2.29.2012

Aniversário Montessori?

O sexto aniversário da minha filha mais velha foi comemorado à la Montessori.  Usamos diversos brinquedos de madeira como quebra-cabeças, jogos lógico-matemáticos, blocos de  montar e circuitos psicomotores. Também foram realizadas atividades de vida-prática, como por exemplo, permitir que as próprias crianças se servissem do suco, colocassem os pratinhos e os talheres na mesa, etc.


Foi simples, simples, simples. Não teve palhaço, animadores, nem  jogos eletrônicos.  Mesmo assim, ninguém sentiu falta.
Aquela foi uma festa diferente. Os bebês não choraram, as crianças não fizeram birras. Não houve aquela gritaria histérica das festas infantis. A única choradeira foi na hora de ir embora. Quem disse que a goratada queria ir pra casa?

Uma convidada, exclamou, do auge dos seus 4 anos : "Tia, essa foi a melhor festa de aniversário da minha vida!"


"As atividades sensório-motoras têm grande papel no aprendizado de uma criança. Quanto mais oportunidade tem a criança de alimentar o cérebro com estímulos sensórios, mais sua inteligência se desenvolverá" (Maria Montessori).


" A criança precisa de grande oportunidade de se mover, de explorar, de aprender através de cada sentido existente em seu corpo" (Maria Montessori).

Isto posto, dá pra entender porque o salão de festas ficou vazio, não é?


Quer saber mais sobre a filosofia Montessori?

http://naubrincandodeblog.blogspot.com/

http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com/

http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com/
Grupo no Facebook :
https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

36 comentários:

  1. Que festinha maravilhosa :)
    Essa independência que a criança tem de colocar as coisas na mesa de se servir fá-la sentir-se sem duvida mais capaz e confiante... nunca vi criança que não fique maravilhada com esta forma de ver o mundo... como eu sempre digo: pelos olhos dos pequeninos :)

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Genial!!!! Ainda não havia pensado nisso... As crianças devem ter amado mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Incrível, Júlia!!!

    Sentindo falta da farra das minhas festas de infância, já cultivo nos aniversários da minha pequena o máximo de simplicidade.
    Adorei saber que isso, além de fazê-la curtir ainda mais sua festinha, estimula seu aprendizado.

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Isis... eu também sinto falta das festinhas do meu tempo de criança. Eram ocasiões menos artificiais, mais espontâneas, sem aquela música barulhenta dos buffets infantis, nem o alarido irritante dos fliperamas. Ai que saudade

      Excluir
  4. Que festa incrível! Tenho certeza de que todas as crianças se divertiram e aprenderam muito!!!! Parabéns!
    Adoro acompanhar as dicas que vc dá aqui, mas nem sempre consigo comentar por conta do corre-corre!
    Oi Angi!
    Sabe que até hoje sinto dores nos ossos do quadril, por conta da gravidez?!?!?!? E olha que a Sophia já está com 1 ano e 1 mês!!!!
    Ah! Gostaria muito de contar com sua participação no novo concurso cultural do meu bloguinho:
    http://coisasdamaura.blogspot.com/2012/02/concurso-cultural-o-dono-da-lua.html
    Os prêmios serão 3 exemplares do livro infantil o "dono da lua", uma história sobre o misterioso desaparecimento da lua!
    Bjão!
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a sua filha,e a festa ficou linda!!:)

    ResponderExcluir
  6. E se não me engano, também havia uns módulos com livrinhos, não é?

    ResponderExcluir
  7. Adorei a idéia, parabéns!
    Hummm, vou pensar à respeito.
    Beijo,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esta idéia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. ...hj acordei pensando nesse método e vim correndo até aqui (depois de meses) em me conectar e me deparei com essa materia amei! Sou sua fa sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaci! Há quanto tempo, hein? Como está o seu filhinho? Já deve estar um homenzinho!

      Beijão

      Excluir
  10. Júlia! que ideia bacanérrima!!! É a sua cara, mesmo...

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante, vou ler mais sobre o assunto.
    Tem sorteio lá no blog com roupa fofas para crianças.
    Aparece lá.
    bjocas

    ResponderExcluir
  12. Oiiiiiiiiiiiiii Ana, pois é um tempao mesmo, tenho q me organizar melhor, nao sei como vc ta conta de tdo tao bem! rsrs Meu bebe agora com 15 meses, ta lindo! rsrsrsrs
    Obrigada pelo carinho.
    bjssssssssss até

    vou me aprofundar no assunto (Montessori) onde vi um trecho do filme biografico dela.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Aí na Alemanha há muitas publicações sobre o método Montessori. Aqui no blog também há um tópico sobre o assunto, no Menu à direita.

      Excluir
  14. Ola Ana Julia! Muito legal o fundamento da festa de aniversario. Acho que quanto mais simples e familiar, mais gostoso é e a criança aproveita muito mais. AH, ja estou levando para a impressão a bonequinha vintage que vc postou a pouco! Gostei ; ) Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ai Ana, me apaixonei!!! Tudo simples, lúdico e feliz! Sim, porque com um aniversário desses, não tem como não se divertir!!! Amei!!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei "me achando" que recebi uma visita tua.
    Adorei teu comentário, amo esse teu blog, aprendo muito aqui!
    Obrigada, e que festa bacana! Muito legal as crianças servirem suco e colocarem a mesa! Beijos

    ResponderExcluir
  17. OI Ana Julia,
    muito legal essa festa, divertida e sem barulheira para agitar e estressar a criançada.
    Gostei demais.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Preciso nem falar, né, amiga? Semrpe conectadas. RAfa faz aniversário agora no dia 27 e vou fazer umpic-nic, com cestinhas e suco pra eles mesmos se servirem, bolinho pra eles mesmos confeitarem, e aproveitando suas idéias, vou levar uns brinquedos e livrinhos pra um cantinho da brincadeira. O circuito psicomotor fica por conta dos próprios brinquedos do parque, hehe. Mas só senti falta de uma listinha com as atividades que vc selecionou para a festinha. Beijo grande!
    ps.: teu e-mail tá aqui, eu doida pra responder, mas menina, esses dias foi de tanta loucura que só hoje consegui sentar com calma no computador de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Lu. Depois, não esquece de postar as fotos do niver do Rafa. Quanto à lista das atividades, me deu preguiça de fazer.

      Besitos.

      Excluir
  19. O blog fez aniversário de 2 anos em março, né?
    MB

    ResponderExcluir
  20. Oi, querido. Sim, tens razão. Obrigada pela lembrança. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Ana, que BOM receber msg sua no meu blog!!!! Adorei essa ideia do aniversário Montessori, muito legal! Cadê vc no Facebook e no grupo de discussão? Sinto sua falta... Meu blog está, de fato, meio parado pq estou muito envolvida com o grupo do FB e com um novo blog 100% Montessori, pra vc em 1a mão, quase uma estréia aqui no seu blog: http://montessoriefamilia.blogspot.com.br/
    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Ana Júlia, que bom que vc gostou do meu novo blog!!! Sua opinião é super importante pra mim! Vamos divulgar SIM e vc vai poder postar link e tudo o mais no seu blog! Estou só esperando uma amiga do grupo virtual voltar de viagem pq a ideia é convidá-la para tb gerenciar o blog junto comigo. A idéia tb é pedir que outras pessoas como VOCÊ escrevam textos para o blog e divulguem tb os seus próprios blogs naquele espaço! Te dou notícias! Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Ah! Ana, ainda sinto sua falta no grupo do FB! Olha, as dicas que postei lá e lembrei de vc:

    Vale a pena ver todos os albuns dessa mãe montessoriana, mil dicas de atividades com as crianças: https://www.facebook.com/media/albums/?id=174614952594331

    Existem grupos de pais no exterior que se reunem para que os bebês façam brincadeiras sensoriais. Eles usam água, areia, tinta... Vejam aqui que interessante:
    http://www.growingajeweledrose.com/2012/02/our-first-group-sensory-play-date.html
    http://www.growingajeweledrose.com/2012/04/more-group-sensory-play-fun.html
    http://www.growingajeweledrose.com/2012/03/blacklight-themed-group-sensory-play.html

    ResponderExcluir
  24. Vou divulgar o grupo em suas postagens montessorianas, Ana Júlia, pode??? Pra quem quiser aprender mais sobre Montessori acesse o grupo do Facebook: "Montessori para Mamães" o link é: https://www.facebook.com/groups/131727546931915/

    ResponderExcluir
  25. Ana Julia faço parte do grupo que a Nádia passou o link, que tipo de lembrancinha vc fez?! como a idade dos meus convidadinhos são de 4 meses a 3 anos queria alguma coisas que tenham estimulos. Se puder me ajudar. Pros mais velhos vou dar corda de pular para as meninas, e para os meninos mini futebol de dedo, para os pequenos fiz cd com musicas instrumentais, um giz de cera grandão chamado (meu primeiro giz de cera) e gostaria de colocar mais coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna Claudia

      As lembrancinhas foram kits de colorir para os maiores, e para os bebês novinhos chocalhinhos transparentes com objetos cloridos dentro, feitos em casa mesmo.

      Outra sugestão para bebês é um livrinho de feltro (ou um mini painel de feltro cm figuras para grudar e desgrdar com velcro. Se quiseres, me envia um email, que te mando as fotos. Beijos.

      Excluir
    2. Meu email: ensineseubebe@gmail.com

      Excluir
  26. Ana, eu tb fiz um "aniversário montessoriano" no ano passado! Nada demais, apenas um "ambiente preparado" para as crianças circularem com autonomia, algumas brincadeiras sensoriais (água, areia, bolha de sabão, pintura, massa de modelar...) e muita diversão! Veja aqui: http://www.flickr.com/photos/naufestas/sets/72157629163332981/
    Descobri outras mães online fazendo o mesmo, aqui estão os links:
    http://www.bigmothernsbrasilia.com/2011/11/festa-diferente-festa-de-aniversario.html
    http://www.squidoo.com/montessori-happy-birthday
    E outros temas que tem tudo a ver com montessori tb:
    "Mister Maker" - http://parasempre-producoes.blogspot.com.br/2011/04/decoracao-infantil-tema-mister-maker.html
    Festa do Cientista (Google: "Mad Scientist") - http://edunloaded.com/family-milestones/mad-science-party/http://stylishchildrensparties.blogspot.com.br/2010/08/mad-scientist-birthday-party.html
    Festa do Livro (Google: "Book Party") Ah! essa eu ainda vou fazer!!! - http://ashleyannphotography.com/blog/2010/08/02/book-party-the-joyful-life-library/
    http://amelieshouse.blogspot.com.br/2011/02/book-party.html
    http://pinterest.com/search/?q=book+party
    http://callmebadger.blogspot.com.br/2011/05/bellas-book-party.html

    ResponderExcluir
  27. Eu estou começando a produzir festas e tenho uma equipe de recreação muito boa, sem gritaria, sem competição... Acho que vou incluir, nas próximas festas, uma "mesinha Montessori" para as crianças comerem. Pq esperar a pausa para o lanche? Amei a ideia. :)

    ResponderExcluir
  28. amei tudo!!! uma perguntinha: vc fez "ambientes" separados? ex.: espaço pra livrinhos, deixando as crianças sozinhas, sem "contador de historia", espaço para quebra-cabeça, espaço para bbs menores.... colocou algum cuidador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia

      Só hoje vi teu comentário.
      Bem, respondendo às suas perguntas, fiz ambientes separados, sim: tinha a área dos bebês (tatame) e tinha a área das crianças maiores ( mesinhas); espaço da leitura, quebra-cabeças de madeira, etc. Não teve cuidadores, não - as próprias mães é que cuidavam.

      Abraços

      Excluir

Related Posts with Thumbnails