11.18.2010

Como Estimular a Fala do Bebê - parte 1


 Nesta nova série, vamos abordar alguns exercícios que podem  ajudar na aquisição da fala. Todas as atividades serão embasadas na recente pesquisa científica, incluindo também algumas propostas de Glenn Doman.

A atividade abaixo foi retirada do livro 125 Brincadeiras para Estimular o Cérebro do seu Bebê, que, infelizmente, não é mais editado.

Formiga no Pé

  1. Cante ou recite os seguintes versinhos:
Fui ao mercado comprar café (limão/jerimum/giz)
E uma formiguinha subiu no meu pé, (mão, bumbum, nariz)
Eu sacudi, sacudi, sacudi,
E a formiguinha caiu aqui.

2. Toque o pé, mão, bumbum, nariz do bebê, ao dizer as palavras.
3. Depois repita com outros nomes.
4. Essa é uma experiência maravilhosa de linguagem.

O que diz a pesquisa cerebral

Uma criança com quem conversam com frequência e sensibilidade, tem maiores chances de desenvolver uma linguagem complexa mais cedo.
É de suma importância recitar versinhos, pois as rimas e repetições de palavras, bem como a musicalidade inerente aos versos, fazem com que o cérebro do bebê registre as informações linguísticas de modo privilegiado.



28 comentários:

  1. Então tó indo pelo caminho certo, canto musiquinhas e vou tocando ele, sinceramente não sei quem se diverte mais se sou Eu ou Ele!!! Criança é tudo de bom né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oi, estou adorando seu blog! Minha filha tem 5 anos e é autista, e ainda não desenvolveu a fala, vou usar sua dicas com ela. Obrigada e parabéns pelo trabalho lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Fabiana

    Lindo trabalho é o seu, dedicando-se tanto à sua filhinha.

    Depois, vou querer trocar umas idéias com você, certo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, consegui comprar o livro citado, 125 brincadeiras..., na livraria saraiva pela internet esse mês. Estou aguardando recebê-lo e creio que será muito proveitoso para mim e meu bebê. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha ouvido falar neste livro, até que minha irmã me deu de presente. Ela comprou na Saraiva também.
    Adorei seu blog. Já conhecia o método Doman, e por uma busca sobre ele que cheguei aqui, mas não conhecia muitas outras coisas sobre as quais você escreve.
    Meu bebê tem um mês e meio e pretendo começar o metodo doman de leitura daqui pra semana que vem.
    Pena que volto a trabalhar em Janeiro, não sei como vou fazer depois.
    Queria saber como você consegui trabalhar todas estas coisa com seus filhos!!

    Abraços, e Parábens!

    Mônica Sousa
    monilenas@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mônica!

    Que bom que gostou do blog!
    Não se preocupe com a volta ao trabalho. Eu conheço 2 famílias que conseguiram aplicar o método, mesmo trabalhando fora. Eles faziam apenas 3 sessões por dia (apenas um jogo de palavras). E as filhas deles aprenderam a ler! Uma das famílias começou quando as filhas estavam com 8 meses. As meninas se tornaram leitoras independentes aos 3 anos. Demorou, porque eles só faziam um jogo por dia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas dicas em relaçao a ensinar ao bebe outras linguas, sou brasileira casada com um italiano, estou gravida de 8 meses e meio e umas das minhas preculpaçoes era em que lingua falar com meu bebe e seus conselhos me ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  8. Oi, fiquei feliz! Não deixe de nos dar notícias.

    ResponderExcluir
  9. Amei o blog, ainda mais agora que começou as férias!
    Tenho 2 meninos 1 de 3 anos e outro de 4 meses, vou começar a aplicar as idéis que tu ensinas aqui!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. ADOREI SEU BLOG! PRARABENS! TENHO UMA DUVIDA, MINHA FILHA FEZ 7 MESES ESSA SEMANA, ANTES ELA BALBUCIAVA ALGUMAS SILABAS (DADADA, PAPAPA, BABABA), MAS AGORA ELA FICA GRITANDO PRA CHAMAR AS PESSOAS E QUANDO QUER ALGUMA COISA, E BALBUCIA MUITO POUCO. ISSO É PREOCUPANTE?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Thaiana

    O fato de sua filha estar gritando não me parece preocupante, não. Provavelmente ela já percebeu que o grito é mais eficaz para chamar a atenção, ou, talvez ela esteja encantada com essa nova possibilidade de produzir sons.

    Para conhecer melhor as fases da linguagem na criança, veja este vídeo da Dra. Cida Coelho, uma assumidade no assunto:

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2011/08/e-normal-uma-crianca-de-3-anos-nao.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é maravilhoso, estou encantada... parabéns... beijos Thais (www.asdeliciasdodudu.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Nossa estou sem palavras,o seu blog é espetacular...
    Eu trabalho com meu filho o método de Domann e ele tbm faz parte da equipe do verás, e estou impressionada com tanto conteúdo que vc tem a nos oferecer parabéns.
    Sei onde buscar informações quando precisar.Continue assim pois são pessoas como vs que nos fazem sentir especiais,Daniela e Lukas (SD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dani. Você já conhece o grupo "Como Ensinar Seu Bebê a Ler" , no Face? Não deixe de visitar, lá tem muito material para download. Aí vai o link: http://www.facebook.com/groups/324815924277042/

      Beijos

      Excluir
  14. Gostaria de saber se eu aplicar os metodos deste livro para meu filho de 3 anos vou ajudar ele a falar melhor, ele tem dificuldades na fala, na conversa.
    abs
    Adriana

    ResponderExcluir
  15. adorei suas dicas vou comecar a fazer com meu filho... obrigadinha.
    ana paula

    ResponderExcluir
  16. Estou maravilhada com o conteúdo do Blog
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. oi Ana, td bem? q ótimo encontrar seu blog... sou pedagoga por formação e mãe em tempo integral por opção rsrs... vou voltar mais vezes aqui pra aprender mais e mais...
    minha sobrinha tem 2 anos, baba mto e as vezes parece q não nos dá bola... eu e minha mãe nos preocupamos mas o pediatra falou pra minha irmã q é normal... ela nem balbuceia.... nem fala aquela pelengada q td bebe fala sabe! o q vc acha?
    Meu blog: Diário de uma Amadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora
      Só hoje vi seu comentário. Bem, sobre a sua sobrinha seria interessante fazer uma avaliação com fisioterapeuta pediátrica para checar o desenvolvimento psicomotor (tônus muscular, coordenação, equilíbrio, etc). Há muitos motivos que levam a um atraso na fala. Tônus muscular baixo é um deles, por isso é importante checar o tônus. Importante também verificar como está a integração sensorial. Problemas nessa área poderiam levar a criança, em alguns casos, a se desligar do ambiente em volta dela.

      Excluir
    2. Oi minha linda... q ótima notícias de conhecidencias eim! fiquei feliz... e vc tbm é adventista? Será q sua irmã estudou na msm época que eu? Na minha época tinham 4 mulheres fazendo teologia, a Marina, a Alcione, a Tati e a Suzana...
      Ahh um bebe novo, Deus abençoe... td de bom pra vc!

      Excluir
    3. aiii, esqueciii, obrigada por me responder!

      Excluir
  18. oie meu menino e prematuro extremo de 29 semanas ainda fala pouco nao junta frases tem atitutes de uma criança normal levei no otorrino deu uma neuropatia agora ver grau do comprometimento c o exame Bera a neuro pediu tb uma ressonancia por causa da prematuridade ficou internado por quase 5 meses estou agoniada doida pra ele falar logo na escolinha perceberam que ele n entede mt bem o que pedem pra fazer ,mt eletrico nao para quieto e nao concentra nas coisas.

    ResponderExcluir
  19. Ah hoje meu filho estar com 3 anos e 8 meses.Mt mt inteligente ja faz 2 fonos e T.O .Passou por avaliações por elas sendo avaliado desorganização pela prematuridade hoje ja esta bem melhor do que quando começou o tratamento.

    ResponderExcluir
  20. Este tipo de vídeo é bom para os bebes começarem a fazer sons. https://youtu.be/7_tw4Vh1QDY

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails