9.05.2010

Ensinando Línguas Estrangeiras

 Aula de Chinês, unindo Método Natural e atividades  psicomotoras

Muitas pessoas me perguntam qual o melhor método de línguas estrangeiras para criancinhas.  Minha resposta é sempre a mesma: o melhor método é o mesmo que você usou para ensinar o português (seu idioma nativo) a seu filho. Claro que você nem precisou usar uma metodologia específica, mas, intuitivamente, você usou o que os linguistas chamam de "método natural", também chamado de "método de imersão linguística". Isso significa inserir a criança no universo   da língua estrangeira pretendida:

1) falar com seu filho nesse idioma ;
2) pôr gravações  (canções, historinhas) nesse idioma;
3) não dar ênfase a questões gramaticais;
4) não recorrer a traduções ( a não ser que seu filho demonstre frustração por não entender uma determinada palavra).

É o melhor método para se ensinar línguas estrangeiras a bebês, criancinhas, adolescentes e jovens adultos. Já reparou o caso do jovem que estudou inglês durante 4 anos, mas não fala com fluência nem segurança o idioma? Um belo dia, ele ganha uma bolsa de estudos, fica seis meses nos Estados Unidos, e volta falando que é uma beleza! E por quê? Porque ficou exposto à língua inglesa, sem ajuda de professor para ficar fazendo traduções. E aprendeu do mesmo jeito que os bebês aprendem sua língua materna. É isso que significa "imersão linguistica".

9 comentários:

  1. Oi A. Julia
    Te vizitando de novo !!!
    To ensinando ingles pro meu filho de 3 anos agora, as istórias em ingles são bem vindas no caso dele, com idade dele ainda da pra comprinder alguma coisa sem precisar de tradução.To usando o mesmo metodo que ensinei o português (Doman)vou ensinar essa semana verbos de ação e emoção devo traduzir.
    A so mas uma coisinha : vc tem algum arquivo do livro como tornar seu filho superior pra mim mandar, ja tenho três livros mas esse não encontrei...
    Desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paola

      Sobre a sua dúvida, não traduza os verbos, não. Melhor é representá-los, demonstrá-los.

      Infelizmente, não conheço nenhum arquivo, nem tenho o livro "como tornar superior...". O que eu tenho é o DVD "How to teach your bbaby to be physically superb", mas ele é todo em inglês e não tem legenda...

      beijos

      Excluir
  2. Com que idade devo começar a ensinar outra lingua ao meu filho? Atualmente ele está com 8 m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu filho está na idade perfeita: aos oito meses os bebês ainda podem distinguir com precisão todos os sons de todas as línguas. À medida que crescem, porém, perdem essa capacidade.

      Mas nesta fase, você pode colocar CDs de música e de historinhas no idioma pretendido, para ele ouvir. Se você fala um idioma estrangeiro, também pode se comunicar com ele neste idioma.

      Excluir
  3. Olá Ana Júlia, tudo bem?
    Estou morando nos EUA e tenho duas filhas pequenas (2 e 4 anos). Estamos aqui há 5 meses mas elas ainda não falam inglês. Elas não assistem muito desenho e vão apenas dois dias da semana pra escolinha comigo junto. Você acha que devo fazer alguma coisa pra ajudar ou deixo acontecer? Vc acha que devo falar inglês ou português com elas?

    ResponderExcluir
  4. Bom, acho indispensável falar em português com as meninas, mas acho válido falar em inglês também em determinados horários do dia (por exemplo péla parte da tarde). Dê uma olhadinha nos comentários dos leitores neste post
    http://ensineseubebe.blogspot.com.br/2010/03/como-ensinar-uma-lingua-estrangeira.html

    E não deixe de visitar o grupo "Como Ensinar Seu Bebê a Ler" no Facebook. Há muitas mães brasileiras, vivendo no estrangeiro, e que deram dicas preciosas sobre criar filhos bilingues. Lá, você também encontrará material interessante para baixar.

    Outro link interessante é o blog Filhos Bilígues

    http://filhos-bilingues.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Brigadão, Ana Júlia!!! Vou dar uma olhada em tudo que me mandou!!!

    ResponderExcluir
  6. Queria te perguntar mais sobre o método de Glenn Domain. Vc chegou a fazer algum curso no instituto ou conhece de experiência e leitura? Vc acha que funciona mesmo? Quando conheci esse método, achei muito interessante, mas aí me falaram que quando ensinamos a criança ler cedo demais,podemos prejudicar o seu interesse pelo estudo no futuro. Conheço muita gente que segue teorias bem opostas a ele, como waldorf, que diz que a criança deve aprender a ler somente depois dos 7 anos. O que vc acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, há um grupo maravilhoso no Facebook, chamado COMO ENSINAR SEU BEBÊ A LER. Para entrar, basta solicitar participação. Há muito material para baixar, vídeos, fotos e relatos de pais que aplicam o método Doman.

      Você vai adorar!

      Abraços

      Excluir

Related Posts with Thumbnails