3.27.2010

Como Ensinar Matemática (0 a 3 anos)


Imagem "How to teach Your Baby Math", DVD

Todas as criancinhas têm a habilidade de reconhecer quantidades instantaneamente. Se mostrarmos a um bebê um cartão com 100 bolinhas e outro com 99 bolinhas, ele saberá com precisão em qual dos cartões há mais bolinhas. Ele apenas não sabe o nome das quantidades. Acha impossível? Para a maioria dos adultos, talvez. Não para as criancinhas de até 3 anos. Pesquisas feitas pelos Institutos para a Realização do Potencial Humano, na Filadélfia, com milhares de criancinhas, constataram que elas têm a capacidade da Matemática instantânea. Alguns adultos conseguem preservar essa habilidade. É o caso, por exemplo, de pessoas que fazem cálculos mentais com números astronômicos.

O Método Doman propõe que ensinemos ás criancinhas os nomes das quantidades. O cérebro do bebê se encarregará do resto.

Se você acha que isso é conversa fiada, veja esse vídeo , em que um bebê de 1 ano e 4 meses reconhece quantidades.

E pode crer, qualquer criancinha é capaz de fazer o mesmo. O You Tube está cheio de vídeos de bebês reconhecendo quantidades. Seu filho é um gênio também, pode ter certeza!

Programa de Matemática
Material : 100 cartões brancos de 27cm x 27cm
Adesivos de bolinha vermelhos ( ou pincel atômico vermelho para fazer as bolinhas)

Em cada cartão coloque bolinhas representando quantidades ( no primeiro, uma bolinha;no seguinte, duas bolinhas, e assim por diante, até chegar às 100 bolinhas no último cartão). Se preferir, você pode fazer somente 50 cartões (quantidades de 1 a 50). No método Kumon, por exemplo, eles ensinam o reconhecimento de quantidades somente até o vinte.
E cá para nós, se seu filho souber reconhecer as quantidades de 1 a 20, instantaneamente, já será algo extraordinário. Portanto, se você não tem tempo para confeccionar 100 cartões, não se culpe.
Minha dica é que você não se atenha somente aos cartões, mas mostre grupos de objetos, no dia-a-dia, aproveitando cada oportunidade. Vá até a cozinha, e aponte para aquelas 6 laranjas que estão em cima da mesa, e diga: "seis", e assim por diante. Mas resista à tentação de perguntar ao seu filho "quantos têm aqui?", porque desse jeito, a graça da brincadeira se perde.

OBS: Você também pode usar o PowerPoint para fazer as bolinhas, e depois, imprimir. Outra opção é mostrar os pontos na própria tela do monitor.


As cinco etapas do programa de matemática

Nível 1 - Reconhecimento de quantidades
Nível 2 – Equações
Nível 3 - Resolução de problemas
Nível 4 – reconhecimento de numerais
Nível 5 – Equações com Numerais


Como Proceder nas sessões de Matemática

Use as mesmas técnicas usadas para ensinar leitura. Mas no caso da matemática, trabalhe com no máximo 2 jogos, cada jogo deverá ser composto de 5 cartões com pontos. Mostre-os 3 vezes ao dia, durante 5 dias. Depois, disso comece a substituir os cartões mostrados por novos.
Com um bebê novinho ( entre 3 e 5 meses) você pode fazer um único jogo com 10 cartões e mostra-los todos numa única sessão.

Veja um vídeo exemplificando uma sessão de matemática (nível 1) aqui.

Equações (nivel 2)

Cada sessão consistirá de 3 equações de soma ou menos, dependendo do seu bebê.
Você simplesmente mostrará os cartões com pontos , enquanto diz, dois mais três é igual a cinco. Nesse momento, não é preciso mostrar os sinais “+” ou “=”. Deixe para incluir os sinais bem adiante, quando seu filho tiver chegado a um nível mais avançado do programa.
Faça 3 sessões de equações por dia, mas lembre-se de mostrar equações novas a cada sessão. Isso significa que seu filho verá 9 equações diferentes diariamente.
Após uma semana trabalhando com soma, está na hora de passar para a subtração. Proceda da mesma maneira que para a soma. Idem para a multiplicação e a divisão.

Veja exemplos em vídeo:

Observação: Eu recomendo mostrar numa velocidade bem maior do que a mostrada nesses vídeos, principalmente com bebês entre 6 e 12 meses!

Para mais informações sobre esse assunto, recomendamos a leitura do livro "Como Ensinar Matemática a Seu Bebê", de Glenn Doman.

33 comentários:

  1. E para crianças de 3 anos qual o metodo mas eficas.

    ResponderExcluir
  2. Eu indicaria o método Montessori. Foi o que usei com minhas filhas.

    ResponderExcluir
  3. Ola Ana Julia, adorei o seu blog. Minha filha tem 10 meses e pretendo iniciar o ensino de matematica a ela. Posso seguir os passos descritos por ti no blog ou devo comprar o livro?

    Muito obrigada!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cris

    Na verdade, o livro traz mais detalhes. Mas eu acho mais interessante comprar o livro "Como Multiplicar a Inteligência do seu bebê", que traz o programa de Matemática, Leitura e outras informações.

    Como seu filho já tem 10 meses, é interessante usar também outras formas além de bolinhas. Leia este post, que também tem material para download (bolinhas):

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/08/metodo-doman-funciona-no-power-point.html

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada e continue dividindo conosco tantas informaçoes boas e importantes que você tem.

      Imagino que conversar pessoalmente contigo deve ser "papo sem fim" né?! De tanta coisa legal que vc deve ter para falar.

      Parabéns mais uma vez!
      Cristiane

      Excluir
  5. Ana, seu blog é simplesmente MARAVILHOSO!!!! Que bom que acabei de conhecê-lo!!Tenho uma filhinha de três anos e aproveitarei as dicas aqui postadas! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana Cris

    Que bom que gostou.
    Se sua filha já tem 3 anos, acho melhor utilizar método Montessori (Dê uma olhada no menu da barra lateral).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oii Ana Júlia!!adorei o blog e pretendo seguir as dicas com a minha filha, que tem 1 ano 1 1 mês....acredito muito no potencial dos bebês, só precisamos estimulá-los!Quero saber duas coisas: 1) só podem ser bolinhas vermelhas ou pode ser qualquer outra cor forte?? e 2) as bolinhas precisam ser sempre no mesmo lugar de uma folha para a outra?? Obrigada, virei fã!!! Mari

    ResponderExcluir
  8. Já pesquisei e vi que as bolinhas não precisam ser sempre no mesmo lugar, mas ainda estou em dúvida quanto as cores.....precisa mesmo ser vermelho? (é pq só tenho pincel atômico preto e laranja em casa, se puder ser, me facilita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser só vermelho, não. O importante é chamar a atenção. Aliás, não precisa ser só bolinha, não. Pode ser que nem no método Kumon, diversificando os objetos e repetindo as quantidades. Bjs.

      Excluir
    2. Ah, Mari, na idade da sua filha tem mais é que diversificar mesmo. Talvez ela canse de ver só bolinha... Faça joguinhos, brincadeiras. Enfim, torne o mais interessante. Pode mostrar no Powerpoint também. Dá até pra baixar aqui:

      http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/08/metodo-doman-funciona-no-power-point.html

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Ana, obrigada pelas respostas!!ainda não fiz as cartelas, mas já estou praticando com as coisas do dia a dia....venho te contar os resultados depois hehe beijão e parabéns pelo blog!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi,,Tenho um filho de 3 anos e tive de retira-lo da escola e gostaria de dicas como ensina-lo em casa, e tirar o medo que ele esta da escola , pq a prof brigava muito com ele...
    Preciso prepara-lo para o ano que vem,não ficar atrasado..
    obrigdo

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sheila!

    Tenho uma amiga cujo filho está vivendo exatamente a mesma situação. Ele também tem 3 anos e está traumatizado com a escolinha. Minha amiga também o retirou. Foi a melhor coisa que vocês duas fizeram.

