11.26.2010

Como Estimular a Fala do Bebê - Parte 2



Dicas de Glenn  e Janet Doman:

Faça Isso

1) Sempre preste atenção aos sons que o bebê faz;
2) Olhe-o, enquanto ele fala;
3) Responda ao que o bebê está dizendo;
4) Receba com entusiasmo cada esforço que ele  faz para falar;
5) Atribua significado àqueles sons específicos que ele diz repetidamente (por ex., se ele diz com frequencia o som "mo", atribua a esse som o significado "mamãe". Toda vez que ele pronunciar "mo", atenda como se ele estivesse chamando por você: "Que foi? Chamou a mamãe? A mamãe tá aqui"). Atribua significado a outros sons que o bebê costuma repetir;


Não Faça Isso

1) Não fale "tatibitate" com o bebê;
2) Não ignore o bebê;
3) Não deixe de responder aos seus sons;
4) Não imite nem faça gracejos com os sons que ele faz ( OBS: muitos cientistas discordam, e recomendam que os pais imitem os sons do bebê. Eu imitava os sons que meus bebês faziam. Terá de decidir o que achar melhor para seu bebê.);
5) Não corrija a pronúncia dele;
6) Não tente forçá-lo a responder

26 comentários:

  1. ameiiii vou seguir essas dicas obRIGADAAA

    ResponderExcluir
  2. meu filh tem 2 nos e 2 meses e fl um idioma completamente estranho, mas que ele jura que nós entendemos.
    Agora ele surgiu com uma nov palavra " badeco" ou padeco" ele passa mais de 7 minutos repetindo esta palavra. Aém do mais se ele ve algo na tv que o interesse, como documentario e comerciais com musica ele conversa nesse idoma. Infelizmente eu nao entendo nada. Estou tambem no processo de desfraldar ele, mas sinto dificuldade pois como ele nao fala...mas adorei a ideia da leitura, vou aplicar esta semana com ele
    obrigada, ótimo blog

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiguinha

    Pelo menos,o seu filho gosta de se comunicar, de imitar os sons. Mas me diga, ele atribui significado a alguns desses sons? Que tal atribuir um significado à palavra "padeco"? Poderia virar "papai" ou "brinquedo", não é?

    Para conhecer melhor as fases da linguagem na criança, veja este vídeo da Dra. Cida Coelho, uma assumidade no assunto:

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2011/08/e-normal-uma-crianca-de-3-anos-nao.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Meu filho vai fazer 4 anos na proxima semana, ele só começou a estudar agora porque a psicologa disse para não colocar na escola, eu confiei, depois descobri que ela está o tratando como um autista e gritando com ele, até peguei-a cortando o cabelo dele com uma tesoura, ele ficou com ansiedade e disritmia mas, já foi medicado e agora não toma mais nada, está só na escolinha. O pai dava muito cala boca nele quando ele tinha 8 meses e começou a falar, ele presenciou muitas brigas. O neuropediatra e pediatra já descartaram absolutamente o autismo ou qualquer outra síndrome, ele foi muito avaliado e pedi segunda e terceira opiniao, o diagnóstico é falta de motivação para falar devido a tanto cala a boca, a minha depressão e síndrome do panico que o afeta e claro, ele ficou bloqueado, travado. Você tem alguma sugestão? Paramos com psicologo por enquanto, estamos inseguros e ele muito traumatizado e resistente, não quer nem vê um consultorio, o neuropediatra sugeriu fonoaudiologa opcionalmente mas, acredita que a fala dele vai chegar agora que ele convive com outras crianças. Antes ficava sozinho comigo e com o pai, nos horários que ele está em casa, sem criança nenhuma para brincar nem parentes na cidade. Preciso muito de ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiguinha

      Por favor, envie um email para ensineseubebe@gmail.com
      para que possamos trocar uma idéia sobre esse assunto.

      Abraços

      Excluir
  5. Olá Júlia, parabéns pelo blog, adorei!
    Tenho um filho que completou 5 anos este mês e tem muita dificuldade com a fala, ele teve síndrome de west com 1 ano e foi curado com 1 ano e 6 meses sem sequelas. Ele é acompanhado pelo neuropediatra e pela fono e há 6 meses cloquei ele na escola, mas a fala continua difícil de entender apesar de ele falar bastante, você teria alguma sugestão de como posso ajudá-lo nesse processo?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mandy!

    Puxa, eu gostaria muito de saber como se deu a cura do seu filho. Tenho um casal de amigos que tem uma filha com síndrome de West, por isso pergunto. Sei que ela toma muita medicação e fico um tanto preocupada com isso.

    Bem, pelo que entendi, o problema da fala do seu filho é a falta de clareza, a articulação dos fonemas, é isso? Mas por que ele não consegue pronunciar os fonemas? Razões neurológicas, auditivas, fisiológicas? Como está a respiração dele? Os pulmões estão bem desenvolvidos? É fundamental ter uma caixa torácica bem desenvolvida. A fala também depende disso.

    Como está o desenvolvimento psicomotor dele? Tem oportunidade de correr, pendurar-se, equilibrar-se numa barra, escalar, balançar, escorregar, nadar, andar de bicicleta?

    Bem, a sugestão que posso dar é dentro da psicomotricidade, que é minha área. Aconselharia estas atividades, que melhoram a respiração e aumentam a caixa torácica:

    - pendurar-se numa barra fixa ou móvel, como neste vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qhwA_7GhpAg

    ou braquiar, como aqui:

    http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2011/06/da-importancia-de-se-pendurar.html

    eu acharia interessante, quem sabe, se ele tivesse um gravador só dele, para se gravar, e depois se escutar. Também seria interessante um microfone, que amplificasse a voz dele, para ele brincar, cantar.

    No mais, acho que você já está no caminho certo.

    Eu queria lhe parabenizar de coração pelo empenho e trabalho que você fez e vem fazendo por seu filho. Se pudesse compartilhar conosco seria lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá...!

    Tenho um filhão lindo de 2 anos e 7 meses....que começou a falar as primeiras palavras com pouco mais de 1 ano (mama, papa, gol,alô) em fim, mas parece que ele não continuou com a fala. Ele adora desenhos musicais e as vezes cantarola as músicas, mas não fala, fico sem entender o que aconteceu. Tenho feito avaliações e terapias com ele em psico pediatra, fono e terapeuta, mas tdos me disseram que dificil por enquanto, fechar diagnóstico de qual quer coisa sendo ele tão novo. Me consome a preocupação, principalmente por parecer que ele entende, mas não quer repetir o que pedimos a ele repetir.

    Tenho lido bastante sobre altismo, mas muitas características não se enquadram a situação dele.. preciso de ajuda de como ajudá-lo a se desenvolver normalmente.

    ResponderExcluir
  8. Ola!!!
    Tenho um filho de 4 anos que fala muito mas pouca coisa se entende,ja fiz secões com a fono mas não adianto muito coisa então dezistir...mas fico muito preocupada pois tenho medo que issu dificulte o seu aprendizado...não sei o que devo fazer...

    ResponderExcluir

  9. Olá, Naiana

    É preciso observar como está o desenvolvimento geral do seu filho (coordenação motora, equilíbrio, tônus muscular, etc).

    Há inúmeras razões que podem levar a esta situação (atraso da fala). A lista é longa e inclui atraso geral no desenvolvimento (causa mais comum), perda de audição, problemas na coordenação dos músculos, autismo, etc. Só pra você ter uma idéia, crianças com baixo tônus muscular, podem ter muita dificuldade para pronunciar as palavras. E quando se trabalha o tônus muscular ( fisioterapia ou terapia ocupacional) essas crianças melhoram muito.

    Então, seria interessante fazer uma avaliação com neuropediatra e também uma avaliação psicomotora (psicomotricista ou terapeuta ocupacional, ou fisioterapeuta pediátrica), para checar como está o desenvolvimento sensório-motor (equilíbrio, cooerdenação fina e grossa, propriocepção, esquema corporal, lateralidade, tônus muscular). Essas avaliações permitirão um olhar mais preciso sobre a situação do seu filho. Assim, poderá se iniciar a reeducação para ajudá-lo - a fim de prepará-lo para a alfabetização, quando em idade escolar.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Júlia! Tenho um filho de 1 ano e quase 6 meses e ele ainda não fala. Por mais que eu o estimule, as únicas palavras que ele fala é Papa(papai) e muito raramente Mama( mamãe), com 7 meses ele falava mama sem parar, até nos imitava assoviando, agora não sai destas palavrinhas. Oque devo fazer para mudar essa situação? Me ajude por favor estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marysa

      Tente aplicar as sugestões deste post, escrito pela pediatra Tatiana Wambier:

      http://estimulacaoinfantil.blogspot.com.br/2014/01/por-que-o-filha-da-fulana-fala-e-o-meu.html

      Vale a pena também trocar uma idéia com a autora, que é muito entendida no assunto.

      Abs

      Excluir
  11. Estou preocupada! Minha filha tem 1 ano e 4 meses. Alguns meses atrás até falava "papai", "mamãe", parou de falar essas palavras e só continuou a falar "quer tete". Não sei o que faço. Converso com ela o tempo todo e comparada com outras crianças da mesma idade me parece estar atrasada. O que faço? Devo procurar um especialista?
    por favor me responda pelo email : suellen_heloysa@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Acho importante levar em conta sua percepção de mãe. Seria interessante procurar ajuda especializada, pois desse modo não se corre o risco de subestimar, ou então de supervalorizar o problema. Assim, se houver de fato um atraso motor, por exemplo, a criança terá oportunidade de passar por uma reeducação psicomotora e, desse modo, prevenir problemas futuros na fase escolar.

    ResponderExcluir
  13. Olá...!

    Tenho um filhão lindo de 2 anos e 7 meses....que começou a falar as primeiras palavras com pouco mais de 1 ano (mama, papa, gol,alô) em fim, mas parece que ele não continuou com a fala. Ele adora desenhos musicais e as vezes cantarola as músicas, mas não fala, fico sem entender o que aconteceu. Tenho feito avaliações e terapias com ele em psico pediatra, fono e terapeuta, mas tdos me disseram que dificil por enquanto, fechar diagnóstico de qual quer coisa sendo ele tão novo. Me consome a preocupação, principalmente por parecer que ele entende, mas não quer repetir o que pedimos a ele repetir.

    ResponderExcluir
  14. Olá...!

    Tenho um filhão lindo de 2 anos e 7 meses....que começou a falar as primeiras palavras com pouco mais de 1 ano (mama, papa, gol,alô) em fim, mas parece que ele não continuou com a fala. Ele adora desenhos musicais e as vezes cantarola as músicas, mas não fala, fico sem entender o que aconteceu. Tenho feito avaliações e terapias com ele em psico pediatra, fono e terapeuta, mas tdos me disseram que dificil por enquanto, fechar diagnóstico de qual quer coisa sendo ele tão novo. Me consome a preocupação, principalmente por parecer que ele entende, mas não quer repetir o que pedimos a ele repetir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina

      O mais importante é observar como está o desenvolvimento global. Ex: outros aspectos como coordenação motora, equilíbrio, sistema sensorial estão se desenvolvendo bem, ou estão atrasados em relação a outras crianças? Ele brinca normalmente com os brinquedos? Come alimentos sólidos ou ainda está nas papinhas? Atende quando chamado pelo nome? entende comandos? Interage visualmente? Sorri para vocês? Quando parou de falar? Depois de um momento difícil, como perda de um ente querido? Teve reação forte a alguma vacina? A regressão deu-se somente na fala ou em outros aspectos?



      Bem, desculpe o interrogatório, mas são aspectos que devem ser observados. Caso ainda não tenha sido feita, recomendaria uma avaliação psicomotora, que pode ser feita por psicomotricista titulado ou por fisioterapeuta pediátrico.

      Se a criança está tendo um bom desenvolvimento nos outros aspectos, é um bom sinal.

      Desejo-lhe força e acima de tudo muita paz.

      Grande abraço.

      Excluir
  15. Ola, acabo de conhecer seu blog e estou tentando me atualizar com a leitura. Parabéns, sua empatia, empenho, dedicação e generosidade são um exemplo. Bem, minha historia é: tenho dois filhos, uma menina de 6 anos e um menino com 3 anos e 2 meses. Nos mudamos para Espanha no dia que o meu filho completou 2 anos e nao falava (praticamente nada), bem me explico, não falava palavras claras, mas dizia um monte de coisas q nao entendiamos. Quando iniciou o ano letivo aqui, e ele foi p escolinha, pedi para falar com a psicologa da escola para ver como poderia ajuda-lo a desenvolver, já que estava apostando na interaçao com outras crianças. O resultado foi: busca um neuro pq tudo indica que sao sinais de autismo. Claro que meu chao abriu. Mas com isso comecei a notar pequenas coisas que ele fazia que se enquadravam em autismo, ainda que ninguem percebesse, estavam ali. Hoje fazemos as terapias e integram todas as areas com profissionais: TO, psicologa, fono... resultado é que ele comecou a falar com apenas 3 meses de sessoes, hoje muito dos "sinais de autismo" diminuiram, mas por mais que eu queira com todas as minhas forças que esse diagnostico nao se confirmem, sei que seu desenvolvimento não acompanha os demais em todos os quisitos. Por um lado ele conhece o alfabeto, numeros, canta cancoes em ingles (sem saber o significado), entende bastante e o que fala é em espanhol, mas por outro estou com muita dificuldade em ensinar-lhe as cores. E olha que a memoria dele é incrivel. Ate agora, alem do desfralde, é a minha grande dificuldade. Nas ferias de verao, consegui que fixasse as cores do semaforo, parece ter gravado. Imagino que muitas historias já devem ter se passado por aqui, queria saber se alguem passou por algo parecido, e como conseguiu resolver. Muito obrigada e uma vez mais PARABENS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vania

      Parabéns pela tua dedicação. Acho que teu filho está evoluindo de forma extraordinária. Quanto às cores, será que ele é daltônico? Se bem que ele aprendeu as cores do semáforo (ou talvez tenha associado os nomes das cores à posição - por, exemplo, amarelo é o do meio).

      Mas você está certa, quanto mais puder fazer por seu filho melhor. Me diz uma coisa, ele tá fazendo o tratamento da quelação? Já fez o exame da flora intestinal? E a dieta dele como está ? Cortou o glúten e a caseína? Quando ele era menorzinho, teve reação muito forte a alguma vacina (vômitos ou outras)?

      Se você ainda não tiver assistido, eu queria te recomendar o documentário "O enigma do autismo". São 10 episódios que trazem o "último grito" das pesquisas mais recentes sobre autismo. Imperdível.

      Se quiser, me manda um email pra gente trocar mais uma idéia. Será um prazer. A gente até pode se falar por Skype ou Wattsap.

      Beijão

      Excluir
    2. Olá, Vania

      Parabéns pela tua dedicação. Acho que teu filho está evoluindo de forma extraordinária. Quanto às cores, será que ele é daltônico? Se bem que ele aprendeu as cores do semáforo (ou talvez tenha associado os nomes das cores à posição - por, exemplo, amarelo é o do meio).

      Mas você está certa, quanto mais puder fazer por seu filho melhor. Me diz uma coisa, ele tá fazendo o tratamento da quelação? Já fez o exame da flora intestinal? E a dieta dele como está ? Cortou o glúten e a caseína? Quando ele era menorzinho, teve reação muito forte a alguma vacina (vômitos ou outras)?

      Se você ainda não tiver assistido, eu queria te recomendar o documentário "O enigma do autismo". São 10 episódios que trazem o "último grito" das pesquisas mais recentes sobre autismo. Imperdível.

      Se quiser, me manda um email pra gente trocar mais uma idéia. Será um prazer. A gente até pode se falar por Skype ou Wattsap.

      Beijão

      Excluir
  16. Olá,tenho um filho de 2 anos e 7 meses ele responde bem quando chamado gosta muito de carinho e desde bem novinho aprendia a repetir o que era estimulado mais depois de certo tempo deixava de fazer isso é normal ?ele sempre ficou muito sozinho entrou na escolinha há três meses e o problema é que não fala muito ele aponta muito para o que quer e eu sempre repito o que ele esta mostrando só que dificilmente ele repete e fica esperando ganhar o q pediu, tem alguma maneira de ajuda lo? E qndu chega em qualquer lugar gosta de ficar num canto brincando sozinho mais na escolinha está começando a se interagir,li sobre autismo e já levei na fono ela não deu nenhum diagnóstico por ser muito novo mais qndu eu brinco com ele ele adora o que me indica fazer ??

    ResponderExcluir
  17. O método de Glen Doman para ensinar bebês a lerem, pode ser utilizado para criança com atraso na fala? Ele serviria como um estímulo a mais para essa criança, ainda que o intuito final não seja que ela leia, mas que comece a falar?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails