7.19.2010

Dúvidas - Matemática (método Doman)

"Para ensinar matemática, eu preciso usar a velocidade recomendada pelo livro ? E quanto ao número de jogos, tem que mostrar 2 jogos com 5 cartões cada, 3 vezes ao dia cada, ou eu posso fazer somente 1 jogo por dia 3 vezes ao dia? Também funciona? Outra dúvida que eu tenho é se eu preciso embaralhar sempre os números, sem mostrá-los em ordem crescente. Fiquei nesta duvida porque o livro fala para mostrar a primeira vez em ordem crescente e depois embaralhar, mas fiquei na duvida se é a primeira vez que mostra em cada dia ou se é a primeira vez que o número aparece."

Uma mãe, por email

Resposta: Essa é uma dúvida muito comum, pois o livro realmente não deixa tão claro. Vamos responder por partes:
1) Velocidade: é fundamental mostrar na velocidade do livro, principalmente com bebês maiores (6 meses em diante), pois normalmente são muito ativos. Se não consegue passar os cartões bem rápido, cole-os na parede, e corra com o nenêm, de um cartão para o outro, usando um tom de voz bem animado. É claro que o bebê vai perder o interesse, se passar lento, pois após ter visto um monte de bolinhas vermelhas dia após dia, ele já não vê nenhuma novidade no modo de apresentar. Já os bebês de 4 meses olham com o máximo de interesse para as bolinhas.

2) Quantidade de Jogos mostrada: o livro diz dois jogos por dia, mas pode mostrar só um jogo por dia de cinco cartões, claro. Funciona sim! Eu só mostrava um jogo por dia e a minha filha aprendeu!

3) Ordem dos cartões : Só precisa mostrar na ordem crescente da primeira vez que o seu bebê for apresentado ao jogo. Daí em diante, não precisa mais se preocupar com a ordem.

" O formato do cartão tem que ser o recomendado no livro (27cm x 27cm) ou pode ser do tamanho de uma folha A4, no caso de eu imprimir do computador? Ou eu tenho que imprimir em A3 e cortar do tamanho certo?

Resposta : Nem pense em ter esse trabalho. É claro que funciona na folha A4. Pense bem: você quer que seu bebê aprenda as quantidades, o número de bolinhas. Você não está ensinando a seu bebê o formato do cartão. Afinal, ele tem que ser capaz de reconhecer quantidades em diversas situações ( laranjas em cima de uma mesa, pessoas numa fila) e não apenas bolinhas num cartão! Se o método não permitisse a criança a aplicação de seus conhecimentos às mais variadas situações da realidade, então não seria um bom método.

Envie suas dúvidas para ensineseubebe@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails