Algumas pessoas afirmam que de nada adianta ensinar matemática, leitura, nem ciência a criancinhas e bebês . Afinal, dizem, quando chegarem à idade escolar, seus colegas (que começarão o processo de alfabetização aos 5, 6 anos) rapidamente os igualarão. Tal afirmação, no entanto, carece completamente de embasamento científico, mais se assemelhando a uma superstição.
Para por fim à dúvida, o Dr. Neil Harvey, médico dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano, na Filadélfia, conduziu um estudo com 314 crianças em idade pré-escolar, estimuladas regularmente pelo método Doman. O estudo acompanhou o desenvolvimento do grupo pesquisado, desde a vida escolar até o ingresso na Universidade (dependendo da idade dos indivíduos).
Os resultados já eram esperados:
100% dos leitores precoces eram excelentes leitores na vida escolar;
88% das crianças demonstravam excelente desenvolvimento social;
77% demonstravam excelente desempenho em Matemática;
34% eram consideradas crianças altamente superdotadas (dentre a população em geral, apenas cerca de 10% são superdotados);
Então, conforme vimos, ensinar um pré-escolar a ler não é em vão.
34% eram consideradas crianças altamente superdotadas (dentre a população em geral, apenas cerca de 10% são superdotados);
Então, conforme vimos, ensinar um pré-escolar a ler não é em vão.
Mais informações sobre o estudo acham-se no livro "Kids who Start Ahead, Stay Ahead".
Olá Júlia todos os dias entro no blog pra ver as novidades .
ResponderExcluirTento estimular meus filhos ,mais... me sinto um pouco perdida.
Parabéns por este blog ,adoro cada postagem.
Sumay
Sumay
ResponderExcluirParabéns por ser uma mamãe tão dedicada. Mesmo que se sinta "perdida" hoje, verá que o pouco de estímulos que oferece aos seus filhos fará a diferença na vida deles.
A Julia,
ResponderExcluirGostaria de saber quanto tempo você dispensa `as suas criancas diariamente, para que elas tenham este desenvolvimento tao expressivo como podemos ver nos videos e fotos?
Adoro seu blog e agradeço a solidariedade de repartir conosco seu conhecimento e suas experiencias.
Abç