8.01.2010

Como Fazer um Circuito de Psicomotricidade

Sabe aqueles circuitos caríssimos de psicomotricidade? Dá para reproduzir em casa! Esse da foto está a venda nas Americanas por R$2.645,00! É muito caro, considerando que só é feito de espuma e bagum (tecido impermeável)... O preço é surreal. Inconformada com esses valores, resolvi fazer meu próprio circuito psicomotor há um ano.
Se você não tiver muito apego aos seus móveis, também poderá fazer um . Pegue colchões, colchonetes, almofadas grandes e construa os mais variados percursos. Use a criatividade.
Claro que você também pode optar por comprar espuma (densidade 28), sobrepor pedaços, fazer degraus, rampas dos mais variados formatos e alturas, e revestir com bagum (tem em lojas que vendem plástico para cobrir mesa). Fica ótimo também. Sai muito mais em conta do que comprar pronto.

Circuito de Psicomotricidade "Caseiro"



O vídeo acima mostra o "mega circuitão", que é apenas uma dentre muitas possibilidades de circuito, e é mais adequado para criancinhas ou bebês que já saibam andar. Foram usadas apenas as almofadas do sofá. Uma almofada grande serviu de rampa, permitindo uma infinidade de exercícios, como subir e descer andando pela rampa, pular sobre a almofada, subir e descer arrastando, fazer de escorregador.

E para bebês que ainda não sabem andar
, há alternativas?

Sim, e são até mais fáceis de se fazer. Para um bebê que já engatinha, por exemplo, você pode dispor as almofadas no chão uma ao lado da outra, mas de maneira a criar altos e baixos, para seu neném exercitar. Certamente, isso desenvolverá bastante o equilíbrio dele, o que na prática, significa menos tombos... Crie circuitos seguros para seu filho.
Veja abaixo um vídeo maravilhoso para se inspirar. Muitos dos exercícios mostrados são recomendados por Glenn Doman no livro How Smart is Your Baby.

9 comentários:

  1. MUITISIISIMO OBRIGADA JULIA POR ESTE BLOG TAO ESPECIAL, UM PARAISO DE INFORMAÇOES , SOMOS SEU SEGUIDORES.

    PATRICIA, MAX E NOSSO BEBE DE OITO MESES THEO

    ResponderExcluir
  2. Patrícia

    Obrigada pelo carinho de vocês! Voltem sempre!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OI JULIA!
    SOU PEDAGOGA, E ACABO DE ASSUMIR O BERÇARIO DE UM CENTRO DE EDUC.INFANTIL MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE-MS, SUAS DICAS VÃO ME SER MUITO ÚTEIS, PARABÉNS E OBRIGADA!

    BJS. CLARICE

    ResponderExcluir
  4. Clarice,

    Que legal! Depois volte aqui, e conte como está sendo sua experiência no berçário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, tenho uma filha de 1 ano e 08 meses e procurando mais estratégias para o seu processo de letramento encontrei você. Obrigada pelas sugestões. Gostaria de saber onde posso encontrar o livro com a metodologia criada pelo Doman.Moro em Sergipe, sou Pedagoga e nunca ouvi falar desse método.Será que é porque trabalho com adultos e me afastei da educação infantil?

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida

    O método não é muito conhecido aqui no Brasil, não.

    O livro está esgotado, mas é possível encontrá-lo em sebos (www.estantevirtual.com.br).

    Apenas tenha cuidado para comprar edições mais novas (a partir de 1994).

    Não deixe de visitar os seguintes sites:

    http://www.bebegenio.com.br/

    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com

    Vale a pena também visitar a comunidade no ORKUT
    COMO ENSINAR SEU BEBE A LER.

    Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu adorei a sala de circuitos do segundo vídeo. Será que tem em algum lugar aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog, como criei um blog de ludoterapia infantil, pois sou psicóloga no Rio de Janeiro, trabalho com psicomotricidade também. Eu escrevi um post sobre a psicomotricidade e aproveitei e "colei" o vídeo do Gymboree, que é um sonho de circuito, quem dera eu pudesse ter um igual.Mas estou montando um circuito pequeno de psicomotricidade, e achei sua idéia muito legal. Se quiser conhecer meu trabalho visita o blog: ludoterapiainfantil.blogspot.com, obrigada. Selena Souza

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus Júlia que legal!!!! Amei tudo, e esse tunel do segundo vídeo? Vc sabe onde vende? Até deu vontade de brincar tbm rsrs
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails