8.05.2010

Ciência para Bebês


Afunda ou Bóia?

É possível despertar o raciocínio científico desde tenra idade!
Como Fazer:
  1. Separe alguns objetos que afundam (sabonete, molho de chaves, colher de metal,batata, tomate, etc) e outros que bóiam (brinquedos, esponja, isopor, pepino), o que tiver em casa;
  2. Encha uma bacia ou banheira com água;
  3. Ponha cada um dos objetos na água e diga "afunda", ou "bóia", de acordo com a situação.
  4. Agora pegue novos objetos. Mas dessa vez, antes de pôr o objeto na água, pergunte a seu filho: "Você acha que ele vai afundar ou boiar?"
A Ciência por detrás da "Mágica"

Se seu filho já tem mais de 2 anos, é bem provável, que lhe pergunte por que alguns objetos afundam, e outros bóiam. Isso já é uma inquietação científica. Foram inquietações dessa natureza que levaram cientistas como Thomas Edson, Marie Curie e Louis Pasteur a fazerem grandes descobertas.
Explique a seu filho que os objetos que afundam são mais densos que a água; e os que bóiam são menos densos . Não precisa entrar em muitos detalhes, por enquanto.
Sempre que surgirem oportunidades, recorde a seu filho: "Veja, sua bola não afunda porque é menos densa do que a água". Ou então, desafie seu filho: "Tente afundar a bola (bola cheia de ar), para ver o que acontece!"
ADVERTÊNCIA: Jamais deixe seu filho brincar com água, sem supervisão. Pode ser perigoso.

Mas, o que é DENSIDADE ?
DENSIDADE é a quantidade de massa num determinado volume. Em outras palavras, quanto mais massa contida em um centímetro cúbico, mais denso, mais compacto será o material. A esponja, por exemplo não é compacta, e, sim cheia de poros. A matéria da esponja não se acha espremida : é pouco densa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails