7.17.2010

Socorro, estou sem energias para estimular meu bebê!


"Como faço para estimular meu bebê em matemática, leitura, música, línguas estrangeiras, desenvolvimento motor, e ainda conseguir cuidar da casa? Socorro, não estou conseguindo, estou sem forças... O que fazer?"
S.L.M., São Carlos, SP

O problema:

Parece que seu problema é pré-determinar um tempo para que esses estímulos ocorram , por exemplo :"Oh, não! Estou há 2 dias sem fazer nenhuma sessão de leitura com meu filho... ele vai esquecer tudo! ..."
Você tenta obedecer a padrões muito rígidos de estimulação. Além disso ainda tem que deixar a casa em ordem, preparar o almoço, estar inteira para o marido, etc.
Steve Biddulph disse com sabedoria " mães cujas energias são sugadas ao extremo na criação dos filhos, acabam alcançando um ponto em que não podem mais educar".

A Solução

Ofereça apenas um tipo de estímulo por dia para seu filho. Exemplo: somente estímulos motores. Assuma esse compromisso. Cobre-se apenas isso. O resto do tempo que tiver com seu filho, use apenas para brincar com ele, passear, contar-lhe historinhas, cantar, ou então simplesmente ouvir uma música juntos. Escolha um dia da semana, Sábado, por exemplo, para ser sua folga. Nesse dia, o papai é quem deverá fazer os estímulos motores. Se o papai não estiver disponível, o bebê ficará sem estímulos motores aos sábados. Não vai se prejudicar por causa disso.

Tenha em mente que quando você senta para brincar com seu filho, presta atenção às palavras ou barulhinhos que ele faz, quando responde às perguntas e curiosidades dele, quando ensina-lhe as partes do corpo, os nomes das cores, pode ter certeza de que você já está fazendo muito para aumentar a inteligência do seu filho. Portanto pare de se cobrar!

2 comentários:

  1. Este post foi de suma importância pra mim. Eu estava com as mesmas dúvidas e aflições. Já me cobro muito na vida e Com a Sophia mil vezes mais, faço tudo pra ela o tempo todo. Mas sempre acho que estou deixando algo a desejar! Fiquei um pouco mais tranquila. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo!
    Mas vale uma outra dica legal. temos que dar prioridade ao que é prioridade é claro que gostamos da casa em perfeita ordem mas terão momentos que vou preferir estar com as crianças e depois volto as tarefas da casa q está em segundo plano.faço o possível para deixar coisas prontas na parte da manha e fico com elas no periodo da tarde.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails