8.18.2010

Como Estimular a Visão do Bebê

Idade:  A Partir de 2 Meses

 

Ao nascer, o bebê é funcionalmente cego, apresentando apenas o reflexo da contração da pupila em presença da luz. Se adequadamente estimulado, ele logo chegará ao Estágio 2 da visão que é a percepção de sombras, silhuetas. Como nesse estágio o bebê só percebe sombras, quanto maior o contraste da figura com o fundo, mais fácil será para ele enxergar. E qual é o maior contraste que há? Preto no branco, claro. É por isso que selecionei essas imagens, todas em preto e branco.

Como Saber Se Meu Filho Já Enxerga Sombras?

É simples.  Basta observar se ele acompanha com o olhar, quando alguém se movimenta.
Se ele consegue , é sinal de que já  seencontra no Estágio 2. Está pronto, portanto, para fazer os exercícios a seguir. Lembre-se porém, que a idade média em que os bebês chegam a esse estágio é 2,5 meses.

Como Proceder nas Sessões:

  1. Coloque o bebê numa posição confortável;
  2. Segure a imagem a uns 30 ou 40 cm de distância do rosto dele;
  3. Nomeie o cartão (ex; "cavalo!");
  4. Dê tempo para que o bebê localize o cartão; quando ele o fizer, repita o nome do cartão - "cavalo".
  5. Beije e abrace seu bebê.
Você pode usar as imagens desse "post" (clique para ampliar e imprimir). Mostre um cartão diferente a cada dia. Cada cartão deve ser mostrado de 3 a 5 vezes por dia. Dê um intervalo de pelo menos 30 minutos entre as sessões.
 Obs: Comece com as imagens mais simples (círculo, triângulo, quadrado) e deixe por último as mais complexas (zebra, xadrez, por exemplo). A mão, o cavalo e o gato apresentam grau intermediário de dificuldade.


Clique nas imagens para imprimi-las.










2 comentários:

  1. Excelente este post, pois muitas famílias cujos filhos ainda estão pra nascer tem essa dúvida sobre a "fase 0" de diferenciação visual. Os links (com fotos) do "Poderá também gostar de..." ficou muito bom, também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ana Júlia, citei seu blog em um post do meu (http://dadadablogdotcom.wordpress.com/). Passa lá para ver!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails