveitar cada dica para por em prática com meu bebê, obrigada por me informar...e seu blog foi indicado no Facebook pela Angi, do blog Mãe de Guri, outra que merece minha admiração....bjokas mil e continue postando..que estarei aqui aguardando novidades...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Yara, você é tão nova e já tem um filho de 19! E agora com um bebê, hahahaha. Adorei tua história. Uma vez conheci uma mãe assim. Quando ela disse que tinha um filho de 20, quase caí pra trás. Parabéns!!! Olha, não deixe de visitar o grupo Montessori para mamães no facebook. É só solicitar participação. Beijo!

      Excluir
    2. Luciane,

      Sou nova no blog e estou iniciando minhas pesquisas sobre o método Montessori. Será que podemos conversar mais sobre sua experiência? Meu filho tem 4 meses e meio e acho que serpa produtivo pra mim, se vc não se importar, já que seus "babies" são praticamente adultos que usaram o método.
      E Ana Júlia, seu blog está me inspirando a ser uma mãe menos "acomodada" nos padrões, obrigada. Não vou tirar meu bebê do berço por enquanto, preciso preparar o quarto primeiro (o chão é frio por exemplo, vou ter que cuidar disso primeiro), mas eu nunca fui adepta de protetores de berço, por uma questão de segurança, o border do quarto fica na altura dos olhos dele e a parede é em degradê de azul,para acalmar e ao mesmo tempo estimular a percepção da sutil diferença entre as cores. Fiquei feliz em saber que meu senso estético contribuiram inconscientemente para criar um bom ambiente, vou pesquisar aqui mais dicas sobre espaços para serem usufruidos durante o dia e estimulá-lo da melhor forma possível.
      Grande abraço a vcs!

      Excluir
    3. Fantástica a sua iniciativa! Só posso te parabenizar!

      Excluir
  61. Olaaaaa, Adorei seu blog e suas sugestões, ahhhh e o bate papo com mamães também. Sou vovó coruja, e estou montando uma sala de brinquedos e tv aqui em casa pro meu netinho, que só tem 4 meses, mas tenho bastante espaço sobrando em casa e estava procurando idéias pra decorar de forma que acompanhe o crescimento dele, e fosse um espaço pra ele dormir e brincar na minha casa. Quase comprei um cercadinho e berço desmontável, mas agora vou montar um espaço montessori pra ele. Adoreiiii !!! Depois mando fotinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida

      Parabéns pela juventude! Você não é vovó coruja, não. É vovó-águia, tem uma visão que enxerga longe! Alegria te ter por aqui!

      Excluir
  62. oi Ana Julia, oi pessoal!
    Meu bebê tem 2 meses e quase 3 semanas, desde a gentação ensaio colocar ele num quarto montessorri, aplicar os ensinamentos do Doman, e tudo foi entrando aos pouquinhos. Hoje, pela primeira vez, coloquei o colchão no chão, o espelho do lado da cama, e um mobile no teto. Gostaria de compartilhar a experiência com vocês.
    O quarto do meu bebê tem papel de parede em todas as paredes, um pale super chamativo, muito bonito, com centanas de tipos de bichinhos. Achava estranho que ele nunca tinha olhado pra parede e se encantado, nem mesmo com a faixa que é praticamente uma pintura, de bichos bem grandes.
    A primeira coisa que fiz hoje, foi colocar o colchão no chão, antes do espelho e do mobile. Quando o coloquei sobre o colchão no chão, ele parecia estar em outro ambiente, em outra atmosfera... seus olhinhos corriam o quarto e ele não parava de sorrir e balbuciar! Quando coloquei o espelho ele ficou por muito tempo se observando. Até hoje ele nunca tinha ficado no quarto sozinho, a não ser dormindo ou com o mobile ligado! Foi inédito! Ele ficou la horas encantado! Eu até consegui almoçar! hehehehe
    Estou garimpando muito na internet e achando muitos links legais, que tem me inspirado assim como você Ana.
    Agradeço enormemente por disponibilizar seu conhecimento para nos.
    Assim que o quartinho ficar pronto eu mando uma foto pra você colocar no site se precisar. E caso queira posso te passar varios linjs interessantes que achei, mas acredito que você ja deve ter quase tudo.
    Obrigada novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que testemunho lindo, colega! Seu bebê descobriu uma outra dimensão da vida. Olha, eu quero muito publicar as suas fotos, pois muitas mães acham que o colchão no chão é só para bebês maiores, de 1 ano. Então a sua experiência com um bebê bem novinho será importantíssima para nós. Vou aguardar as fotos, OK?

      Excluir
  63. Oi Ana júlia. Eu estou documentando o processo de montagem do quarto. Todos os dias dessa semana eu e meu marido estamos empenhados na montagem. Assim que acabar te mando as fotos e tu escolhe as que quiser por no site. Vou precisar de correções pois tem muita coisa que pode estar errada.
    Eu só não fiz o quarto antes pois logo após o parto teria dificuldade em abaixar e levantar para pegá-lo, não fosse isso ele ja estaria aproveitando. Me arrependo de ter levado 2 meses e meio pra fazer.
    Obrigada novamente.
    Bj

    ResponderExcluir
  64. Oi, Ane, mande as fotos,sim. Vou adorar.

    Não se arrependa, não. A idade da sua filha está perfeita para o quartinho. Além do mais, o período do pós-parto puxa muito da mulher. Olha, eu quero muito publicar a foto do seu quartinho e te fazer algumas perguntas sobre a tua experiência. Vou aguardar ansiosa.

    Ah, Ane, tu já conheces o grupo Montessori para Mamães, no Facebook? Se ainda não, solicita participação, que tu vais adorar.

    Parabéns!

    Bjbj

    ResponderExcluir
  65. Olá pessoal, meu nome é Mariana tenho 28 anos, sou nova aqui e tenho um casal de gêmeos de 1 ano e 27 dias. Estou amando as dicas, posts, comentários..etc. Montei pra Nathalia e Renato apenas um quarto tradicional mesmo(por enquanto). Uso muito os berços durante toda a rotina do dia, percebo que eles gotam de ficar lá, claro que não por longos períodos né, mas estão acostumados. Qd começaram a se arrastar, já coloquei na sala o tapete de EVA, eles adoravam, assim logo aprenderam a pegar coisas, engatinhar, sentar e andar. Minha princesa andou com 8 e meio. O menino demorou mais a andar, foi com 11+ meses, mas ele desde cedo se pendura em tudo que consegue, tem muita agilidade, força e já fala várias coisinhas até responde e imita nas nossas musiquinhas. Nós: pai, mãe, vovós sempre incentivamos a brincar no chão, em vez de ficar no braço o tempo todo. No momento, estamos fazendo o seguinte para variar os espaços para brincarem. Limitamos a sala com móveis nas passagens e colocamos seus brinquedos, eles gostam e também no quarto deles, lá não tem mas o tapete, é no chão mesmo. Brincam bastante tempo lá. Só tomei conhecimento do modelo Montessori ontem por acaso, postado por uma mãe no site Baby center, ameeei. Já comentei com meu companheiro e até conversamos sobre de que forma ficaria, não sei se tão breve faremos a mudança, mas que é uma otima sugestão é sim. Principalmente para o pequeno astuto Renato, desde 7 meses baixamos ao máximo o estrado do berço dele, mas ele se pendura, se debruça nas grades, já havia pensado em transformar logo de vez o berço em cama, que é o caso do berço (p/ crianças até 5 anos), mas tenho receio dele cair, embora ensinei ele a descer do sofá, ele faz direitinho e antes de ontem, ví ele tentando e conseguindo descer da minha cama (eu estava com ele claroo), é super alta (box king) mas ele se segura no lençol e vai escorregando, e se esticando até tocar os pés no chão, então? Acham que ele ainda cai da caminha baixa. A pequena Nathalia ainda precisa ser mais treinada para a mudança, mas bbs aprendem loogo.
    Com certeza ficarei acompanhando este blog, super fantástico!!! Parabéns a todos que o fazem tão legal. Depois mando umas fotos dos meus pequenos... bjão
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Mari! Fico feliz de saber que vc fomentou o desenvolvimento dos seus pequenos no primeiro ano de vida, que eh o mais importante. Parab'ens!

      Excluir
  66. Ana Júlia, td bem?
    O quarto tá quase pronto, logo mando uma panorâmica pra você, falta só o almofadão ou colchãozão que vai forrar o chão do quarto todo. Tô passando pra te perguntar uma coisa: fiz os cartões pro método doman de ensinar a ler, mas no livro não fala a idade ideal. E aí? Três meses é cedo será? ? ? Quando eu começo? HELP!!!
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  67. Oi, Ane! Tô na expectativa do quartinho, e vou querer saber da sua experiência com o bebê nesse novo ambiente.

    Aninha, sobre os cartões de leitura, me manda um email, que quero te passar umas informações. Bjs.

    ResponderExcluir
  68. Oi Ana Júlia! Preciso dizer que estou apaixonada pelo seu blog? Não, né? Fiquei sabendo dele por esse post que caiu do céu na minha vida!

    Na verdade eu já fazia isso, mas achava só que era doida... rsss Tenho gêmeas de 1 ano e 3 meses e sempre praticamos cama compartilhada, mas começou a ficar levemente apertado e depois de desistir dos berços fomos os quatro para o chão! Eu e meu marido no nosso colchão e cada uma no seu. Se elas nos querem vem engatinhando e se acordam de manhã e querem brincar vão para os brinquedinhos e só vem chamar para trocar fraldas ou comer. Com as dicas daqui melhorei bem o espaço, com os brinquedos, um colchão para cada, almofadas para elas escalarem... E está fazendo toda a diferença! Uma delas tem algumas dificuldades, faz acompanhamento com neuro, fono, fisio... quando disse como estimulo elas em casa, primeiro com meu instinto de mãe mesmo, depois com muitas das suas dicas, ficaram bastante satisfeitas e pediram para eu continuar! Estou meio perdida ainda com o método Doman, mas sinto os benefícios também!

    Muuuito obrigada!

    ResponderExcluir
  69. oi Ana Júlia, eu de novo.
    Mandei o email contando minha experiência até afora com o doman e montessori e a quetão dos idiomas. Tirei várias fotos mas o quarto tá tão cheio de coisas que acho que vai ser difícil entender direito hehehe
    Vou te mandar várias fotos e tu escolhe alguma se tu quiser postar no blog fique à vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  70. Oi, sou pedagoga e alguém comentou que não conhece nenhuma publicação em português sobre o método de Maria Montessori, eu tenho uma revista antiga chamada "Memória da Pedagogia - Maria Montessori: o indivíduo em liberdade". Ela é bem antiga, mas acredito que ainda possa ser encontrada no site da Editora Duetto. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande dica!!! Valeu, Lisandra!

      Excluir
    2. Aqui deixo o link da Editora Duetto, onde ainda é possível comprar a revista sobre o método Montessori.

      https://www.lojaduetto.com.br/produtos/?categoria=13

      Excluir
    3. Que legal! Adorei essa dica! Preciosa!

      Excluir
  71. Olá, eu entendi a proposta e achei super interessante. Mas fico pensando... a cama de chão pra recém-nascido é aconselhavel?

    ResponderExcluir
  72. Oi Ana!
    Estou encantada com o seu blog e gostaria de parabenizá-la belo belíssimo trabalho! Sou pedagoga e ainda não tinha lido nada referente a aplicação do método Montessori em casa.
    Sou casada a três anos e estou sonhando com um "filhote".
    Amei tudo!!!
    O meu e-mail para que possamos trocar figurinhas é : maiacunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Olá, Ana Júlia! Me apaixonei pelo seu blog e pela filosoia montessori. Aminha Isadora chega em maio, e estou pesquisando tudo que posso pra criar um cantinho aconchegante pra ela. Gostaria de uma dica sua, vc acha que devo colocar comôda e guarda roupa no quartinho?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danúbia!

      Pode colocar cômoda e guarda-roupa, sim, querida. Ah, e não deixe de visitar o grupo Montessori para Mamães no Facebook. Você vai amar. Para entrar, basta solicitar participação.

      beijos

      Excluir
  74. Olá, Ana Júlia! Venho acompanhando seu blog desde que iniciei as pesquisas sobre método Montessori. Estou querendo colocá-lo em prática no quarto da minha pequena de 1 ano 1mês. Porém gostaria de tirar algumas dúvidas... Ela já anda, qual seria o tamanho legal de espelho- vou comprar de acrílico, já que ela gosta de arremessar coisas. Tenho uma pergunta tb, mas é sobre o desenvolvimento, como vc tem 2 filhas acho que pode me ajudar. Ela não gosta que ensine as coisas, fica irritada e agressiva. Tipo colocar blocos dentro da caixa ou então quando eu arrumo as peçinhas, ela se irrita e espalha tudo... Alguma idéia se isso é comum? Desculpe a exploração, mas não entendo nada de crianças e a última vez que me sugeriram algo foi para dar dipirona que dá sono e acalma (sem comentários). Desde agradeço a atenção. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mazinha

      Como sua filha ja anda, seria interessante usar um espelho na vertical. O tamanho deve ser suficiente para que ela veja o proprio corpo por inteiro.

      Quanto `a irritabilidade, nao vi nada de anormal nos exemplos que voce mencionou.

      Beijo

      Excluir
  75. Julia,
    compensa fazer um quarto montessoriano para uma criança de 2 anos ou já passou minha epoca? rsrs
    Só não entendo bem a importancia do espelho, seria na vertical ou horizontal? Adorei as fotos, continue postando!
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O quarto montessoriano para a criancinha de dois anos é um pouco diferente: tem espelho na vertical, caminha e mesinha e cadeirinhas. Dá uma olhada nesses dois exemplos:

      http://journalbebe.blogspot.com.br/2011/04/um-outro-conceito-sobre-quartos-de.html

      http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/2012/04/inspiracao-montessori-publicado-no-blog.html

      http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/2012/04/decoracao-desafio-e-desenvolvimento.html

      Abraços

      Excluir
  76. olá adorei o blog estou adaptando o quarto dos meus filhos de acordo com a pedagogia montessoriana; são três meninos de idades diferentes: o mais novo tem 1 ano, o do meio tem 3, e o mais velho tem 6 e começou a ir a escola este ano. Alguém tem alguma sugestão de como posso adaptar o espaço de maneira que os três possam compartilhar ???bjos!

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Oi Ana, adorei o blog e li todos os comentários deste post em busca de luz para minha dúvida...

    ResponderExcluir
  79. Minha dúvida é quanto a um quarto para gemeos. Inicialmente havia pensado em colocar um colchão queen ou King size, para a família toda aproveitar. Mas me veio a dúvida: e na hora de dormir? Cada um tem seu cobertor? E como fica a questão de serem 2 bebes? Meus filhos tem 4,5 meses. Ou será melhor colocar dois colchões de solteiro? Vc conhece alguma experiência, testemunho de quarto montessori para gemeos? Obrigada e parabéns pelo blog! Já mandei uma solicitação no grupo do facebook, estou aguardando ser aceita!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Marta

      Muitas mães desejam fazer um quartinho Montessori para seus bebês gêmeos, mas ficam com dúvidas. Bem, o que eu tenho visto por aí, é um colchãozinho para cada bebê. É questão de segurança, mesmo.

      Existe uma proposta de cama compartilhada no chão, interessante. Faz o seguinte: me envia um email, que eu te mando algumas fotos (dessa proposta de cama compartilhada à la Montessori e de quartinhos de gêmeos).

      Meu email: ensineseubebe@gmail.com

      Abraços

      Excluir
  80. Minha filha e terrivelmente traquina rsss então nunca deu certo a cama no chão pq ela se entalava embaixo da cômoda e outras coisas mais por ser ligada no 220 e muito arteira, também as 3 cachorras dormiam mais na cama e as vezes xixaram também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, há crianças que não se adaptam na caminha no chão, e ficam levantando de 5 em 5 minutos. Nesse caso pode ser melhor usar o berço.

      Abs

      Excluir
  81. No mais o quarto e totalmente montessori e ela fazia as atividades de frente para o espelhado do meu quarto pis no dela não tem parede livre para um espelho mais colei adesivos espelhados pequenos e antes de um ano ela já ficava feliz de passar na frente do espelho, hoje com 1 ano e 4 meses foi para escola montessoriana e se adaptou super bem mesmo pq e a cara do quarto dela!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails