3.27.2010

Como Ensinar Seu Filho a Ler (método Doman)

 
Programa de Leitura

Material : * tiras de papel cartão (13x48cm cada)Pincel atômico vermelho (eu prefiro o Pincel Marcador Vermelho, da Compactor. É melhor que o da Pilot).

Como Fazer

Com o pincel atômico, escreva uma palavra em cada tira. Faça as letras bem grandes ( 5 a 7 cm).
Use letras minúsculas, pois é assim que aparecem nos livros. Use maiúsculas somente no início de substantivos próprios.




Organização dos jogos, Segundo Glenn Doman

Prepare jogos de palavras. Cada jogo deverá ter no máximo 5 palavras. Mostre apenas um jogo a cada sessão. Se possível, mostre cada jogo 3 vezes ao dia, durante 5 dias. No total seu filho verá 15 vezes cada palavra. Depois disso, é hora de substituir as palavras antigas por novas.
Veja o exemplo:
JOGO 1 - mamãe, papai, Pedrinho, nariz, vovó
JOGO 2 - carrinho playmobil, bola, peteca, tambor
JOGO 3 - elefante, rinoceronte, tatu, jibóia, minhoca


Os cinco níveis do processo de leitura

Nível 1 - palavras simples
Nível 2 - pares de palavras
Nível 3 - frases simples
Nível 4 - frases complexas
Nível 5 - livros


Como proceder nas sessões

Jamais force seu filho a participar das sessões. Mostre as palavras rapidamente, sem insistir para que ele olhe as palavras. Se ele não quiser olhar, suspenda a sessão e aguarde uma oportunidade melhor. Sempre encerre as sessões, com beijinhos, abraços, ou outra manifestação de carinho. Você também pode elogiar seu filho ou dizer palavras motivadoras, como “ Muito bem, Jorginho” ou “Como você é inteligente!”
Para mais detalhes, sugerimos a leitura do livro Como Ensinar Seu Bebê a Ler, de Glenn Doman.


Idéias para Ensinar Seu Filho  a Ler


Algumas crianças e bebês maiores não gostam de ficar sentados paradinhos, enquanto você lhes mostra as palavras. Talvez seu filho precise de um programa mais interessante, criativo e divertido. Nesse caso, siga essas dicas, testadas e aprovadas por mães de todo o mundo:

1) Palavras na parede - Com fita crepe, cole palavras na parede. Carregue seu filho e mostre as palavras , usando um tom de voz animado. Para deixar a brincadeira ainda mais emocionante você pode correr com seu filho no colo, de uma palavra até outra


2) Palavras escondidas - esconda palavrinhas dentro de armários ou gavetas ( pode colar na parte interna das portas). Ao abrir a porta do armário, diga o nome da palavra;

3) Palavras com figuras - mostre sempre a palavra primeiro, em seguida mostre a figura ( você pode colar a figura atrás da palavra , ou criar um pequeno livrinho);

4) Legendas - use as palavrinhas para rotular os objetos em sua casa. Ex: colar a palavra porta na porta de entrada, e assim por diante.

5) Crachás – faça um crachá bem grande com o seu nome, faça também um para o seu filho, para o papai, para as bonecas, etc.

6) Brincadeiras diversas - entregue uma escovinha de dentes ao seu filho, e peça que ele "escove os dentes" das palavrinhas;

7) Palavras magnéticas - veja aqui.

8) Bingo - Faça um bingo gigante com figuras, como na ilustração abaixo. A criança pesca as palavras. Anuncie em voz alta a palavra sorteada (ou pescada). Na foto, a mãe escreveu palavras em japonês sobre cartões em forma de peixe.


As técnicas acima funcionam muito bem com a maioria das crianças, mas você pode e deve inventar outras de acordo com o perfil do seu filho.


 
Leia mais:

Método doman: Leitura ou Decoreba de Palavras?

Vídeos interessantes sobre Método Doman

Porque resolvi usar o método de Glenn Doman - leia aqui uma reflexão sobre o assunto.

163 comentários:

  1. Olá, meu nome é Gisele e tenho uma filha de 1 ano e dentro de alguns dias estarei com outro bebê. Li o livro do Glenn Doman e iniciei há alguns dias o metódo.
    Fiz meu blog há pouco tempo, mas pretendo partilhar minha experiència com as meninas. Gostaria de trocar algumas idéias com você e também de tirar algumas dúvidas.
    Tenho tido alguma dificuldade de seguir o plano do livro. Embora eu passe todo o dia com a minha filha, não consigo fazer o número de sessões que o livro sugere. Ainda mais que entre elas eu devo dar um intervalo mínimo de 30 minutos. Gostaria de saber como você se organiza ou se tem alguma sugestão.
    Fiquei muito feliz de encontrar seu blog.
    Obrigada.
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisele. Você fez um blog? Que legal! Depois me dá o endereço, para eu visitar.
    Olha para te faler a verdade, eu também nunca fiz com a frequencia sugerida pelo livro. O máximo que conseguia eram nove sessões (o que equivale a 3 jogos de 5 palavras cada um). Até porque, eu também fazia as sessões de Matemática, desenvolvimento motor, língua estrangeira, música... Ficava muito puxado. Eu me cobrava muito, e chegava a ser angustiante. Então resolvi mostrar as palavras de acordo com o meu ritmo e de minha filha. Fiz de forma mais natural. E minha filha aprendeu, mesmo assim. Conheço muitas mães que não fizeram exatamente como o livro dizia e mesmo assim seus filhos aprenderam a ler. Claro que quando se faz com uma frequencia maior, os resultados aparecem mais rápido... Mas não podemos nos cobrar tanto... Olha depois eu te indico links de vídeos muito interessantes sobre esse assunto.
    Meu conselho é: não se cobre. Se só der para fazer 3 sessões, usando apenas um jogo, ótimo. A criança sempre aprende. O importante é fazer com regularidade e revisar as palavras através de pares ou frases.
    Meu email é ensineseubebe@gmail.com.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que alivio, meu bebe fica em cemei p eu trablahar, ele eh Sd, entao tbm faz terapia, achei q nao ia dar certo, se nao seguisse a risca, mesmo q demore mais vou fazer.

      Excluir
  3. Obrigada Julia!
    Estou bem tranquila agora.
    Gostaria sim que você me indicasse esses links. Por acaso são esses que você postou por último?
    Ainda estou lendo seu blog. Preciso ainda de um tempinho para terminar.
    Estou meio corrida com a chegada do bebê.
    O endereço do meu blog é http://fabricadamamae.blogspot.com/.
    Obrigada pela atenção.
    Um abraço.
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Ola! Tenho um filho de 6 meses e aplico o método Doman desde sua segunda semana de vida, poucas foram as vezes que consegui aplicar o método como o livro pede, mas mesmo assim é incrível o desenvolvimento do meu bebe, já reconhece a palavra papai, mamãe, e seu nome Augusto. Fica por um tempão emitindo sons como se estivesse conversando sozinho.
    Iniciei, também, o programa de matemática e conhecimentos gerais, mas te confesso que estou frustrada, tenho que voltar trabalhar e aqui na minha cidade, não tem escolinha que aplica esse método, tenho medo de ter que parar.
    Como vou fazer para continuar ensinando meu bebe a ler?
    Parabens pelo blog, muuuuuito bom

    ResponderExcluir
  5. Que difícil que é ter de retornar ao trabalho, sabendo que o bebê precisa tanto da mamãe, não é?
    Mesmo assim é possível continuar a estimulá-lo . Quanto ao programa de leitura, você pode fazer apenas um jogo por dia (3 sessões): uma sessão antes de ir para o trabalho, uma no intervalo do almoço (se for possível), e a última antes do bebê dormir. Outra opção seria encarregar a pessoa que vai ficar com o bebê, de fazer algumas sessões . Se for a vovó ou uma babá carinhosa, pode dar certo. O importante é instruir essa pessoa sobre como ela deverá agir.
    Apenas tenha cuidado para não gastar o pouco tempo que tem para seu filho (ou para cuidar de si mesma), fazendo cartões de leitura. Não deixe que a confecção dos cartões vire uma sobrecarga. Se isso acontecer, é melhor parar, e procurar outros tipos de estímulos, como contar historinhas para seu bebê, ouvir música com ele, etc.

    ResponderExcluir
  6. oi julia, me chamo isabel, estou lendo o livro do glenn doman (meu bb tem 6 meses), mas estou com dúvidas sobre a confecção do material: as cartelas e as letras precisam seguir exatamente aquelas medidas? Outra coisa, com todo o recurso que o computador traz, não poderia ser usado palavras construídas no Word? Que vc acha? Como posso fazer o material direitinho? Ah, amei seu blog, muito bom mesmo. Abç

    ResponderExcluir
  7. Oi, Isabel! Seja bem-vinda!
    Olha, as cartelas e as letras, não precisam seguir exatamente a indicação do livro. Mas é importante fazer as letras grandes. Dez centímetros para as letras maiúsculas e uns 7 para as minúsculas está de bom tamanho (desculpe o trocadilho...). Mas pode fazer as dimensões aproximadas, sim.
    Quanto ao word, pode usar, sim, é claro. Muita gente faz assim. O próprio Glenn Doman vende kits impressos. Apenas tome cuidado para a letra não ficar pequena demais. Talvez seja interessante usar folha A3 para as palavras maiores.
    Respondi sua dúvida?
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Júlia!! parabéns pelo blog!! Está otimo!
    Me chamo Gessyane, tenho 21 anos e tenho um filho de 3 Ruan, porém aos 5 meses de idade, descobrimos que ele tem paralisia cerebral.
    Começamos com a fisioterapia e fono.
    Com a fisioterapia ele reagiu bem, mas com a fono ainda é difícil, pois ele não fala nada que se entenda...rsrsr!!
    Então hoje, enquanto falava com minha irmã, ela me falou do aletramento materno.
    Comecei a pesquisar e acaei achando seu blog.
    Então gostaria, se você puder, que me ajudasse.
    Como faço para começar a aplicar o método?

    Grata!! Gessy.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gessy

    Que bom que gostou do Blog. Foi feito para mães dedicadas, como você. O Ruan tem sorte de ter uma mamãe assim.
    Quando você falou em “método” , se referia só ao Método de leitura, ou se referia ao Método Doman para crianças com paralisia cerebral ? Se for só o de leitura, você pode começar da mesma maneira que a descrita nessa postagem e no livro. Glenn Doman recomenda a mesma freqüência para qualquer criança. Eu sei porque a Fátima do Instituto Veras me disse.
    Já o Método Doman para crianças com problemas neurológicos, é bem mais completo, e inclui leitura, matemática, estímulos sensoriais, programa de desenvolvimento motor, e muito mais... Aqui no Brasil, temos os Institutos Veras no Rio de janeiro ( que são filiados aos Institutos de Glenn Doman, na Filadélfia). Lá, eles ensinam os pais a fazerem o programa, traçam um programa sob medida para cada criança. O objetivo das atividades é reproduzir num cérebro não normal, os padrões de um cérebro normal. Assim, há a possibilidade de crianças com lesão cerebral grave, atingirem a normalidade, ou chegar próximo a isso. Há muitos casos de recuperação. Mas não dá certo com todas as crianças. Mas os casos de sucesso são realmente inspiradores. O livro “Como ensinar Seu bebê a Ler” traz o caso de um menino de 3 anos, com lesão cerebral gravíssima (ele era um vegetal, só mexia o globo ocular) e que aprendeu a ler pelo método, começou a falar , engatinhar e até a andar.
    Quero também te indicar esses livros e Sites:
    1)“Lesão Cerebral – o Poder dos Pais no Tratamento dos Filhos” – o autor sofreu um grave acidente aos 15 anos que o deixou com severa lesão cerebral (só conseguia mexer o olho). Foi tratado pelo método doman, conseguiu recuperar a fala, e os movimentos da cintura para cima. Tornou-se médico, e passou a ajudar crianças com paralisia cerebral. O Livro traz vários depoimentos de pais que aplicaram o Método Doman.

    2) “O que fazer pela Criança de Cérebro Lesado”, de Glenn Doman

    3) Sites : Instituto Veras (www.veras.org.br)
    Institutos de Glenn Doman (www.iahp.org)
    www.romeuneto.com.br , site de um garoto de 17 anos com síndrome de Down, que aprendeu a ler aos 3 anos pelo método Doman. Clique no Link “relato dos pais” para conhecer a história.

    Espero ter ajudado. Se preferir, também pode escrever para meu email: ensineseubebe@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho uma irmãzinha portadora da sindrome de down, ela tem 4 anos e depois de pesquisar na internet, estou pensando em começar com ela o metodo, mas fiquei com uma duvida, depois de quanto tempo com palavras simples eu passo para os pares de palavras? detalhe, ela ainda não fala muito, so mesmo os nomes das pessoas de casa, preciso esperar ela aprender a falar cada palavra antes de mudar para outra?
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gisele

    Que legal a sua atitude! Está de parabéns! Olha, a dúvida dos pares de palavras é muito comum. Normalmente se mostram os pares, após o bebê haver visto umas 100 palavras, ou mais. No caso de crianças com 4 anos, isso NÂO se aplica. Aliás, até com crianças de 2 anos devemos chegar às frases o mais rápido possível. Então, assim que tiver mostrado palavras que lhe permitam formar pares, passe logo para a 2a etapa do programa, e assim que tiver palavras suficientes para fazer uma frase, faça-o. Eu diria que após mostrar umas 20 palavras, já poderia passar aos pares. Tenta fazer com que esses pares façam sentido para ela e que sejam divertidos. Ex: "papai careca", "vovô barrigudo", "xixi fedorento", " Pode ser interessante fazer um livrinho com os pares de palavras. Você alterna assim: numa folha põe as palavras, na outra, a figura correspondente. Não esquece que a escrita e a ilustração não podem ser vistas ao mesmo tempo.
    As primeiras palavras que deverá ensinar à sua irmãzinha serão aquelas palavrinhas "gostosas" para ela, se basearão em suas preferências. Ex: Barbie, mamãe, princesa, Gisele, etc.
    Sua irmã, que já tem 4 anos poderá amar as palavras magnéticas. Clique no Link http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/06/palavras-magneticas.html para ver como fazer.
    Ah, e não esqueça que crianças de 4 anos não aprendem tão rápido quanto os bebês. Podem levar mais tempo para aprender as palavras. Talvez precisem vê-las mais vezes. As frases podem ser um bom recurso para mostrar palavras que a criança já conhece.
    Seria muito interessante também, ler o Livro "Como Ensinar Seu Bebê a Ler". Não deixe de visitar o site do Romeu Neto (www.romeuneto.com.br).
    Qualquer dúvida, escreva.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  12. GISELE,

    Ah, sim, ela não precisa falar as palavras não. Pode fazer o programa normalmente, independentemente de ela saber pronunciar as palavras ou não. Só para você ter uma idéia, esse método é usado com bebês de 6 meses, que não sabem falar nada.

    ResponderExcluir
  13. olá, achei super interessante o método e fiquei super curiosa em aplica-lo com meu filho de um ano e 4 meses. Ai gostaria de saber... há necessidade de que eu adquira o livro???
    Ou posso aplicar a técnia através do que li, pelo seu blog entre outros????
    Assim, comecei hoje a fazer, com meu filho, não sei há regras pra o inicio, mas coloquei 5 palavras dos quais ele ja fala e escuta com frequencia, (mamãe, papai, o nome dele,berço, carro) ele as vezes repete um tepinho depois, quando acabo de mostra-lo as palavras.
    E ai aguardo seu contato, posso continuar????
    abraços...

    ResponderExcluir
  14. Sim, há necessidade de comprar o livro, pois ele traz um grande detalhamento: como fazer o primeiro livrinho, como proceder com diferentes faixas etárias, quando trocar a cor das palavras de vermelha para preta, etc. As explicações que eu dou aqui são bem resumidas. É só para que as pessoas tenham uma idéia do método. Se tiver outras dúvidas, é só nos escrever. Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Ok Júlia, vamos ver o que faria.. posso substinuir o livre especifico de leitura "como ensinar seu bebê a ler"
    pelo o livro como multiplicar a intelegencia... me falaram que ele é o resumo de tudo!

    Uma dúvida, acho que até no livro ira me exclarescer, ele vai dar sinais que ja sabe ler quando? rsssssss

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. olá eu tenho uma duvida, eu estou iniciando a primeira fase (palavras simples), meu filho tem 3 anos e 2 meses , estou ensinando ele a ler as palavras minusculas.
    depois eu vou ter que ensinar tudo de novo as mesmas palavras simples só que maisculas?

    e gostaria de sugerir uma ideia.
    de poder tirar copia do livro como ensinar seu bebe a ler no scanner, e postar pra download, pq infelizmente muitas pessoas nao tem condição, mais tem interesse em ensinar o filho, ja procurei em sebo, livros usados, mais nao consegui achar, na internet não achei, só achei em espanhol, mais não sei ler espanhol.

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  18. Achei o livro na Livraria Saraiva ( http://www.livrariasaraiva.com.br). Quanto à sua dúvida, você não precisa apresentar todo o repertório em maiúsculas também. Nos livros as letras aparecem em minúsculas. Com o tempo, você pode fazer a correspondência. Normalmente, a própria criança vai deduzindo por ela mesma.

    ResponderExcluir
  19. Oi Julia,
    adorei o seu blog, estava atras deste livro "O que fazer pela criança de cérebro lesado", pois tenho uma filha (Isabel) de um ano, que tem calcificações cerebrais, o diagnóstico até o momento é de toxoplasmose, ela ainda não senta, não firma o pescoço e não fala nada. Na minha busca encontrei o instituto Véras, onde enviei um e-mail buscando ajuda e eles indicaram este livro. Fiquei alucinada para comprar este livro e começar a fazer os exercicios com ela. Hoje ela faz fisioterapia e hidroterapia e a cada dia nos surpreende.. vibramos com cada conquista dela.
    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  20. E que tal, você conseguiu achar o livro? Queria te indicar um Blog muito interessante http://valonevalone.blogspot.com/
    A autora usou método Doman por 2 anos com o filho, que tem PC. Poderia ser interessante trocar umas idéias com ela.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Julia,
    Então o livro como "como fazer pela criança de cérebro lesado", ainda não o encontrei. Encomendei na saraiva o "ensinando o seu bebe a ler", que devo pegar amanhã. Obrigada pela indicação do blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. por favor eu li o livro como ensinar seu bebe a ler mais na setima etapa eu não entendi muito.
    a setima etapa é do alfabeto, como que eu vou ensinar o alfabeto, e a fonetica quando chegar na setima etapa?
    ..bruna

    ResponderExcluir
  23. Olá, pessoal, estou começando o metodo agora, minha filha tem 1 ano e 2 meses.. mas eu nao tenho o livro, gostaria de saber posso ir acrescentando os jogos de palavras para minha filha ou preciso esperar ela ler a palavra?

    ResponderExcluir
  24. Olá, também ensino meu bebê a ler, matemática e mostro os bits de inteligência, ele adora e é muito inteligente! Gostaria de sugerir um post (ou vários rs) sobre indicações de livros infantis (de 0 a três anos), novos ou antigos para comprar em sebo. Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Não entendi bem sua dúvida. Quando você diz "esperar ela ler a palavra" voc~e quer dizer esperar ela demonstrar que aprendeu a palavra? Caso seja isso, não, não precisa.

    ResponderExcluir
  26. A dica do Post sobre livros infantis está anotada, e é um assunto sobre que sempre tive vontade de escrever. Obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Oi Julia, minha dúvida é a mesma que da Djenany (mais acima): tenho o livro Como Aumentar a Inteligencia do Seu Bebe, o qual traz um capitulo sobre "Como ensinar seu bebe a ler". Você acha que deve adquirir o "Como E.S.B a ler"? Outra dúvida é que voltei a trabalhar ha 02 meses, depois de 07 meses de licensa/férias e agora meu tempo para ensinar meu bb (com 09 meses)é bem mais limitado. Será que fazendo apenas tres sessões com um jogo só, como vc sugeriu a uma colega aí no blog anteriormente, vai adiantar? Tenho tido a impressão que ele se desinteressou recentemente, pois estou fazendo só um jogo por dia. O que vc me aconselha? Abçs. Isabel

    ResponderExcluir
  28. ISABEL,

    Olha, é como eu disse mais acima, a diferença é que o livro "Como Ensinar seu Bebê a Ler" traz mais detalhes. Mas quanto ao programa de leitura em si, não vai acrescentar muito. A não ser que você quisesse aprofundar seus conhecimentos sobre como o Glenn Doman chegou a esse método, sobre a importância que as mães têm no ensino dos filhos, e vários argumentos a favor da leitura para bebês. Ele também analisa e derruba o mito de que ensinar um bebê a ler faria mal.
    Respondi sua dúvida?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. ISABEL,

    Olha, sobre usar apenas um jogo para ensinar o bebê a ler, eu acho que o bebê vai demorar muito para inferir o sistema fonético, e consequentemente chegar a ler palavras inéditas. Sem dúvida, ele aprenderá a ler as palavras que ele tiver visto. Eu tenho percebido que pais que conseguiram ensinar seus filhos a ler, usando exclusivamente método Doman, mostraram mihares de palavras a seus filhos. Mas eu acho válido fazer as 3 sessões. Eu fazia poucas sessões com a minha filha, pois dei mais ênfase ao ensino da Matemática e da Música. Minha filha começou com o Doman, estava indo super bem, mas eu não tinha tempo de fazer muitas sessões, e resolvi usar método fonético, para acelerar o processo. Em breve vou escrever um Post sobre isso e sortear um Kit com 50 palavras.

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Vou começar a mostrar para minha filha de 5 meses palavras simples, tenho que fazer todas as palavras tanto no feminino quanto no masculino? Já posso mostrar preposições e números por extenso? É recomendável já ensina-la na faze da dentição? Tenho o livro "Como multiplicar a inteligência do seu bebê", você acha que o livro "Como ensinar seu bebê a ler" é mais claro e detalhado?
    Antecipo meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  31. Priscilla

    Não aconselho a abordar, nesse momento, a flexão de gênero. Deixe esse assunto para a quarta ou quinta etapa. No livro, Glenn Doman não trata desse assunto, pois no inglês a flexão do gênero não se dá do mesmo modo que nas línguas latinas. É bem mais simples. Quanto ao livro "Como ensinar seu bebê a ler", ele é mais detalhado, sim, sugerindo uma abordagem específica para cada faixa etária. Quanto às preposições, o autor sugere que sejam ensinadas na quarta etapa, se não me engano. Quanto à dentição, não há problema. Algumas mães inclusive relatam que as sessões de leitura ajudam a distrair o bebê da dor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Ola....estou preparando o material de matematica para ensinar meu filho...e vou começar o de leitura tb...tenho uma duvida...quando for ensinar as palavras sei que devo mostra-las e dizer em voz alta o que esta escrito...mas devo tambem demonstrar? Por exemplo, OLHO...devo dizer e mostrar o que é olho??? ou apenas dizer como na matematica?
    Outra coisinha...ensinando matematica e leitura, poderia fazer um em cada turno do dia...um de manha e outro a tarde? meu bebe tem 4 meses...
    Muito obrigada! Adorei seu blog...ja esta add nos meus favoritos...me esta ajudando muito... Bjos ANA RITA (anarm_5@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  33. Ana Rita

    Sim, é claro que você pode demosntrar. Fica mais interessante. Também pode ensinar Matemática num turno, e leitura no outro, desde que observe o intervalo recomendado entre uma sessão e outra. Respondi sua dúvida?
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Nossa muito obrigada!!! Respondeu sim!!!

    Estou aqui montando os materiais...sou professora e adoro isso! rsrs

    So mais uma duvida...qual seria esse intervalo entre os turnos...sei q entre as sessões é de meia hora...esse o intervalo q vc fala?

    Muito obrigada pela sua atençao...fiquei mais fã ainda do seu blog!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  35. Sim, falo do mesmo intervalo de que fala Glenn Doman no livro "como Ensinar seu bebê a ler", que com o tempo pode cair para 15 minutos.

    ResponderExcluir
  36. Olá, Júlia.
    Sou mãe de uma linda garotinha, chamada Ana Clara, de um ano e 10 meses. Descobri o método Doman a menos de três meses, depois que minha pequena foi diagnosticada com esclerose tuberosa. Buscamos ajuda em uma associação chamada Abet (Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa - www.abet.org.br), onde nos apresentaram o método. E, desde então, tenho tentado aplicar. Nem sempre é tão fácil quanto gostaria. É trabalhoso, e exige tempo, muito tempo - que nem sempre ela tem (os medicamentos dão sono).
    Comprei no Veras (vi dúvidas de onde achar nos posts acima) os livros 'O que fazer pela criança de cérebro lesado' e 'Lesão Cerebral'. E na estante virtual, um site que reúne sebos do Brasil (www.estantevirtual.com.br), comprei o Çomo ensinar seu filho a ler' e 'Como aumentar a inteligência de seu filho' - os dois por apenas R$24,00, já contando o frete pra minha cidade. Fica a dica para os outros pais.
    Acho que ainda não sigo o programa corretamente. Tenho dúvidas... mas faço mesmo assim. Além de "trabalhar" comigo, Ana Clara, ainda vai a escolinha (por orientação dos médicos), faz fono, terapia ocupacional e estimulação.
    Gostaria de fazer mais. Tenho tentado seguir o programa nos intervalos das atividades dela. Ela adora as palavras, ama aprender, é muito curiosa e esperta. Ainda não fala nada e não compreende muita coisa, no mais apronta todas, como quanlquer criaça nessa idade.
    Gostaria de obter mais informações com vc, sobre o método. Fiquei encantada com seu esforço para oferecer oportunidades para suas filhas se desenvolverem. Tenho dúvidas sobre a braquiação, sobre psicomotricidade... enfim, sobre tudo o que possa oferecer uma melhor qualidade de vida pra a minha filha. Pelo que pude notar no blog, vc conhece o método Doman a fundo. Se pudermos discutir o método, vou achar maravilhos.
    Já agradeço, pela sua disponibilidade de explicar no blog tantas coisas. Tenho te divulgado pra muita gente, pais de crianças normais e com lesão.
    Que Deus possa te retribuir pelo serviço prestado aos pais, dispotos a melhorar a vida de seus filhos.
    Um abraço,
    Aretuza

    ResponderExcluir
  37. Olá, Aretuza

    É tão lindo ver mães que, como você, não se conformam em ficarem acomodadas. Não sei se conheço o método Doman tão a fundo, assim... sobre a braquiação, não é tão complicado quanto parece. Há uma família portuguesa, que disponibilizou no Youtube vários vídeos sobre método Doman. Na verdade, eles documentaram exercícios em mais de 200 vídeos. Mas eles não explicam; apenas, demonstram. Acho que vale a pena dar uma olhada. Não sei qual é o problema do menino, mas com certeza ele tem um problema. Aqui segue o link para um desses vídeos, sobre braquiação:

    http://www.youtube.com/watch?v=2gXaQrjOaZE

    Vale a pena ver todos os vídeos deles sobre braquiação. O nome do usuário é "faenga". espero que ajude. Se tiver mais alguma coisa que você esteja precisando, livro, dúvida, material, apresentação em powerpoint, modelo de como construir braquiador... meu email é ensineseubebe@gmail.com. Espero poder ajudar. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite, meu nome e Simone, tenho um bebe de 1 ano, e recentemente fiquei sabendo desse metodo que ensina o bebe a ler, na verdade e um programa em ingles, fiquei muito interessada, pois quero que ele aprenda a lingua. Estou pensando em usar com o meu filho, pois eu sei um pouco de ingles e meu marido e nativo da lingua, mas estou um pouco preocupada se isso ira atrapalha-lo em alguma coisa. Por favor me de sua opniao.
    Grata: Simone

    ResponderExcluir
  39. Olá, Simone

    Desculpe, mas não entendi bem sua dúvida. Quando você diz "Estou preocupada se isso irá atrapalhá-lo em alguma coisa", você se refere ao fato de ensinar um bebê a ler, ou ao fato de ser em língua inglesa? Você tem receio que ele confunda com o português, é isso?

    ResponderExcluir
  40. Como posso ensinar matemática para uma criança de 1 ano e 3 meses?

    ResponderExcluir
  41. Com crianças de um ano e 3 meses, sugiro ensinar as quantidades, como nas atividades indicadas aqui:
    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/03/como-ensinar-matematica.html

    ResponderExcluir
  42. Meu nome é Maristela, tenho um filho (Felipe) de 4 anos e meio e acabei de conhecer o método Doman para a leitura… Moro na Alemanha e fiquei muito contente de conhecer este método para poder ensina-lo a ler em português de uma maneira bem gostosa…
    Porem estou encontrando alguns problemas…
    Meu filho quer sempre palavras novas, é muito difícil ele aceitar que eu leia o mesmo grupo de palavras 3 vezes ao dia.
    Quando sentamos pra ler as fichas que preparei ele tenta adivinhar qual é a palavra que estou mostrando, não quer que eu a lei-a porque ele quer "ganhar" e adivinhar antes que eu fale… Como ele não consegue adivinhar fica triste e um pouco agitado querendo passar a outra coisa.
    Tenho a impressão que após ouvir 2 vezes o grupo de palavra que mostrei, ele já quer ter aprendido, mas como isso não ocorre ele fica desmotivado e quer brincar de outra coisa…

    Gostei muito do teu blog e das idéias que você da para diversificar o processo das sessões… Será que você teria uma dica para me ajudar?

    Outra coisa… Moramos na Alemanha a apenas 6 meses, antes disso moramos na França, então ele fala perfeitamente o português e o francês. Mas como a 6 meses ele não pratica mais esta língua esta começando a esquece-la… Havia pensado em fazer o Método Doman com ele em francês também para que continue guardado este conhecimento… Devo esperar que ele aprenda a ler em português para começar em francês?

    Outro problema é o tempo, ele vai na escola das 9h até às 16h, então consigo fazer dois grupos de palavras de manhã e dois a três grupos depois da escola… Quando ele aceita… Estou um pouco perdida…

    Obrigada pela atenção…

    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Maristela

    Em primeiro lugar, parabéns por ser uma mãe tão dedicada. Seu filho tem muita sorte!
    Você citou alguns problemas:

    1) Desmotivação ou frustração do Filipe por não adivinhar as palavras;
    Quando a mamãe simplesmente mostra as palavras, o Filipe, quer brincar de adivinhar... Esse problema você resolve, desviando o desejo dele de adivinhar, para um outro desejo. Por exemplo, o desejo de encontrar palavras escondidas , ou de associar palavras a figuras, ou ainda de colar palavras magnéticas numa lousa. Tenho ainda outras sugestões. Em breve vou escrever um post, especialmente para você, com mais algumas idéias.

    2) Ensina-lo ou não a ler em francês ao mesmo tempo que em português;

    Não acho uma boa idéia ensiná-lo agora a ler em francês. E muito menos usando o método Doman, pois ele já não quer ver palavras repetidas (afinal, ele já tem 4 anos). A prioridade agora é evitar que ele esqueça o que já sabe do francês. Isso se faz apresentando a ele alguns DVDs em francês, como desenhos animados, colocando Cds em francês, CD-rom em língua francesa, ou historinhas narradas em CDs. Ou quem, sabe, matriculá-lo, numa escola bilíngue (francês- alemão), numa escola francesa. Mas, como ele já é fluente no francês, o simples fato de ouvir histórias em francês, já irá ajudá-lo a manter a língua.

    3) A falta de tempo para fazer 3 ou mais sessões.

    Faça só uma sessão por dia. Como ele já tem 4 anos, você vai ter de introduzir frases o mais rápido possível. O melhor, mesmo, é ler o livro "Como ensinar seu bebê a ler", caso você ainda não tenha lido.

    Se quiser, fique à vontade para me mandar um email, ou para me telefonar. Meu email é ensineseubebe@gmail.com

    Espero ter respondido às suas dúvidas

    Um abraço

    ResponderExcluir
  44. olá Julia
    meu nome é Taís tenho um bebê de 1 ano e 4 meses, mês passado ele me surpreendeu seu aprendizado deu um salto grande, reconhece todos os números e não é na sequencia, consegue contar até 04 nos dedos, as vezes observo contando carrinhos, brinquedos, etc. lê a palavra papai, xuxa, e reconhece algumas letras, ou seja as que foram apresentadas com enfase. seu vocabulário é amplo, reconhece os animais da casa pelo nome, em média 06 animais, reconhece diversas figuras dos seu livros infantis, sabe a sequencia das músicas tocadas nos DVDs sempre ele se expressa antes de começar a música, chega ser engraçado. ainda não fala frases interias a não ser na hora hora do desespero, por exemplo: ao ir ao médio ele dispara, acabo embora mamãe tchau carro, tudo na sequencia e chorando. Sempre entimulei, desde a gestação liamos livros, colocava músicas infantis e clássica, etc. a pouco tempo descobri o método glenn, ainda não comprei o livro, achei seu blog e tive uma base do método, vou começar a aplicar o que vc sugere. já estou levando algumas critica pelo conhecimento do meu filho, algumas pessoas dizem que estou forçando, mas tenho a consciência que o ensino de forma lúdica e prazerosa, a minha preocupação é que entender por que ele é assim, e como ajudá-lo. quem sabe vc possa me ajudar.Bjus e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  45. Taís

    Primeiramente, não ligue para as críticas dos que acham que você está "forçando a barra". Você sabe que está fazendo a coisa certa, ao dar-lhe a dádiva do conhecimento.
    Como você mesma disse, seu filho está aprendendo de forma "lúdica e prazerosa".
    Ensinar uma criança não é motivo de reprovação. Deixar uma criancinha a tarde inteira a ver "desenhos educativos", isso sim, é reprovável. Lembre-se das palavras de Leonardo da Vinci : "aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo, e nunca se arrepende". Não há nada errado com o fato de uma criancinha ter facilidade em aprender. Alegre-se!

    ResponderExcluir
  46. Oi,
    Meu filho tem 11 meses. Quero ensiná-lo a ler...
    Você fez seu material a mão ou no computador?
    Caso tenha o material no computador poderia me enviar para que eu imprima em uma gráfica?
    Obrigada.
    Estou amando seu blog.
    Ontem já comprei os livros que você indicou para bebês - rs.

    ResponderExcluir
  47. Eu confeccionei o material artesanalmente. Mas no site www.aletramentomaterno.org, eles vendem um CD com umas mil palavras. Você só tem de imprimir depois.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  48. Oi Julia…

    Muito obrigada pela resposta, foi bem esclarecedora…
    Fiquei sem acesso a internet por alguns dias, mas agora tudo já esta normalizado.

    Fiz um bingo de cores e brincamos com este jogo de vez em quando…

    Coloquei palavras espalhadas pela casa toda nomeando os objetos como porta, cama, armário, espelho, etc. A brincadeira é sair correndo pela casa para achar e "ler" as palavras.

    Ele adorou! Agente fazia isso 2 vezes por dia… Já fazem 2 semanas e percebo que ele já não se interessa mais tanto por essa brincadeira.

    Meu marido acabou de voltar do Brasil e me trouxe o livro "como ensinar o seu bebe a ler". Antes eu estava me baseando no livro que tinha aqui em casa "como multiplicar a inteligência do seu bebe" e tinha apenas um capítulo sobre o aprendizado da leitura… Estou começando a lê-lo.

    Posso começar a introduzir algumas frases, mesmo sem ele já saber ler as palavras soltas?

    Com relação ao francês ele assiste desenho animado ou leio alguns livros que compramos na França… Achei bom não misturar as duas línguas neste inicio que ainda esta complicado apenas com o português…

    Sinceramente as vezes desanimo porque parece que não estou conseguindo avançar…

    Obrigada por todas as dicas… Se você tiver mais algumas idéias ficarei muito grata…

    Parabéns pelo blog… Ele tem nos ajudado muito a estimular nossos filhos… Sempre grata por isso…

    Um grande abraço…

    Maristela

    ResponderExcluir
  49. Dra Ana - Fisioterapeuta1 de mar. de 2011, 13:16:00

    Olá Julia. Parabéns pela sua dedicação em responder prontamente à todos os comentários.
    Olá pessoal. Parabéns por estimularem precocemente esta nova geração. O mundo precisa de pessoas espertas e que empreguem as informações aprendidas positivamente.
    Sou Fisioterapeuta e Terapeuta do Método Veras - que foca a reorganização neurofuncional de todas as pessoas em diversas fases etárias.
    Através de minha profissão encontrei casos nos quais vários colegas procuravam a solução e, com o Método do Dr. Glenn Doman e, principalmente Conceição Veras - que o trouxe para o Brasil - Rio de janeiro, encontramos um ótimo recurso e, presenciamos diversas alegrias em familia.
    Estou à disposição para ajudar na parte cognitiva e motora de seres humanos desde o nascimento até a terceira idade, pois ninguém está livre de um acidente e, se Ele colocou em nossas familias é porque temos condições de superar, crescer, e mudar o imudável se assim for do desejo Dele.
    Desejo à todos muitas felicidades e, sucessos, não esquecendo que a criança também deve brincar, e, através das brincadeiras elas poderão desenvolver a parte física e mental.
    Dra Ana Monnerat
    Consultório: Av. Interlagos, 2100 Interlagos - São Paulo - SP Tel: 5631-0206/ 5922-2253.

    ResponderExcluir
  50. Dra. Ana,

    Adorei seu comentário. Que bom conhecer profissionais ligados ao método Veras. POr favor, participe mais aqui. Qualquer dia desses vou te telefonar, certo?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  51. Olá Julia...
    Fomos abençoados com uma afilhada q tem alguns traços de Sindrome de Down, o cariótipo ainda não ficou pronto, ela tem apenas 15 dias, estou pesquisando tudo sobre o Glenn Domma, este método tem eficácia em bbs com a sindrome?? Qto devo começar a utilizar o método? Dá resultados, a criança com sindrome iniciada neste metodo pode acompanhar o desenvolvimento de uma criança sem sindrome??? Ai desculpe pelo monte de perguntas, sou nova no assunto ainda...
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Ola Júlia...
    Gostaria de saber da eficácia do metodo gleen domma em bbs com SD, com qtos meses devo começar a utilizar o método, com a utilização deste método a criança SD pode ter um desenvolvimento = a uma criança sem a sindrome??? por favor me ajude
    Bjs
    Patricia

    ResponderExcluir
  53. Olá, Patrícia

    Sua afilhada também é abençoada por ter uma madrinha como você. Você está fazendo a coisa certa: quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Eu conheço, sim, casos de sucesso de crianças com SD, tratadas pelo MD. Um desses casos, você encontra no site http://www.romeuneto.com.br/conteudo/3/relatodospais.php . É o lindo depoimento de uma mãe que aplicou o MD. Hoje, o filho é poeta, tendo publicado vários livros.
    E eu também tenho outros depoimentos por escrito, num livro sobre o assunto. Se quiser, escreva para o meu email, que eu posso lhe enviar esse material.(ensineseubebe@gmail.com).

    Um abraço, e não desista!

    ResponderExcluir
  54. Olá! Sou estudante de Pedagogia e também mamãe. Meu filho tem 2 anos e 8 meses. Agora ele se interessou por aprender as letras. Eu achei que era "forçar" ensinar ele a ler, mas meu marido vivia me cobrando pelo fato de que eu sou quase pedagoga. Comprei o livro "Como Ensinar seu Bebê a Ler" por acaso e acho que foi um presente de Deus. Ainda estou lendo o livro, mas já imprimi as primeiras fichas para o Riel. Quero registrar aqui esse momento importante e voltar algum tempo depois para comentar os resultados.

    Como pedagoga, pretendo estudar o processo de aquisição da leitura e da escrita em crianças antes dos 6 anos de idade. Acho que vou poder mesclar conhecimento e contribuir para a formação e estimulação do meu filho.

    Minha mãe também é pedagoga e me ensinou a ler precocemente. Aos três eu já lia, segundo ela, versículos da Bíblia. Ela usou métodos tradicionais do Brasil (silábico, fônico, etc). Ela disse que começou quando eu mostrei que já sabia ler alguma coisa. A primeira coisa que li foi um outdoor (letras grandes). Por esse relato familiar o método do livro dos bebês me pareceu fundamentado. Acho que funciona.

    Abraços! Maravilhoso seu blog.

    hanelory@gmail.com
    Erika

    ResponderExcluir
  55. Erika,

    Que legal!!!

    Não esqueça de contar os resultados pra gente, OK?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  56. Olá Julia adorei seu blog, parabéns!!!
    Meu filho esta com 6 meses, minha duvida é a seguinte, eu já posso trabalhar com ele para o aprendizado da leitura? se não qual é a melhor idade para isso?

    segue meu email:
    thitycff@hotmail.com
    Thiana
    grata

    ResponderExcluir
  57. Thiana,
    Obrigada!
    Já pode iniciar, sim, mas tenha em mente que nessa fase, seu filho está muito concentrado na própria mobilidade (sentar, engatinhar, levantar, etc) ,e pode não ter muito interesse nos cartões.
    No livro Como Ensinra seu Bebê a Ler , há mais detalhes. Por acaso estamos sorteando esse livro. N;ao deixe de participar do sorteio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  58. Realmente a concentração dele esta voltada para suas mobilidades, ontem ele começou a se ajoelhar se apoiando nos móveis e hoje ficou de pé no berço, para a minha felicidade!!!!
    A respeito do sorteio já estou participando e estou super anciosa para sair o resultado pois já pesquisei e não encontrei para venda (indisponível) rsrsrs e como sou mãe de primeira viagem será bem vindo.
    Obrigada pela dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  59. Oi Achei muito interessante o seu blog e comecei a aplicar o método doman na minha bebê, me interessei mais no assunto e comprei o livro como ensinar seu filho a ler e percebi que as dimensões e metodo do livro está um pouco diferente do que vc apresentou, minha edição é de 2000, será que é aí que está o erro, por favor me ajude, fiquei confusa acho que fiz tudo errado.Vc tem uma edição atual??? vamos comparar??? obrigada e Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  60. Oi, querida

    Há diferença entre as edições, sim. Mas não fique preocupada. Essas indicações de tamanho não são rígidas, são apenas para dar uma orientação. O importante é fazer letras grandes.Você não tá fazendo nada errado, não.

    Deus te abençoe, também.

    ResponderExcluir
  61. O método de Glenn Doman realmente é muito eficiente. Depois de ler "Como Ensinar Seu Bebê a Ler" eu também li outros livros (que não possuem tradução para português) do mesmo autor. Um universo fabuloso para os pais. Estou compartilhando as minhas experiências através do blog www.bebegenio.com.br

    Parabéns pelo seu blog e seu compromisso de compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  62. Acabei de ler este post e todos os comentários.
    Puxa vida! Estou amando e aprendendo muito.
    Parabéns pelo blog, Ana Júlia!

    ResponderExcluir
  63. Ola Julia, meu nome é Aline tenhu 20 anos e tenho uma bb de 3 meses será que posso começar a aplicar o metodo? ela é bem espertinha pra idade dela. obrigada desde já

    PARABÉNS pelo blog

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. olá
    Cheguei ate seu blog pesquisando sobre o metodo "ensine seu bebe a ler", em relacao ao metodo eu nao tinha conhecimento que havia um livro sobre este assunto, minha mae disse que foi ensinada por este metodo quando estava no jardin de infancia e acredita que por isso tem tanta facilidade e gosto pela leitura, com minha filha de 3 anos comecei a mostrar algumas palavras a +- um ano, mas nao mantive uma rotina, porem notei que mesmo se passando meses de que mostrei a palavra ela continuava sabendo o que era, nao sei se ela decorou a palavra ou aprendeu a ler, mas sabe direitinho em torno de 30palavrinhas. Comecei a trabalhar e ela a ir pra escola e acabei deixando de lado as palavras mas percebo que ela tem muita facilidade com as letras, na escola ela sabe o nome dos colegas e indica a cada um o lugar de colocar a mochila. Eu me organizando e retomando as "aulinhas" posso estar contribuindo para a educacao dela ou pelo menos pelo gosto pela leitura??? Vi varias dicas em seu blog, mas voltadas para criancas de menos de 3anos, tem alguma dica para criancas de maiores??? Bem interessante o blog, gostaria muito de ter conhecido antes. Beijos Marja

    ResponderExcluir
  66. Ah e parabens pelo blog,
    ta muito interessante vou buscar outros metodos para trabalhar o desenvolvimento da minha filha


    Marja

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Olá Julia,

    Parabéns pelo ótimo blog e obrigada por dar orientação.
    Sou brasileira mas moro no Canadá. Tenho um filho de 3 anos e uma menininha de 11 meses. Meu filho fala inglês e francês na escola. Em casa só falo português com eles. Pelo o que eu vi num post anterior de uma mãe que mora na Alemanha, você recomenda que o idioma para o ensino da leitura seja o português? Para mim seria mais fácil comprar o livro em inglês, acredito que não deva ter problema aplicar o método mas usando palavras em português para ensinar as crianças.
    Tudo de bom,
    Marina

    ResponderExcluir
  69. Oi, Marina!

    Obrigada pelas palavras. Pode ensinar seu filho a ler em inglês, sim.
    No caso daquela mãe da Alemanha, era diferente, porque ela queria
    alfabetizá-lo em português, em casa. O que eu não aconselho é usar
    o método Doman para ensinar a ler em duas línguas ao mesmo tempo,
    porque a criança vai demorar muito para depreender o sistema fonético
    das línguas... Mas eu conheço pais que ensinaram seus filhos a ler em
    3 línguas ao mesmo tempo, pelo MD. Eles usavam palavras vermelhas
    para o português; azuis para o alemão, e pretas para o inglês. Todavia,
    eles começaram quando os filhos eram bebês.

    Então, ensine a ler na língua que for mais conveniente a seu filho e a você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  70. Ah, Marina,
    É melhor comprar o livro em inglês, porque a edição é mais atualizada. Mas o conteúdo é basicamente o mesmo. Sudesso pra vocês!

    ResponderExcluir
  71. Muito obrigada, Julia. Vou comprar o livro hoje mesmo e começar a ensinar os dois o quanto antes. Depois eu conto o resultado.

    Um abraço,

    Marina

    ResponderExcluir
  72. Ola Julia ! Meu nome é Flavia e tenho uma filha de nove meses . Venho acompanhando seu blog a algum tempo e me interessei em ensinar meu bebe a ler .Comprei o livro e ja estou produzindo o material , mas algumas duvidas estao me incomodando e gostaria que me ajudasse.
    Tenho que refazer e refazer o material com letras menores e menores ate chegar a letra do livro? Somente depois de 200 palavras é que passo para a segunda fase ou tenho que esperar minha filha dar um indício de que esta lendo? Agradeço a ajuda e parabenizo pelo blog
    Abraço.

    ResponderExcluir
  73. Oi, Flávia

    Vou tentar responder às suas dúvidas:

    1) Tamanho das letras - não precisa refazer em tamanho menor, as plavras já vistas.
    na realidade, você não precisa diminuir a letra nas palavras simples, mesmo que a
    criança já tenha 4 anos.
    Deixe para diminuir a letra nos pares de palavras, nas frases e nos livrinhos. Até porque,
    se não diminuir a letra nas frases, terá de arrumar cartões gigantes...

    2) Quantas palavras antes de mostrar os pares?

    É até difícil de responder a essa questão. Glenn Doman sugere mostrar pelo menos 100 palavras simples,
    antes dos pares, em se tratando de bebês da idade da sua filha. Eu não esperei minha filha demonstrar que
    sabia, mas quando passei para os pares e frases, ela demonstrou reconhecer as palavras isoladamente.

    Espero ter ajudado

    Abraços

    ResponderExcluir
  74. Ana Júlia,
    conheci o método Doman há pouco mais de um mês, e seu blog tem sido de fundamental importância para mim.
    Fiz uma postagem sobre o assunto em meu blog, e lá indiquei o seu.
    Caso não esteja de acordo, por favor, me avise?
    Obrigada! Abimara.
    http://luardabia.blogspot.com/2011/06/porque-resolvi-usar-o-metodo-de-glenn.html

    ResponderExcluir
  75. julia!
    quando eu for usar novos jogos de palavras eu continuo mostrando as dos jogos anteriores ou aquelas antigas odem ser descartada a cada jogo novo?

    ResponderExcluir
  76. julia
    seu blog é maravilhosooooooooooooooooooo!!!por favor me responda uma duvida que é também de muitas outras mães,como você tem uma filha mais velha creio que saberá me responder!
    é o seguinte minha filha está no metodo de leitura,mas e quanto a escrever?como fica?existe algum metodo pra isso pois vai chegar uma hora que ela vai querer saber como escreve as palavras!qual é aidade certa para começar a escrever e como ensinar?

    ResponderExcluir
  77. As palavras antigas são aposentadas. Elas serão revisadas na etapa dos pares e das frases.

    ResponderExcluir
  78. OI, querida

    Que bom que gostou do blog. Olha, quanto à escrita, eu percebo que muitos
    pais que utilizam o MD, complementam com método Kumon, para ajudar na
    escrita. No caso de minha filha mais velha, ela já tinha 3,5 anos quando co-
    mecei a alfabetizá-la. Assim, a parte escrita ficou mais por conta da escola.
    A minha contribuição foi fazer com ela alguns exercícios de psicomotricidade,
    para ajudar na coordenação fina.

    Abraços

    ResponderExcluir
  79. tenho um filho de 4 anos com DDA. Como utilizar esse método em uma criança "desatenta"?

    ResponderExcluir
  80. O Gleen Doman diz que o método ajuda crianças hiperativas a melhorar a atenção. A educadora Kátia Xavier (www.aletramentomaterno.org) também é da mesma opinião ( ela era hiperativa quando criança). Ela tem muita experiência em alfabetizar pelo método Doman. Dá uma olhadinha no site dela, e deixa um comentário lá. Ela terá o maior prazer em ajudá-la.

    Abraços

    ResponderExcluir
  81. Julia, obrigada por me responder .
    Na verdade nao so venho acompanhando seu blog , como tambem descobri o metodo Doman por ele.
    Ja comecei a brincar com minha filha a uma semana e meia usando o metodo , mas por mais que eu invente brincadeiras de esconde esconde com as letras e fazendo barulhos engracados no final etc..,mas nao vejo muita animação por parte dela .No inicio foi assim com suas filhas?? Estou preocupada ,nao sei se estou mostrando devagar de mais ou cometendo outro erro terrível .Percebo que ela esta gostando mais dos livrinhos que leio . Sera que posso usar as palavras com desenho ? Obrigada .
    Ah...nao posso deixar de dizer que amei a ideia do circuito de motricidade.

    ResponderExcluir
  82. Oi, amiguinha,

    Pode usar com desenho, sim. Tem de ver do que sua filha gosta. Experimente algo usando princesas, por exemplo. também pode fazer um livro com palavras e figuras (a palavra numa página; a figura no verso). Pode tentar no powerpoint, ou usar palavras magnéticas (se não tiver, como fazer, usa com fita crepe, mesmo)

    ResponderExcluir
  83. A Luciana, do blog ENSINANDO MEUS FILHOS, disponibilizou uma apresentação pra lá de divertida. Aí vai o link:

    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/2011/02/criancas-adoram-surpresas.html

    Clique na palavra Baixe Aqui no fim do post (leia as instruções da Luciana)

    Beijos

    ResponderExcluir
  84. Cinézio Afonso - Teacher28 de jul. de 2011, 09:09:00

    Olá, Júlia, meu nome é Cinézio Afonso, tenho 33 anos, sou prof. de inglês e pai do DIMITRI AFONSO de sete meses, meu primogênito. A menos de uma semana li sobre o método de Glenn Damon navegando na net a procura de algo positivo para aplicar na educação de meu filho muito amado. Como sou professor desde que o DIMITRI chegou só converso com ele em inglês. Quero que ele cresça bilíngue. Ele corresponde muito bem. Embora tenha apenas sete meses mas já entende muito bem quando o convido para sair (Let's go out my son, let's go out? / Let's swim? / Let's see the parrots?...)e assim continua com várias outras expressões que ele já conhece e responde com um entusiasmo impressionante ao ouvir. Fiquei impressionado ao ler sobre a aprendizagem precoce de muitas crianças e decidi ique quero isso para o DIMITRI também. Parabéns pelo blog. Está me ajudando bastante e sei que vai ajudar aindo mais. Gostaria que vc me tirasse uma dúvida: tenho pesquisado o livro para comprar mo entanto encontro livro com mais de 200 páginas com menos de 200. Acredito que seja o mesmo, pelo menos o título e autor são. Provavelvente seja a edição. Posso cmprar qualquer edição? Forte abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  85. Nossa, Cinézio, você é um papai excepcional!
    Quanto à ediçào do livro, fique atento: só compre se for de 1994 ou mais recente.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  86. ACABEI DE MATRICULAR MINHA FILHA EM UMA ESCOLA NO DF QUE UTILIZA O MÉTODO. GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER PARA AJUDÁ-LA EM CASA?SOU PROFESSORA E QUERO APLICAR O MÉTODO COM OS MEUS ALUNOS , COMPREI O LIVRO E ESTOU AGUARDANDO SUA CHEGADA ANSIOSA . GRATA CÁSSIA GOSTARIA TAMBÉM DE MAIS INFORMÇÕES E DE DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE TEM FILHOS EM ESCOLAS QUE UTILIZAM MÉTODO.

    ResponderExcluir
  87. Oi, Cássia

    Eu recomendaria todas as sugestões deste blog! Você pode achar os posts por assunto, no menu, na coluna à direita.

    Abraços

    ResponderExcluir
  88. Até gostei de muita coisa neste blog, mas ensinar bebê a ler é muito doido, é muita pressão para criança tão nova...

    ResponderExcluir
  89. Oi Fabiana

    Não é pressão não. É muito legal!!! Os bebês adoram. Se você ler o livro, você vai amar, com certeza.

    ResponderExcluir
  90. Olá...estou com mta dificuldade pra encontrar o livro "como ensinar seu bebe a ler"...estou pensando em comprar o livro da Katia xavier....o q vc acha??? já li q é parecido.
    Adorei seu blog e sua dedicação com suas filhas. Sou fonoaudiologa e mãe de de primeira viajem de um filho de 1a3m...nunca tinha visto essa tecnica e ainda pra bebes tão novinhos, se soube já tinha começado desde q saimos da maternidade.
    Obrigada
    bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  91. Andrea,

    Pois é, o livro está esgotado, infelizmente. O jeito é tentar achar em sebos.

    Eu ainda não li o livro da Kátia Xavier, mas acho uma opção interessante. A Kátia tem muita experiência no assunto.

    Se você quiser quebrar um galho enquanto não consegue o livro, há uma versão para baixar em espanhol, aqui:

    http://www.4shared.com/document/xZ8dZDlB/Cmo_Ensear_A_Leer_A_Su_Beb.html

    Qualquer dúvida, pode perguntar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  92. Olá Júlia! Você sabe a diferença entre o livro "Como ensinar seu bebe a ler" e "Como ensinar seu filho a ler"? É o mesmo método? Estou querendo comprar em sebo virtual... Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Olá,

    É o mesmo, porém o livro "Como ensinar seu filho a ler" é uma edição bem antiga, desatualizada. Se possível, tente comprar edições de 1994 em diante.
    Mas caso queira comprar a versão mais antiga, certifique-se de que o autor é Glenn Doman.

    Abraços

    ResponderExcluir
  94. Oi,gostei muito do seu blog tenho uma prima de 4 anos,ela sabe falar,mas se enrosca bastante,queria saber um método para ajudar ela a falar sem enroscar tanto...Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  95. Olá, querida
    Quando você diz "enrosca bastante " siginifica que ela fala embolado (sem clareza), ou que ela gagueja?
    Sua priminha já visitou uma fonoaudióloga? Se ainda não foi, recomendo que ela consulte uma o mais rápido possível. Quanto mais cedo o tratamento mais fácil é para a criança reeducar-se. É preciso saber ainda o que está ocasionando essa dificuldade de fala :um problema no aparelho fonador? Um problema neurológico? Ou algum problema de ordem afetiva?
    Ou quem sabe até mesmo uma dificuldade de ordem psicomotora...

    Lembre-se :o profissional mais indicado para tratar dos distúrbios da fala é o fonoaudiólogo.
    Também pode ser intressante procurar um neuropediatra.

    Abraços e fique com Deus

    ResponderExcluir
  96. Nossa quero parabeniza-lo pelo blog e vou segui-lo. Procuro coisas legais para ensinar ao meu filho quero ler tudo com calma.. Cris
    olhopreguicoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  97. Ola, Julia, seu blog veio ao meu encontro...Sou brasileira e vivo no mexico, tenho uma filha que vai fazer 1 aninho, vi em um comercial de tv, o metodo do dr.Titzer (su bebe puede leer) e comecei a buscar sobre isso, foi quando me deparei com o metodo de Glenn Doman e buscando material em portugues encontrei seu blog...Olha eu fiquei pasma desse metodo existir a tantos anos e so agora eu fiquei sabendo...bom, gostaria de ajuda com o material, de preferencia ebook, pq quero que minha filha aprenda primeiro o portugues...so esta um pouco complicado conseguir o material em portugues, consigui muita coisa em ingles e espanhol...
    Parabens, Deus abencoe e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  98. Oi, Ana

    Se você puder, me mande um email, que eu posso lhe dar algumas indicações de material em português.

    Meu email : ensineseubebe@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  99. olá!
    amo o seu blog !!parabens!
    li todo o livro ,mas tenho uma duvida que é a seguinte:estou ensinado 3 grupos de palavras soltas,tenho que repetir o primeiro grupo na sequencia até acabar as 3vezes para depois mostrar o segundo grupo?ou não precisa seguir uma ordem?
    e com os numeros também tem que ser assim?na mesma ordem?desculpe tantas perguntas é por que minha nenem tem 1 ano e 4 meses e enjoa muito rapido desta repetição!se puder me responder agradeço!bjão!

    ResponderExcluir
  100. Olá amiguinho(a)

    Evite usar a mesma sequencia. Embaralhe sempre as palavras. Na Matemática idem.

    E pode intercalar os grupos na ordem que quiser. Faça mais como você gosta, e menos como o Doman gosta... hahaha

    ResponderExcluir
  101. Olá.

    Tenho um filho de dois anos que se, como direi, recusa a falar, o nome dele é Davi. Ativo ao extremo, inteligente e com ótima coordenaçao motora, mas só fala quando lhe convem. Sera que esse metodo funciona do mesmo modo com uma criança de dois anos ativa ?

    ResponderExcluir
  102. Olá, Eberton

    O método só funcionará se seu filho gostar. Mas pra ele se interessar ,você teria de usar estratégias bem interessantes, dinâmicas.

    No entanto, há muitos outros recursos para ajudar a desenvolver a linguagem da criança, como cantar para ela e com ela, recitar versinhos, contar historinhas e conversar bastante.

    Pelo que entendi, ele já fala, mas você gostaria que ele fosse mais comunicativo, é isso? Bem, na verdade o método Doman pode ajudar na aquisição e ampliação do vocabulário, mas não necessariamente tornará a criança mais "tagarela". Isso dependerá em grande parte do temperamento do seu filho.

    O importante é verificar se ele está ganhando vocabulário novo, se já diz frases simples ("quero bolo", "olha o pato"), mesmo que ele não seja muito falante.

    Para conhecer melhor as fases da linguagem na criança, veja este vídeo da Dra. Cida Coelho, uma assumidade no assunto:

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2011/08/e-normal-uma-crianca-de-3-anos-nao.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  103. to bem enlouquecida aqui!!! haha acabei de conhecer seu blog, ameeeei por hora só li este post, quero devorar o blog inteirinho agora!!! quero começar amanha de manhaaaa!!! muito obrigada pelo teu blog!

    ResponderExcluir
  104. Olá, Tchella

    Que bom que gostou, amiguinha. Obrigada pelas palavras.

    Volte sempre e não deixe de nos contar o resultado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  105. oi tenho uma filha e ela aprendeu o alfabeto com dois anos e nove meses agóra ela tem tres anos e quero ensinar ela ler.

    ResponderExcluir
  106. MEU FILHO DE 8 ANOS NÃO CONSEGUE LER NADA. JA LEVEI AO MÉDICO E ELE NÃO TEM DISLEXIA, É O PRIMEIRO DA TURMA EM TODAS AS OUTRAS MATÉRIAS E ESTA MUITO A FRENTE, MUITO MESMO EM MATEMÁTICA...POR FAVOS ME AJUDEM, EU ESTOU DESESPERADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo (a)

      O caso do seu filho merece atenção urgente. Por favor, me envie um email para ensineseubebe@gmail.com

      Assim, poderemos nos falar melhor.

      Abraços

      Excluir
  107. Também estou com esse problema pois meu filho tem 07 anos terminou o 1°ano em uma escola muito boa mas não aprendeu a le, ele sabe todas as letras do alfabeto mas não consegue juntar as palavras,estou desesperada pois estou tentando ensinar ele, mas acho que estou fazendo tudo errado por ele fica triste e começaa chorar dizendo que é burro e que não sabe,estou desesperada queria poder ajudar o meu filho a passar por tudo isso sem sofrimento mas não sei oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pode ser que no caso do seu filho, a própria metodologia usada pela escola o esteja confundindo.

      O melhor é que a criança tenha uma boa base fonética. Mais importante do que saber os nomes das letras, é conhecer bem os SONS delas. Ele conhece bem os sons?

      Se desejar, me envie um email para ensineseubebe@gmail.com

      Assim, poderemos nos falar melhor.

      Abraços

      Excluir
  108. Fatima

    Também estou com esse problema pois meu filho tem 08 anos terminou o 1°ano mas não aprendeu a le, ele sabe todo o alfabeto mas não consegue juntar as palavras,estou desesperada pois estou tentando ensinar ele, mas acho que estou fazendo tudo errado por ele fica triste e começaa chorar dizendo que é burro e que não sabe,estou desesperada queria poder ajudar o meu filho a passar por tudo isso sem sofrimento mas não sei oque fazer.

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Olá!
    Sabe me indicar algum lugar onde consigo adquirir o Livro: Como ensinar seu bebê a ler?Já procurei nas grandes livrarias: Saraiva, Cultura, Cia dos Livros, Siciliano, mas não encontro (esgotado). Obrigada!

    ResponderExcluir
  111. Olá, Priscilla

    Realmente, o livro está esgotado, não se acha nem em sebo.

    O jeito é comprar o livro "Como multiplicar a inteligência do seu Bebê", do mesmo autor, e que também aborda o programa de leitura. É menos detalhado, mas dá para substituir, sim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  112. Ana Júlia, uma dúvida... tenho aplicado aqui em casa mas utilizo folha no tamanho 10 x 30cm (que é uma A4 dividida ao meio) vc ve problema, nisso?

    outra coisa, que percebi que fiz errado, eu tinha entendido errado.

    fazia assim: 3 grupos com 5 palavras, mostrava um grupo 1x de manha, outro grupo 1x a tarde, e o terceiro grupo 1x a noite.

    o certo é mostrar cada grupo 3x ao dia, néam? vou mudar isso entao! :)

    mas olha, no post que fiz hoje, coloquei 50 palavras que o Batatinha está falando e o desenrolar se deu depois que comecei ensinar ele! Muito legal!! Estou bem feliz! Foi essencial encontrar seu blog!

    ResponderExcluir
  113. Oi Tchella!

    Que ótimas notícias!

    Bem, o problema da folha A4 é que palavras maiores, como "tartaruga", ficarão com a letra muito pequena. Para palavras como "PATO", tudo bem, porque as letras continuarão grandes.

    Mas lembre-se, os bebês gostam muito de palavras grandes. Por isso não deixe de mostrá-las também.

    Olhe, quanto aos grupos, o ideal é que um mesmo grupo seja mostrado 3 vezes por dia.
    Se você estiver sem tempo, mostre apenas um grupo. Eu tenho um amigo que fez assim com as filhas. O resultado demora mais a aparecer, mas funciona.

    Se você quiser, me manda um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu repasso mais algumas informações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  114. Fiquei maravilhada ao encontrar esse blog...eu sou um fruto da eficácia do método Doman.

    O mais curioso é que descobrir esse blog me fez resgatar minha história. Cresci ouvindo minha mãe comentar que em meados de 1979 (eu nasci em outubro de 1977), ela viu uma reportagem na revista "Pais e Filhos" que falava sobre um método para desenvolver a memória dos filhos e ensiná-los a ler (ela não sabia o nome do método, só repetia que cortava cartolinas e escrevia os nomes em vermelhos, e com 01 ano e 07 meses eu era capaz de reconhecer mais de 50 palavras)...ela sempre insistia para que outras pessoas fizessem isso com seus bebês desde aquela época até os dias atuais ( falando com minhas tias, depois minha cunhada, minhas primas, etc), mas ninguém deu muita bola para ela ao longo dos anos. Isso até agora, quando eu, aos 34 anos, decidi engravidar e comecei a pesquisar sobre maternidade, criação de bebês e afins...foi então que me deparei com esse blog abençoado e vi o quanto minha mãe foi audaciosa, rompeu barreiras e seguiu acreditando mesmo sob críticas, se dedicando a mim com empenho diferenciado especialmente na minha 1a infância, o que fortaleceu minha autoestima e foi fundamental para o meu desenvolvimento.

    Aos 5 anos eu já lia de forma fluente textos extensos sem gaguejar e ela me matriculou na 1a série(as pessoas faziam medo à minha mãe, dizendo que "eu ia cansar", muitos pedagogos não aceitaram porque diziam que eu deveria acompanhar a idade correta, mas minha mãe sempre retrucou: "idade cronológica ou mental?" ...enfim, nem vou entrar no mérito dessa discussão sobre idade/série...mas o fato é que ela bancou essa decisão sozinha_meu pai morreu quando ela estava grávida), acompanhou de forma regular meus estudos, fortaleceu minha identidade e me fez consciente do meu potencial...e a coisa fluiu.

    Sempre gostei de ler, não tenho problema de falar em público (que é um temor comum a muitas pessoas), fui boa aluna ao longo dos anos, aos 16 anos eu entrei na Universidade Federal do Piauí, hoje sou médica, professora da Universidade Federal do Ceará, prestes a ser mãe (se assim meu bom Deus permitir), muito grata pela dedicação que minha mãe teve a mim, e disposta a continuar essa história com meu (minha) bebê.

    Qdo vi a reportagem no blog, mostrei a ela que tinha encontrado o "tal método que ela tanta falava" e que se chamava Doman. Ela ficou emocionada ao ver as matérias aqui e mais ainda quando eu disse: "meu (minha) filho (a) vai usar os cartõezinhos que a senhora vai me ajudar a fazer, mãe".

    Desculpa o post extenso (quase um tratado hehe), mas queria deixar registrada aqui essa história e incentivar as mães a fazerem isso com seus bebês, pq realmente pode fazer uma diferença incrível.

    Agradeço a criadora do blog por essa iniciativa maravilhosa, por sua generosidade em compartilhar conhecimentos e experiências. Sem dúvidas, serei frequentadora assídua e beberei muito nas fontes enriquecedoras que encontrei por aqui.
    Sinceramente,
    Sionara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sionara

      Que testemunho valioso! Da maior importância. Olhe, vamos manter contato. Se possível, envie um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu te enviarei mais algumas informações sobre método Doman.

      Abraços

      Excluir
  115. Oi, Ana Júlia!

    Obrigada por seu pronto retorno e disponibilidade em ajudar. Acabei de mandar um e-mail para vc.

    Bjos,
    Sionara

    ResponderExcluir
  116. Olá Ana Julia adorei o blog,achei incrivel esse metodo,gostaria muito de usar com minha filha,ela tem 1 ano e 1 mês fala poucas palavras papai,mamae nenem,mas percebo que tem muita vontade de aprender,mas n sei se consigo usar pois ela está ficando na creche,das 7:40 as 16:00 hs,e no proximo mês voltarei a trabalhar,estou triste pq deveria ter conhecido este metodo antes,buáaaa

    ResponderExcluir
  117. Olá, Vi

    Que bom que gostou do método. Sua filha está na idade perfeita para iniciar. Quanto ao fato de ela ficar na creche, não impede de você fazer o método, não. Tenho um amigo que só mostrava um grupo de palavras 3 x ao dia às filhas, que também ficavam na creche, e os pais trabalhavam fora. E elas aprenderam a ler. Demorou mais que o habitual, mas aprenderam a ler por volta dos 3 anos de idade.
    Se puderes, manda um email para ensineseubebe@gmail.com , que eu quero te enviar algumas informações sobre o método.

    Abraços

    ResponderExcluir
  118. Ola Júlia, eu aqui mais uma vez rs. Comecei a aplicar o método com o Pedro há 5 dias(ele fará 5 meses semana q vem), mas eu tinha começado errado, repetindo várias vezes o mesmo grupo de 5 palavras nesses 5 dias. Agora q consegui encontrar num sebo o livro "Como multiplicar a inteligência do seu filho" e percebi várias falhas quanto ao tamanho do papel (tbm estava usando sulfite) e escrevi as palavras com tinta guache e um pincel n°12 pra as letras ficarem grossas. Quero recomeçar. Devo usar essas 5 palavras com as quais comecei (Pedro, mamãe, papai, teatro e vovozinha) ou já recomeço com outras?

    Vc tem indicação de onde posso encontrar material para ensinar uma segunda língua? posso tbm usar o MD ou é melhor eu colocá-lo apenas para ouvir CD´s em inglês?

    Parabéns pelo brilhante trabalho. Amo esse blog!

    ResponderExcluir
  119. Existe um tempo proposto para cada "nível de processo de leitura"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcus

      Na verdade, existe mais uma idade proposta: quanto mais nova a criança, mais dificuldade terá nas últimas etapas (sentenças, livros). Assim, por exemplo, com um bebê de até um ano trabalhamos somente palavras e pares de palavras. Passada esta fase, avançamos para cada nível, conforme o progresso e facilidade da criança.

      Abraços

      Excluir
  120. A propósito. Quero ELOGIAR sua disposição em dividir estes modelos de ensino. Parabéns pelo seu Blog e por sua iniciativa. Que Deus lhe abençôe.

    ResponderExcluir
  121. Oi Júlia, meu nome é Dênis, tenho muitas dúvidas. Sou pai de um casal de gêmeos, Antônio e Júlia, eles têm 2 anos e 9 mêses. Li o livro, mas tenho dificuldades a ensiná-los a ler, pois eu e minha esposa trabalhamos e eles ficam na escolinha por 12 horas :(, e quando chegam à noite querem bricar comigo então consigo passar apenas uma vez um jogo de 5 palavras. Eles já reconhecem o próprio nome e a palavra Xuxa :), por outras não demonstram interesse. Temos apenas os finais de semana para realmente curtir. Gostaria de saber se há como adequar melhor o método para o meu tempo (eles dormem às 20h30min). E com qual material posso introduzir matemática e conhecimentos gerais nas brincadeiras que faço com eles? Eles perdem a atenção rápido por serem dois, sempre um deles acaba ficando desatento, mesmo assim eu continuo mostrando as palavras para o outro que tiver dando atenção. E o método Kumon vc recomenda? Parabéns pelo blog é ótimo.
    Meu email é denisgomes99@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dênis. Já, já te mando um email, OK? Abraços.

      Excluir
  122. Bom dia Ana Julia, meu nome Sirlan. Conheci seu blog a pouco e simplismente achei muito rico em informações para as mamães. Parabéns pela iniciativa e pela dedicação. Foi através dele que conheci o método Doman. Bom, fiz um grupo de palavras para ensinar a minha filha que está com 1 e 1 mês, mas estou um pouco desanimada porque tenho tentado aplicar, porém ela parece não entender ainda. Fica brincando com outros brinquedos, pega a ficha da minha mão e sai, fico meia hora sentada no chão tentando. Mal comecei e estou quase desistindo, penso em começar mais tarde. O que vc me fala? No início é assim mesmo? Parece desinteresse. Poucas vezes senta também no chão para olhar a palavra. Canto com ela, ensino partes do corpo para ela, uso outros meios como os próprios brinquedos dela para ensinar o nome do objeto e ela até aprende, porém parece que com as fichas no momento não atrai tanta atenção dela. Com sua rica experiência, gostaria que me sugerisse uma outra alternativa. Desde já, agradeço e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sirlan, por favor, envie um email para ensineseubebe@gmai.com , para trocarmos uma idéia sobre este assunto. Abraço.

      Excluir
    2. Olá Ana Júlia, ontem enviei o email. Você recebeu?
      Abraços.

      Excluir
  123. Olá Ana Julia, já enviei o email 2 vezes. Vc recebeu?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, amiguinha, não recebi, mas também, pudera: escrevi meu email errado. Aqui vai, corrigido: ensineseubebe@gmail.com

      Se você não se importar de enviar novamente, agradeço.

      Desculpe o transtorno.

      Excluir
  124. olá meu nome é cícera e tenho uma filha de 2 anos quero saber se ainda há tempo de aplicar esse metodo ou se existe outro metodo para idade dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cícera

      É claro que ainda dá tempo. Mas com a criança de 2 anos é preciso uma abordagem diferente, mais divertida.
      A Luciana começou a ensinar o filho de 3 anos. Hoje, aos 4 ele já lê bem. Veja o que ela fez aqui neste post:

      http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com.br/2012/02/o-primeiro-livro-3-6-anos-cabe-na-mala.html

      Visite também a comunidade COMO ENSINAR SEU BEBE A LER, nO Orkut.

      Beijos

      Excluir
  125. olá meu nome é Tamara, tenho uma filha de 2 anos e 5 meses, introduzi o método ontem, e fiquei muito satisfeita e SURPRESA, escrevi as palavras que ela escolheu, vendo as imagens de um livro infantil, vaca, boi, pato, cão e Alice (o nome dela), passei as palavras por 3 vezes e ela foi repetindo comigo, na quarta vez tirei as palavras de ordem, perguntei a ela o que estava escrito e para a minha surpresa ela acertou todas, então acresci mais 2 palavras mãe e pai, ela rapidamente aprendeu essas também, fiz uma especie de gincana com ela, para despertar o gostinho pela coisa rs, com desenhos e fotos das palavras escolhidas, com direito até a apito e buzina quando acertava, hoje pela manhã ela ja acordou falando das palavras dela, pegou as fichas e comeu a falar as palavras escritas sozinha, realmente esse post me ajudou muito, ja que não tinha conhecimento desse metodo, espero que outras mãe fiquem tão satisfeitas e babonas como eu !!!

    ResponderExcluir
  126. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  127. eu queria mais detalhes sobre o método e também como evoluir com ele para as etapas seguintes, meu e-mail é tamara.l@madeclass.com.br poderia me ajudar???

    ResponderExcluir
  128. Olá, tenho um menininho muito fofo de 1 ano e 4 meses e gostaria demais de começar a aplicar o método GD, mas para isso queria saber de mais detalhes sobre o método e também como evoluir ao longo das etapas seguintes. Desde já agredeço imensamente. Meu e-mail é cristiane.pastana@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Oi.. vc sabe onde posso encontrar o livro "Como ensinar seu bebê a ler"? não estou achando..... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joy

      O livro está em falta, mas você pode baixar os 3 capítulos mais importantes aqui:

      http://www.4shared.com/rar/1_C-JQau/Como_ensinar_seu_beb_a_ler_-_G.html

      Bjs.

      Excluir
  130. Boa Noite !!
    Tenho uma bebê de 1 ano e 6 meses e gostaria de aplicar o método Doman com ela.
    Consegui os livros "Como multiplicar a inteligência do seu bebê" ed. 95 e "Como ensinar seu bebê a ler" ed. 90.
    Notei que você desaconselha o uso dos livros com edição anterior a 94, há muitas diferenças??
    Já li os dois livros 2 vezes, mas ainda tenho dúvidas.
    Ela vai para a escolinha às 9h e volta às 18h. Eu estava querendo usar 2 jogos 2x por dia. Será que daria certo?
    Meu tempo só dá para mostrar 4x por dia. Outra maneira seria mostrar 3x um jogo e 1x o outro, e no outro dia mostrá-lo mais 2x. Espero que eu tenha sido clara ! hehehehehehe
    Outra dúvida que tive é como iniciar o processo. Uso 1 jogo de 5 palavras no primeiro dia e no segundo dia coloco mais 1 jogo de 5 palavras..; fico mostrando o mesmo jogo por 5 dias até começar a substituir as palavras???
    Gostaria de uma opinião sua !
    Caso queira entrar em contato, meu e-mail é danda.gr@gmail.com
    Aguardo ansiosamente sua resposta !!

    ResponderExcluir
  131. Amiguinha, dá certo, sim, mas demora mais até a criança aprender a ler. Tenho um casal de amigos na mesma situação sua, e eles mostravam apenas um jogo por dia. Era o que dava. Quando iniciaram o programa, as filhas tinham 8 meses, e tornaram-se leitoras independentes aos 3 anos de idade. Demorou, porque era só um jogo por dia, mas deu certo.

    Olhe, não se preocupe em seguir tudinho à risca, não. Sinta-se livre para fazer mudanças. Na idade, da sua bebê [e importante tornar o processo numa brincadeira.

    Acho que você vai gostar de conhecer a comunidade COMO ENSINAR SEU BEBÊ A LER, no Orkut. Vale a pena, tem muita riqueza de informações. Ah, e não deixe de ler aqui no blog os outros tópicos sobre método Doman.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  132. gostaria de saber como compro o livro COMO ENSINAR SEU BEBÊ A LER, pois não encontrei em nenhum lugar.
    Te agradeço, Angélica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o livro está esgotado, mas vc pode fazer o download dos 3 capítulos mais importantes aqui:

      http://www.4shared.com/rar/1_C-JQau/Como_ensinar_seu_beb_a_ler_-_G.html

      Excluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Gente, consegui o livro numa biblioteca aqui. O único problema é que a edição é de 1984, mas foi a única coisa que consegui... Recorri a tudo, escolas que usam o método, pessoas na internet, saí pedindo clemência e xerox pra todo mundo que pude, mas não tive sucesso. Vou tirar xerox dessa edição mesmo, quem quiser entra em contato comigo que tiro cópias e mando. Meu filho tem síndrome de down e estou mto feliz por poder começar a usar o método com ele e poder dar a ele uma chance de ter uma vida autônoma e feliz! Enfim, quem eu puder ajudar, estou à disposição. Meu email: marina.tofoli@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. Puxa, Marina obrigada por compartilhar! Muitas pessoas aplicaram o método usando essa edição de 84.

    ResponderExcluir
  136. Querida Ana estou com umas dúvidas e queria saber se estou fazendo o certo? ontei 3 jogos de palavras e fiz 1 jogo por 3x no 1ºdia, no 2º dia acrescentei 1 jogo diferente e fiz o 1° e o 2º 3x cada, e no 3º dia acrescentei mais 1 jogo aos outros dois e fiz 3x cada...só q o método fala q temos q trocar as palavras q já foram dadas por 5 dias, por outras novas, vc pode me explicar de maneira mais prática, por favor...caso fique difícil por aqui, o meu e-mail é angelbenites@bolcom.br...te aguardo, obrigada pelo blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
  137. Fiquei confusa pois na pag. 135 ele fala q o programa DIÁRIO é composto por 5 jogos de palavras...quer dizer q cada dia eu vou acrescentadndo mais 5 palavras até o quinto dia???

    ResponderExcluir
  138. O método de Glenn de Doman ("Como Ensinar seu Bebê a Ler") ajuda a desenvolver a concentração das crianças. Recomendado para todos os pais que desejam compartilhar bons momentos com os filhos. Informações sobre o método estão publicadas no blog bebegenio.com.br e recentemente foi lançado um curso sobre a aplicação da fase 1 do método (http://www.cursodamirela.com.br/catalog/info/id:126). Existem poucas escolas que aplicam o método, então os pais são os principais agentes para aplicação e disseminação do mesmo.

    ResponderExcluir
  139. Posso ensinar dois idiomas ao mesmo tempo? E se sim, como seria a conciliação dos dois no ensinamento? Agradeço se puder me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. A recomendação nesse caso, é usar cores diferentes para cada idioma. Exemplo: usa palavras vermelhas para o português e palavras azuis para o outro idioma. Não é uma regra, mas apenas uma sugestão. Outra sugestão é usar o turno da manhã para um idioma , e o turno da tarde para o outro. Mas se trabalhar os dois num só turno não tem problema nenhum, não.

      Excluir
    2. Muito obrigada por me responder. Ainda não tenho filhos pois tenho dificuldade em engravidar. Mas já tenho minha fertilização programada e adoro ler sobre qualquer assunto relacionado à estímulos para crianças. Como percebl que a parte que toma mais tempo é a confecção do material, eunquero fazer isso logo, antes de engravidar ou durante a gestação. Eu comprei o livro "Como ensinar seu bebê a ler". Ainda tenho algumaa dúvidas. Posso mandar pra você por e-mail?

      Excluir
    3. Pode mandar, sim. Meu email : ensineseubebe@gmail.com

      Excluir
  140. Olá Ana Júlia parabéns pelo blog . Tenho uma bebê de um ano e três meses e queria começar a ensina-la a ler com esse método , porem estou com muita dificuldade de encontrar os livros , você tem os livros ? se sim onde você comprou? eles são em português?, estou mandando até emails para livrarias e para a editora dos livros, percebi que vários pais tem a mesma dificuldade da minha porque será ? bjos adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, procure pelo grupo como ensinar seu bebê a ler, no Facebook. Lá tem o livro em português para baixar. Beijos.

      Excluir
  141. Oi Ana Julia ,tenho um filho com anos com PC o pediatra sempre me orientou a trabalhar com psicomotricidade , pode ajudar.Ele passou por varias cirurgias no intestino.

    ResponderExcluir
  142. Bom dia !! Que belo trabalho, você fez, quanto tempo investido no blog e como você é cuidadosa ao orientar, a fazermos o método e termos tempo para nós mesmas, e com as crianças, e com a diversidade de informações, gostei também do texto : " padecer no paraíso", tenho uma curiosidade específica, no seu caso ao ensinar suas filhas a ler pelo método domman, como foi e se foi necessário ensinadas pelo método convencional ? Penso em ensinar meu filho de 2 anos e 1 mês, das duas formas .....mas você que já passou por todo o processo l, o que teria a me dizer hoje sobre todo esse tempo investido ? Quais as melhorias você faria, e quais você fez ? (Responder se quiser, desculpe pela intromissão) , mas depois de tanto tempo, você acha que suas filhas tem noção de tudo isso ? De como isso ? Ou para elas é tudo normal ? (Se tiver saco, e tempo para responder) faz de conta que está falando a com Julia do passado, para o presente ...kkkk obrigada meu nome é Vanessa Cunha

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails