Ao contrário do que muitos pais pensam, ensinar os nomes das cores é realmente muito fácil. Ás vezes ouvimos mães dizerem: "Meu filho tem 2 anos e meio e ainda não sabe as cores!" E começam a achar que o filho é lento para aprender...
O mais provável, porém, é que o problema esteja na metodologia usada pelos pais, que normalmente é ambígua e confusa. Vou dar um exemplo: O pai pega um coelhinho e diz: "Isso é verde!"
o bebê entende:
Em seguida mostra um elefante de madeira e diz: Amarelo!
o bebê entende:
Por fim mostra uma bola de madeira e diz: " Amarelo!"
Agora, o bebê percebe que amarelo NÃO É "elefante" e começa a cogitar queamarelo = madeira
Devido à inconstância do adulto, o bebê não percebe que os termos "amarelo" e "verde" referem-se às cores.
Na próxima postagem, vou falar mais sobre como ensinar "as cores" a bebês.
olá Julia!
ResponderExcluireu comecei ensinar mina filha de 1 ano e 3 meses assim:mostrava pra ela a bola e dizia bola amarela,bola azul e assim por diante,depois coloquei o som no power point e fiz a mesma coisa mostrava a imagem da bola e dizia bola amarela,está certo dizer bola amrela? ou deveria dizer só amarelo?já umas duas semanas e ela ainda não reconhece as cores da bolas quando está brincando no chão!me de umas dicas !!bjoss
Olá amiguinho(a),
ResponderExcluirEu não acho errado dizer "bola amarela", não. Mas com crianças pequenas, quanto mais simples os ensinamentos, melhor.
Experimente dizer só o nome da cor, usando objetos diferentes, mas da mesma cor. Mas não deixe de usar também a sua técnica de mostrar objetos iguais de cores diferentes.
De qualquer forma, lembre-se de que crianças bem novas não gostam muito de ser testadas. A minha dica é passar uns tempos ensinando sem expectativas de que ela acerte as cores, e sem ficar testando.
Passado este período, você faz um teste: mostra só duas cores, e pede que ela pegue o vermelho, por exemplo. Caso ela não acerte, não demonstre desapontamento. Diga apenas : "Esse é o amarelo, fofinha. Olha o vermelho aqui", mas num tom simpático.
Se ela perceber o mais leve desagrado na sua fisionomia, vai perder o interesse pela brincadeira.
Há uma brincadeira que você pode fazer: Despeje espuma de barbear em 3 pratinhos. No primeiro despeje gotinhas de corante azul (vende em supermercados, no departamento de confeitos de aniversário). Aí, você pede pra sua filha misturar com um pincel, ou colherinha. Pergunte, por exemplo: "Que cor será que vai aparecer? Olha, é o azul. Azul. Isso é azul, não, é?"
Depois, proceda da mesma forma com os pratinhos restantes, pingando corante vermelho e amarelo respectivamente.
Se ficar com medo que sua filha como a mistura, pode usar creme de chantilly, no lugar da espuma de barbear.
Mas, lembre-se, o principal é deixar de lado a ansiedade para que a criança mostre logo "resultados".
Depois me diga se funcionou ou não.
Beijos
meu bebê de 6 meses aprendeu cores em português e inglês vejam no link http://youtu.be/2pJMxcTGXTo
ResponderExcluirmeu bebê de 6 meses aprendeu cores em português e inglês vejam no link http://youtu.be/2pJMxcTGXTo
ResponderExcluirOlá Júlia meu filho vai fazer 6 anos e ainda não sabe as cores e nem os números
ResponderExcluirAprendeu as vogais ha pouco tempo
Já não sei o que fazer
Se poder me ajudar
Agradeço
Olá Júlia meu filho vai fazer 6 anos e ainda não sabe as cores e nem os números
ResponderExcluirAprendeu as vogais ha pouco tempo
Já não sei o que fazer
Se poder me ajudar
Agradeço
Minha filha tem 4 anos não sabe as cores ainda, tô cobrando ela demais e percebi que ela fica com medo de errar. Não sei mais o que fazer, você pode em ajudar? Será que minha filha é Disléxica?
ResponderExcluirMinha filha tem 4 anos não sabe as cores ainda, tô cobrando ela demais e percebi que ela fica com medo de errar. Não sei mais o que fazer, você pode em ajudar? Será que minha filha é Disléxica?
ResponderExcluirOlá,meu filho tem um ano e três meses. Ele ainda não sabe falar. Será que eu devo ensinar mesmo assim o nome das cores? Amei suas dicas.
ResponderExcluir