10.05.2010

Rivalidade entre Irmãos

Não há como eliminar completamente a competição entre irmãos, mas é possível atenuá-la bastante. O livro do dr. Brazelton, "Entendendo a Rivalidade entre Irmãos" traz muitas sugestões de como lidar com esse  problema universal. Aborda uma grande variedade de situações : irmãos gêmeos, volta da maternidade, irmão superdotado, irmão especial, irmão mais velho, do meio e caçula,  irmãos adotados, críticas e elogios, comparações, competitividade na escola, favoritismo, brigas, diferenças de sexo, e muito, muito mais.
Aqui em casa, a rivalidade é grande, pois filhos do mesmo sexo e  de idades próximas competem mais entre si. Apliquei algumas sugestões desde a fase pré-natal. O resultado é que a filha mais velha nunca teve ciúme da mais nova.
Livro obrigatório para quem tem mais de um filho.

2 comentários:

  1. Ola Ana, tem esse livro disponível na net para baixar, se sim, me manda o link, tenho gemeos e eles, mesmo novinhos já se batem, sei que as vezes é brincando ou descobrindo a força e as reações, mas quero saber e por em pratica os enisamentos o quanto antes.
    Grata
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari

      Talvez vc encontre para baixar em inglês. O título original é "Understanding sibling rivalry". Mas o livro só dedica 4 páginas sobre os gêmeos...

      Excluir

Related Posts with Thumbnails