10.25.2010

Contando de 1 a 10 - propostas de Montessori



No vídeo acima, temos exemplo de uma atividade de contagem. Como sabem, o método Montessori sempre aborda a Matemática de forma concreta. Assim, ao mesmo tempo em que aprendem a contar, as crianças também entendem as quantidades: o que significa 2, 5, 8.
O vídeo está em inglês, mas pus a explicação abaixo:

A atividade pode ser feita com materiais facilmente encontrados em sua cozinha, como potes plásticos, copos descartáveis de iogurte, etc. No exemplo do vídeo, a professora utilizou forminhas de picolé e trabalhou com as quantidades de 1 a 6, mas você pode trabalhar de 1 a 10, ou como quiser.
Material sugerido: recipientes e palitos de picolé ( ou o que tiver em casa).
Mostre a criança 1 palito, enquanto diz :"Isto é um". Entregue-o a ela para que o coloque no recipiente. Em seguida, conte 2 palitos  "Um, dois." Diga: "isto é dois", e assim sucessivamente, até chegar a 10 palitos. A cada vez que contar os palitos, entregue-os na mão da criança para que ela sinta quanto é "seis", "quatro". Em seguida, ela deverá contar os palitos que recebeu, à medida em que os deposita no recipiente. Assim ela poderá compreender  que "sete" é muito mais do que "dois", por exemplo.

  O objetivo não é apenas aprender a contar, mas também entender as  quantidades.

OBS: No vídeo, a professora faz tanto o papel do professor como o de aprendiz. Então, fique atento, pois sempre é a criança quem coloca os palitos no pote.



2 comentários:

  1. isso pode ser feitp a partir de qual idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de abordagem seria mais indicado para crianças a partir dos 4 anos. Com crianças menores, tente esta outra técnica:

      http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/07/matematica-concreta.html

      Excluir

Related Posts with Thumbnails