    Mas e agora, o que fazer? Na escola a criança seguia um roteiro com atividades pedagógicas, tinha hora da historinha, exercícios de pré-escrita, etc. E agora?

    Primeiramente, você pode sim, ensinar até muito mais do que na escola. Por que? Porque em casa seu filho aprende com a melhor professora do mundo: a mãe. Está livre de ansiedade, medo,a insegurança de estar longe dos pais, etc.

    Então, minha sugestão seria fazer um pequeno investimento em brinquedos educativos, variados tipos de blocos de montar e encaixar, livros infantis, tintas, cola colorida, massinha de modelar, papel grande, giz de cera, tesourinha, cola glitter.

    Organize uma rotina. Escolha um ou alguns momentos do dia para fazer as atividades. Se ele não se interessar pela atividade proposta, sugira outra. Ou apresente 3 alternativas para que ele escolha.

    Sugiro essas atividades, para que seu filho tenha um aprendizado completo e preparatório para a futura vida escolar:

    1) Atividades psicomotoras (coordenação fina e grossa, lateralidade, equilíbrio, percepção tempo-espacial, etc);

    2) Atividades de vida prática (vestir-se, tirar o pó dos móveis, pôr os guardanapos na mesa, arrumar a própria cama, montar uma salada, conforme a idade da criança). Lembre-se, nesse momento, o importante não é a perfeição, mas o processo de execução da tarefa;

    3) Atividades criativas (desenhar, colorir, pintar uma cartolina, colar folhinhas num papel, fazer esculturinhas de massinha, etc).

    4)Atividades de raciocínio lógico-matemático (quebra-cabeças simples, de poucas peças, agrupar do maior para o menor, etc).

    Sepuder, me envie um email, que te mando algumas fotos de sugestões de atividades.Meu email: ensineseubebe@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Para bebes com 4 meses qual o melhor método?

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana Julia! Estou amando o seu blog.Parabéns e obrigada por dividir com todas nós! Ajuda muito muit mesmo!!! Tenho dívidas: Meu filho tem 1 ano e 3 meses. Pelo que vi vc sugeri o Power Point pra ele. O arquivo passa de 1 a 100 em 1 seg. cada slide. Devo mostrar assim mesmo. Quantos numeros por dia? O que devo fazer apenas mostrar e pronunciar os números? Estou um pouco confusa e não encontrei os livros que vc indicou ainda. Me dá um help?! Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Minha filha tem dois meses e não entendi muito bem o método do Glenn. Corrija-me se estiver errado, devo apresentar 5 palavras novas a cada dia? E então elas vão se acumulando com o passar dos dias, por exemplo, dia 1 - 5 palavras, dia 2- 10 palavras, dia 3 -15 palavras e assim sucessivamente, ? E sempre palavras diferentes? E cada grupo deve ser repetido 3x ao dia? Depois de repetir 15x as palavras devo substituir as palavras por outras? Posso ensinar o de matemática em paralelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José

      Você entendeu corretamente. Vai acrescentando um jogo por dia até atingir um limite de 5 jogos. Depois que cada palavra foi vista umas 15 vezes, devem ser aposentadas. Pode fazer o de Matemática em paralelo, sim. Estas são as recomendações do Doman, mas a verdade é que você não precisa seguir à risca, não. Muitos pais não seguem, fazem do seu próprio jeito, e dá certo, sim. Já vi mãe que só mostrava um jogo por dia, e as filhas aprenderam a ler. Levaram mais tempo, mas aprenderam.

      Bem, no caso da sua filhinha, que ainda tem só tem dois meses, se quiser mostrar os cartões de matemática a ela, faça as bolinhas na cor preta, que ela enxergará melhor.

      Ah, e não esqueça de visitar o grupo "Como Ensinar seu Bebê a Ler" no Facebook. Há muitas fotos, vídeos e material gratuito para baixar. Para participar, basta solicitar participação.

      Abraços

      Excluir
  15. Olá, sou Cris Sousa. Adorei esse site, eu tenho uma filhinha de 3 anos e 8 meses e gostaria muito de ensina-la matematica e a lê. Por fazor como devo faze, ela tb já está na escola e está aprendenco a fazer as vogais e reconhecendo e sabe contar a ter 10 mas não conhece todos os numeros.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Cris

      Não deixe de visitar o nosso grupo no Facebook, "Como Ensinar seu Bebê a Ler". Lá você encontrará os livros do método para baixar. Há também muitas fotos, vídeos e material gratuito para baixar. Para entrar, basta solicitar participação.

      Abraços

      Excluir
  16. Olá! Tenho uma netinha de 7 meses e quero iniciar o Programa de matemática - Nível 1, mas estou com uma dúvida. Entendi que devo iniciar com no máximo 2 jogos compostos de 5 cartões com pontos e mostrar ao bebê 3 vezes ao dia durante 5 dias.
    Dúvida: Quanto tempo a atividade deverá ser repetida por vez? Agradeço responder e Parabéns pelo blog.

    Abs,
    Jaqueline Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaqueline

      No total, a criança deverá ver cada cartão 3 x por dia. Ou seja, no fim de cinco dias, terá visto 15 vezes cada cartão. Mas pode começar só com um jogo, se quiser, vai depender da aceitação da netinha. Ou talvez você possa fazer jogos só com dois cartões, em vez de cinco. E por quê? Porque bebês de 7 meses já têm muita mobilidade, e às vezes não têm paciência para olhar um jogo com cinco cartões. Então é bom adaptar o programa ao gosto do bebê. Fique à vontade para fazer mudanças e adaptações. Se quiser conhecer mais sobre o método, pode visitar nosso grupo no Facebook : Como Ensinar Seu Bebê a Ler . Para entrar, basta solicitar participação. Lá tem muito material para baixar.

      Beijos

      Excluir
  17. Até que idade se recomenda ensinar a matemática pelo método Doman? Meu filho tem 1 ano e 9 meses e eu só atinei para certos estímulos há pouco meses. Não conhecia o Método Doman, mas estou lendo mais sobre o método de leitura apresentado aqui no seu blog. Eu já conhecia Montessori e procuro aplicar em alguns momentos. Mas são tantas informações e tanto o que se aprender (falo de mim também). Trabalho em casa desde que ele nasceu e prefiro me dedicar a ele antes de colocalo numa escolinha. Agora começamos com atividades diarias e quero estimula-lo mais.

    beijo2
    Nina e Theo
    www.maternizando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana. Acabei de descobrir seu blog e estou impressionada com o estudo apresentado. Meu filho completa amanhã 1 ano e 3 meses. Gostaria de mais detalhes sobre o processo. Sou eu quem fica com ele. Muito obrigada e parabéns por ensinar tanto em seu blog.
    Abraços,
    Eliana

    ResponderExcluir
  19. Olá Ana Júlia, tenho uma filha de 2 anos. Devo usar a princípio o método Doman ou o Montessori?
    abraços,
    Charles

    ResponderExcluir
  20. Poderia combinar os dois. Usar predominantemente o Montessori , que é mais lúdico e o Doman pode ficar só para complementar.

    ResponderExcluir
  21. Ana Julia, adorei o blog. Minha filha tem 25 dias e gostaria de iniciar os exercícios. Já é possvel? Posso, no lugar dos cartões, mostrar palavras e quantidades no computador? Obrigada, Christiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris

      Com recém-nascidos a abordagem é diferente: mostre cartões com bolinhas pretas sobre fundo branco, mas não mostre rápido, não. Dê tempo para que o bebê foque a imagem, anuncie a quantidade, e só então mude de cartão. Pode mostrar um jogo de dois cartões por dia.

      Excluir
  22. Olá Pfa.Júlia, meu nome é Nelson Higino, sou Fisioterapeuta, Docente da Uepa e Trabalho na Apae Belém, Trabalhei com o Método Doman alguns anos na Clinica IONPA, e lhe asseguro que a metodologia é muito interessante pp na área pedagógica enqto as Escolas se atualizam p trabalhar com crianças..uma dica:a cor vermelha nos cartazes é porque é a de melhor percepção para a criança..Parabéns pelo site!


    ResponderExcluir
  23. Olá. Entendi que nesse método para ensino da matemática, devem ser mostrados no início, dois jogos de cinco cartões. Mas qual o intervalo que devemos dar entre um jogo e outro? Parabéns pelo blog. Com certeza ajuda muitos pais a educarem crianças com um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  24. Tenho outra dúvida. Os cartões devem ser mostrados ao bebê sempre na mesma posição?

    ResponderExcluir
  25. Tenho outra dúvida. Os cartões devem ser mostrados ao bebê sempre na mesma posição?

    ResponderExcluir
  26. OI ANA JULIA ,HA 20 ANOS ATRAZ COMPREIVO LIVRO COMO ENSINAR SEU BEBE A LER DO MWMO AUTOR (GLEN D..)USEI COM MINHA SOBRINHA-NETA,.O RESULTADO FOI OTIMO ATE MESMO PARA VESTIBULAR,EM DIREITO E AS PROVAS DA OABA A QUAL ELA PASSOU ANTES MSMO DE PEGAR O DIPLOMA,AGORA NA FESTA DE FORMATURA,Q SERA EM BREVE.EMPRESTEI O MESMO ,MAS INVELIZMENTE NAO CONSEGUI O MESMO DE VOLTA,POIS ROUBARA DA PESSOA Q EMPRESTEI,NA POCA NAO CONSEGUI ACHAR O DE MATEMATICA,E HAVIA 1 ANO Q ESTAVA DESEMPREGADA.BOM AGORA TENHO UM NETO,NAO INICIEI LOGO AO NASCIMENTO DEVIDO A CHEGADA DELE QUE FOI IMENSO PRESENTE DE DEUS COM A CHEGADA DE PESSIMA NOTICIAS EM SAUDE(CANCER)NO CORRE E CORRE COM TRATAMENTO HOVIA TB O CORRE E CORRE COM PRE NATAL,PARTOE ETC,COM MINHA FILHA DESEMBREGADA E EU CONTINUAVA TB NA MESMA SITUAÇAO ,POIS NAO CONSEGUI ME RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO DEVIDO SURDEZ.COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL QUIMIOTERAPIAXRADIOTERAPIA ACABEI FICANDO COM SEGUELAS(MONOPARISIA DOS MEBROS)O LAUDO MEDICO FOI EU DA UMA MELHORADA,MAS NAO VOLTAR AO NORMAL,ME AGARREI A ESTA ESPERANÇAS.E INCRIVEL ACHEI VC AKI.DEI INICIO AO PROGRAMA INICIANDO COM LEITURAS,FIZ OS CARTOES DE MATEMETICA E DEI INICIO HOJE(LEVEI UMA SEMANA PARA FAZER OS INICIOS DE MATEMATICA UM MES PARA LEITURA.MINHAS MAOO NAO E COMO ANTES,MAS BEM DEVAGARINHO E UM TANTO SEM JEITO ESTOU CONSEGUINDO..ANA JULIA,POREM ESTOU UM TANTO CONFUSA ,MEMORIA NAO ANDA BEM.QUANTOS JOGOS POS DIA EH PORTUGUES ,E NA MATWMATICA QUANTO TEMPO TENHO Q MOSTRAR OS CARTOES (QUANTIDADES)E AS OUTRAS FASE...PODERA ME EXPLICAR..OLHA NAO SEI MECHER BEM NO CPU E SO CONSIGO DE ACHAR AKI ,MAS MEU E-MAIL E lucia2028@gmail.com.se puder me ensinar fico agradecida...desculpa me pelos erros,tb tenho visao pouca(retinopatia diabetica )..feliz ano novo pra vc e familia

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails