11.16.2010

Como Ensinar Divisão para Crianças Pequenas

 

Por incrível que pareça, a divisão é a operação matemática mais fácil para as criancinhas. É só observar , por exemplo, dois irmãos. Ai da mãe, se for distribuir bombons, e não fizer uma divisão justa... terá de ouvir muitos resmungos! 

Como Fazer

Vamos começar dividindo por 2:
Entregue a seu filho de 3 ou 4 anos 2 biscoitos: "Pedrinho, distribua de maneira igual entre você e o mano". Fácil, não é? Em seguida, dê-lhe 4 biscoitos : " E agora, quantos vão para cada? Todos têm de receber a mesma quantidade...".
Note que seu filho tem imensa facilidade em resolver esses problemas. Prossiga trabalhando com 6 biscoitos. Na quantidade seis , algumas crianças continuam fazendo a divisão automaticamente, outras podem olhar para você com aquela carinha de dúvida. Provavelmente, tentarão achar uma saída, dividindo da mesma forma que os antigos egípcios : " Um pra você, um pra mim...", até que não sobre mais nenhum biscoito. Nesse caso, recorde às crianças:   "seis dividido por dois dá 3 para cada". Em outra ocasião, proponha dividir 8, 10 e 12 bolinhas de gude (botões, biscoitos, balas, o que tiver) por 2.  Quando seu filho já estiver "craque" na divisão por 2, nada o impede de se aventurar na divisão por 3 e por 4. E nada impede, que depois disso, você lhe proponha  dividir 5 biscoitos por 2 bonecos. O resultado não é um número inteiro, mas a criança não tem dificuldade em chegar à solução:

NOTA:  Se necessário, mostre às crianças como fazer a divisão. Em seguida, convide-as a efetuarem divisões por si mesmas.

Baixe aqui um Powerpoint grátis para ensinar divisão a crianças pequenas.
Veja aqui mais sugestões para ensinar divisão a crianças pequenas.
 

9 comentários:

  1. ja tentei isso mas nao deu muito certo alguma outra dica?

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu tenho muitas outras dicas. Mas preciso que você seja mais específica. O que exatamente não deu certo? A criança não conseguiu dividir? Não conseguiu dividir 4 por 2? Não se motivou? Quais eram as suas expctativas em relação ao desempenho dela? Qual a idade dela? Você ensinou a ela como fazer antes? É muito importante demonstrar à criança como fazer. Quantas vezes praticaram a atividade? Por quantos dias? A criança já entendia bem as quantidades? Por favor, dê-me mais algumas informações e decreva a sua experiência, para que eu possa melhor ajudá-la.

    Com as minhas duas filhas, essa técnica deu certo. Mas tenho de admitir que elas já tinham uma ótima base de matemática.

    Mas lembre-se, a atividade que proponho aqui nem chega a ser uma técnica. Na verdade, é a matemática da realidade, onde são apresentadas situações reais, concretas, em que a criança é levada a sentir a necessidade de dividir. Aprender a dividir coisas faz parte da vida. Na escola, nem sempre a criança tem a oportunidade de aprender de forma tão concreta a divisão. Acaba aprendendo só por meio de símbolos e de teoria. Mas se a criança não conseguir aprender a dividir em situações concretas, não estará apta a fazer as abstrações, não será capaz de entender a lógica por trás dos símbolos, e terá muita dificuldade em resolver problemas matemáticos. Por isso é tão importante oferecermos a nossos filhos situações reais, concretas.
    Aguardo sua resposta. Seu feed-back é muito importante.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?
    Meus tres filhos tanbém têm dificuldades na matemática.Minha filha de onze anos está no sexto ano e não sabe fazer contas e calcular mentalmente.Nem mesmo contar dinheiro,dar troco,etc.Meus meninos de nove, não sabem tabuada e no momento estão no quarto ano,e estão com dificuldades em divisão.Eu me formei em professora de 1a a 4a serie, há muitos anos,mas confesso que foi por falta de opção.Não sei ensinar nada,acho extremamente difícil ensinar qualquer coisa que seja.Infelizmente,porque adoraria ajudar os meus pequenos! Mas tenho essa dificuldade.Tenho medo de tentar ajudar,porque sempre acabo confundindo ainda mais e por isso,fico sem paciência.Voce tem alguma dica pra mim?
    Bjos e obrigada!
    Andréa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andrea!

    A primeira coisa que quero lhe dizer é que você não desanime. Pelo que você me contou, tenho a impressão de que os professores também não devem estar ajudando muito. Parece que as crianças não estão conseguindo entender.

    Bem, o primeiro passo é ajudar seus filhos a verem sentido na matemática. A verem a matéria como algo que pode ser divertido, e algo que eles podem entender, sim. Infelizmente, nem sempre podemos esperar muita ajuda da escola. Provavelmente, você vai ter de por a mão na massa, mesmo.

    Eu sugiro ensinar seus filhos, usando material dourado. Também vai ajudar sua filha a trabalhar com dinheiro.

    Faz o seguinte: me manda um email para

    ensineseubebe@gmail.com

    Para podermos conversar melhor.

    Besitos

    ResponderExcluir
  5. Olá eu tenho 13 anos inlizmente ja repeti de ano maisaqui a antiga escola que eu estudava nao me enssinou nada direito de Divisão de 2 3 e de 4 qual e a sua dica pra eu começar a entender essas Divisoes difices? pq se eu nao aprender até lá oq vai ser de mim'? Beijoos!me responde assim que Puder Por Favor! e uma Um Bom Dia!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho filhos no 2 série ele está com dificuldade de aprender divisão eu não consigo ensina ele

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho filhos no 2 série ele está com dificuldade de aprender divisão eu não consigo ensina ele

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de dicas de como ensinar as contas de divisão ao meu filho de 8 anos. Ele tem bastante dificuldade. Não sei mas o que faço.

    ResponderExcluir
  9. Olá no.há filha de 8 anos esta com dificuldades para aprender divisão de 3 algarismos... Conhece alguma técnica pra mim passar pra ela,ela é muito inteligente...Mas a divisão deu um no na cabeça da minha pequena!
    Aguardo retorno desde já o obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails