1.13.2011

"Minha bebê já lê mais de 20 palavras"

Relato de uma mãe que começou a usar o método Doman (leitura) com sua filha, e vem obtendo resultados impressionantes:

"Minha Jú já sabe mais de 20 palavras, inclusive consegue identificá-las em um texto, estou começando a ensinar frases com as palavras que ela já conhece. É muito legal! E estou vendo que a memória  dela...  LEIA MAIS AQUI.

7 comentários:

  1. Depois revendo como ensinar esse método, vi q tenho feito o mínimo e de maneira diferente da proposta pelo seu blog e pelo livro.
    Eu faço com cartolina e pilot vermelho,com as letras tudo igualzinho vc falou, mas eu só faço uma vez por dia e faço com todas as palavras que ela sabe de uma vez só, achei que funcionou melhor assim com ela. Quando eu mostrava em grupos de 5 como vc falava, ela parecia desinteressada, qd passei a mostrar várias ela gostou mais. Eu tb ainda não fiz os pares mínimos e pulei direto pra pequenas frases, com 3 palavras (vou começar a fazer os pares mínimos, agora que reli o seu post) Eu tb aproveitei que ainda vou pintar uma salinha que tem ao lado do quarto dela e colei vários bichinhos de pelúcia pequenos (mc donald`s - Mandagascar) e coloquei embaixo dele os seus nomes, com cartolina, mas com canetinhas coloridas. Ela mesma quando passa pela sala começa a apontar e falar: zê (zebra) afa(girafa), popóta (hipopótamo) e por aí vai...
    Vou ver se reforço mais o método, já que ela tá indo tão bem com pouco estímulo (segundo as regras do livro). Ainda não usei nenhum método de matemética ou de cores, mas ela já sabe. As cores pegava bloquinhos de montar e falava as cores e ela aprendeu e os números, vira e mexe a gente conta com ela e mostra quantidades e ela já sabe com certeza a quantidade até 3 e contar de 0 a 10. Ela só ainda confunde o 4 com o sete na hora de contar, e embora ela saiba quantidades ela tem o costume de começar a contar do 2. A gente pergunta quantos lápis tem aqui, ela falar 2,3,4,5 e diz que tem cinco, aí a gente fala, começa com o 1 , então ela fala 1,2,3,4 tem 4.
    Tô começando a fazer um pequeno livro p ela no power point com as palavras que ela conhece, para ela identificar no texto, pq acho q no final das contas é o mais importante e vou aproveitar q o dvd tem entrada usb e ler arquivo de imagem e vou ver se consigo botar na tv p ela ler, ainda n sei se dá, mas vou tentar, mas vou imprimir o livro tb.
    E já falei pro meu marido ajudar na cordenação motora já que ele é um ótimo desenhista e a cordenação motora dela é ótima p idade dela, desde bb ela segura caneta igual gente grande e já faz circulos, x, a,e,i, o e u.

    Acho que falei demais, me empolguei. E que não achei q ía dar tão certo, meu marido tá cada vez mais impressionado, pois ele n levava muita fé.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, eu sempre tenho dito às mães que me escrevem que não fiquem tão presas ao método Doman. Eu não fiquei. E, se quer saber, acho que é por isso que o método está dando tão certo no seu caso: você não está se cobrando, está curtindo as sessões, está tranquila, e aberta para inovações. Tudo está fluindo naturalmente. A sua filha percebe essa atitude positiva, e tudo vira uma brincadeira, uma maneira divertida de aprender. Continue seguindo sua intuição. Parabéns!

    PS. Sugiro a leitura desse post:
    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/06/palavras-magneticas.html

    ResponderExcluir
  3. Fantástica a divulgação de outros blogs. Há poucos meses parecia não haver blogs sobre métodos Doman, Suzuki, e estimulação de bebês. Agora há alguns, e de ótima qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica. Há tempos venho pensando sobre compra um quadro de imã p fazer isso, foi até idéia do meu marido. Mas, sabe qd vc vai empurrando uma coisa com a barriga. É q tenho q ir lá no centro da cidade p comprar e dependo dele. Tem q estacionar um pouco longe, pois vende numa rua q apesar de passar carro e lotada de camelôs e n dá p estacionar. Lá é mais barato, uns R$20,00. Só não sei que tipo de loja vende aquelas folhas de imã pq acho q não vende em papelaria. Elas vendem em armarinho ou naquelas lojas que vendem materias para artesanato, vc sabe me dizer? Pq assim eu colo essa folha no papel p ficar no quadro. Acho q esse método vai ajudar muito na costrução de frases.

    ResponderExcluir
  5. Aquele ímã (tipo de geladeira), eu já encontrei num armarinho. Já a folha, procurei muito, muito, e acabei achando numa loja em Belém, uma loja estranha, que vendia tudo quanto era tipo de papel, e umas ferramentas esquisitas. Mas o ímã de geladeira só dá certo, se você usar um papel-cartão bem grosso, tipo gramatura 350.
    É preciso pesquisar, pois há vários tipos de folhas: umas caríssimas, e outras mais em conta.
    Menina, quando eu quero uma coisa, eu não sossego enquanto não acho.

    ResponderExcluir
  6. Júlia, vc é muito simpática, também não poderia ser diferente, tem o mesmo nome da minha filha, hahaha..
    Sério, me identifiquei muito com vc, se der me passa o seu e-mail: o meu é:natoenanda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, querida. O meu email é ensineseubebe@gmail.com

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails