A idéia do método "Piano Rainbow Technique" é ajudar crianças pequenas a lerem partitura, associando cada nota a uma cor.
As notas são todas coloridas: o mi é azul, o sol, vermelho, e assim por diante. À medida que a criança vai avançando, as notas coloridas são gradativamente substituídas por notas pretas. A autora do método afirma que crianças de 3 anos são capazes de aprender piano, com essas técnicas, desde que as lições sejam associadas a historinhas.
Aqui, os adesivos originais do método
Olá!
ResponderExcluirSeu blog me ajudou, incentivou e inspirou a fazer um blog também. Sei de outras pessoas a quem você está ajudando bastante com esse trabalho. Parabéns pela dedicação e amor visíveis em cada cantinho deste lugar. Abração!
Poxa, você também é adventista? Sério? kkkkkk então temos muitas figurinhas pra trocar mesmo. Eu achei seu blog por intermédio da comunidade "Como ensinar seu bebe a ler" do orkut. Lá estão sempre indicando posts do seu blog, e depois que eu vim me apaixonei por suas idéias, o modo como conduz a educação das meninas. Virei fã, hehehehe
ResponderExcluirEstou enlouquecida aqui tentando arranjar tempo pra colocar as idéias no papel (ou no teclado), mas devagarzinho chego lá :-)
Amei este método das cores para o piano. Irei tentar utilizar com minha filha de 3 anos. Depois, comentarei a experiência.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirVim aqui por acaso e gostei muito do que li, pois senti-me compreendida.
Já utilizo o método de associar cores às notas há 39 anos e ensinei muitas crianças pequenas e a minha filha foi uma delas.
Onde se ensina por esse método das cores: http://academiademusica.blogs.sapo.pt/
Alguns links importantes sobre o poder da música no desenvolvimento do ser humano, nomeadamente nas crianças: http://o_poder_da_musica.blogs.sapo.pt/502.html
Mas o principal para tudo dar certo é o amor com que ensinamos as crianças.
Desejo-lhes tudo de bom.
Isabel Esteves
Olá de novo!
ResponderExcluirEsqueci-me de referir que utilizo as cores no piano há 39 anos mas não tem a ver com o método referenciado aqui (cheguei a esta conclusão depois de ver o vídeo disponibilizado).
Pelo que estive a ver do método apresentado, as crianças aprendem por associação/imitação mas pouco se desenvolve nas áreas concretas da leitura musical com um aprendizado gradual e lógico de forma a fazer-se uma caminhada na área concreta da leitura musical.
Pode ser que seja um bom método mas desconheço concretamente.
Em relação ao que utilizo há 39 anos sei que dá certo e que já preparou alunos (desde 2 anos e meio/3 anos) para posteriormente entrarem no Conservatório, ou simplesmente tornarem-se bons pianistas por gozo ou para seguirem carreira profissional.
Decerto, tal como estes métodos apresentados aqui são interessantes, existirão outros métodos interessantes e construtivos.
A partilha dos métodos e conhecimentos é enriquecedora para todos nós.
Bem hajam.
Isabel Esteves
Olá Isabel. É possível dar a conhecer o método que desenvolve com crianças tão pequenas? Obrigada.
ExcluirOlá Isabel. É possível dar a conhecer o método que desenvolve com crianças tão pequenas? Obrigada.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei muito do post, pois achei o que procurava!
Parabéns! :D
http://mclubmusic.blogspot.com.br/
Olá pessoal! Muito interessante. Me chamo Romulo e já havia chegado a essa conclusão sobre a associação com as cores. No entanto, alguém poderia me indicar um programa onde posso produzir as partituras coloridas. Digo, criar algumas e imprimi-las com as cores para trabalhar com as crianças? Desde já obrigado.
ResponderExcluirEu TB quero!!
ResponderExcluirObrigada?!