12.12.2010

Exercícios para Estimular a Fala do Bebê (3)


Conversar, conversar, conversar

Conversar com a criança desenvolve sua capacidade de expressão verbal. Converse sobre o que está fazendo, converse durante as refeições. Enquanto dá banho no bebê,  nomeie as partes do corpinho dele. Enquanto passeia, fale sobre as coisas que vêem. Ou converse sobre algum assunto que interesse ao bebê, como um brinquedo, os avós, ou um bichinho de estimação.

O que diz a pesquisa cerebral

O tamanho do vocabulário de uma criança de dois anos está intimamente relacionado a quanto um adulto conversa com ela. Aos 20 meses, as crianças de mães conversadeiras têm em média 131 palavras a mais do que crianças de mães mais caladas. Aos dois anos, a diferença mais que dobra, chegando a 300 palavras.

Nota: se você conversa bastante com seu filho, mas acha que ele apresenta atraso na fala, procure orientação de uma fonoaudióloga especializada em atendimento infantil. Mas lembre-se de que é importante procurar um excelente profissional. Converse com o seu médico a respeito.

7 comentários:

  1. Olá Júlia,

    Tenho uma surpresa para você no meu blog! hehe Acesse este link: http://luzdomar.blogspot.com/2010/12/resultado-do-sorteio-01-demaquilante.html
    Parabéns pelo teu blog, é muito interessante!

    Beijos,
    Lu.
    http://luzdomar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. APAIXONADA... não tenho outra palavra pra usar... gente o que é este blog... amei demais... até porquê, quando fui ter minha bebê, decidi ficar um ano sem trabalhar para acompanhar o seu desenvolvimento, agora ela está fazendo 3 meses, e estou começando (um pouco tarde) a introduzir algumas coisas... Estou amando e comendo tudo deste site maravilhoso... e claro, visitando todos os outros indicados por este... Estou viciada... Amo demais... Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, amiguinha, fiquei até emocionada com estas palavras tão bonitas. Isso me dá forças para continuar.

      Parabéns pela sua decisão. O primeiro ano de vida é o mais importante na vida de um indivíduo. É durante este período que se firmam as bases de um psiquismo saudável.

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
    2. PARABÉNSSS!!!! Ana Júlia..... amei seu blog,,,, sou fonoaudióloga e tenho um bebê de 6 meses... adorei suas dicas e instruções,,,, muito obrigada pelo seu carinho!!!
      Simone (30/04/13)

      Excluir
    3. Boa noite é com grande gratidão que leio cada informação das experiências vividas e desenvolvidas por aqui ! Tenho uma faladeira aqui em casa , a Ághata , ela tem 2 meses e vinte dias ...ela fica por muito tempo falando conosco deitadinha , mexe bem os labios , tem uma variação de sons bastante grande , eu gostaria de ter conhecimento do que posso fazer por ela neste inicio de vida.

      Excluir

    4. Olá, Otávio

      Que espertinha a sua filhinha! Penso que o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos é a presença e a interação com eles. Além das brincadeiras para estimular a fala, é muito importante dar também oportunidade de desenvolvimento motor. Aqui mesmo no blog, é possível encontrar algumas sugestões. Também poderá gostar deste post, escrito pela pediatra Tatiana Wambier:

      http://estimulacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/12/como-ensinar-o-bebe-andar.html

      que aborda a estimulação da coordenação motora grossa desde os primeiros meses até o o fim do primeiro ano de vida.

      Abraços

      Excluir

Related Posts with Thumbnails