5.17.2011

Matemática Divertida: Frações gostosas

 

É realmente muito fácil ensinar frações. Contudo,  preocupe-se em ser o menos teórico possível, e o mais prático que puder.  Em se tratando de crianças pequenas, é  mais importante demonstrar, do que conceituar termos.

Metades

 Convide seu filho a cortar ou recortar coisas ao meio : frutas, biscoitos, círculo de papel, bolas de massa de modelar, bombom, o que quiser. Use a expressão "metades". Chame a atenção da criança para o fato de que metades devem ter o mesmo tamanho.
No exemplo abaixo, utilizamos frutas de brinquedo, passíveis de serem cortadas ao meio:


 Basta friccionar com a faquinha de plástico, que as metades se separam:


O segredo está no velcro, situado no centro das peças!
Quartos

Mostre como repartir em quartos. Depois segure um pedaço em sua mão e diga: "Isto é um quarto do bolo. Cada pedaço desse é um quarto".


É importante explicar à criança que cada quarto tem o mesmo tamanho. Assim, quatro pedaços de uma mesma laranja, porém de tamanhos diferentes, não serão considerados quartos.


Terços, quintos, sextos, e outros pedaços...

Introduza novas frações quando julgar mais conveniente, e sempre tendo o cuidado de levar em conta as preferências e  limitações da criança.

Que tal usar, por exemplo, uma barra de chocolate para ensinar terços, sextos e oitavos?


 E não esqueça de trazer o assunto à tona, sempre que surgir oportunidade. Em vez de dizer "Filho, dá um pedacinho desse chocolate pra mamãe?" , por que não ser mais precisa e dizer: " Me dá um quinto desse chocolate?"

Aqui em casa, minha filha mais velha é quem gosta de usar essa terminologia: "Mãe, eu só vou querer dois sextos dessa pizza, ok?".

Imagine o que vai acontecer, quando seu filho se deparar com o assunto "frações", na escola? Ele já terá uma base bem sólida, certo?

Nota: nesse primeiro momento, não é necessário ensinar os símbolos das frações. Deixe-os para mais adiante.

Nos exemplos acima, usamos frutas , legumes e bolo da coleção CREC-CREC, fabricados pela  BIG STAR.

8 comentários:

  1. Excelente esse post! Quando se fala em ensinar frações, temos a idéia de que se trata de ensinar os símbolos: 1/3, 1/4,1/7, etc. Mas na verdade, ao cortar uma pizza, podemos ensinar muito sobre frações.

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse brinquedo das frutinhas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tia Sandrinha17/05/2011 16:21:00

    Tenho uma filha de 12 anos que está enfrentando dificuldades para aprender frações na escola. Fico pensando que se ela tivesse tido a oportunidade de aprender o assunto de forma concreta, como sugerido aqui, certamente, hoje, ela teria facilidade na matéria.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida hoje vc participou do post de hoje sobre os meus 10 blogs preferidos, campanha inventada não sei por quem, mas que chegou até mim, espero que vc goste deste ato de carinho e admiração que tenho por vc e seu trabalho, sucesso

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante!!! Gostei da ideia para aplicar em sala de aula com meus alunos!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica, minha filha de 8 anos esta aprendendo fração e esta com dificuldade vou usar com ela...valeu....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails